Índice geral do blog Raider Daze

Nesta página, você confere relações completas das postagens mais importantes do blog Raider Daze, separadas em quatro categorias. Para as postagens contemplando os jogos e filmes oficiais, decidi organizá-las em ordem de lançamento, assim essas listagens também servem como referência para aqueles que, como eu, querem mais e mais Tomb Raider...



TOMB RAIDER

Lara Croft é contratada pela empresária Jacqueline Natla para localizar um antigo artefato, conhecido como Scion, em uma tumba no Peru. Título conhecido informalmente como "Atlantean Scion". (Core Design, 1996).

Marcador: TR1


TOMB RAIDER II: STARRING LARA CROFT

Em sua segunda aventura, Lara Croft parte para a Muralha da China em busca de uma adaga mística capaz de conceder o poder do dragão a seu portador. Ela descobre que não está sozinha nessa empreitada e logo cruza caminhos com a máfia italiana. Título conhecido informalmente como "Dagger of Xian". (Core Design, 1997).

Marcador: TR2


TOMB RAIDER GOLD: UNFINISHED BUSINESS

Neste pacote de expansão para TR1, Lara retorna ao Egito e Atlântida para encerrar tarefas inacabadas, incluindo uma incubadora que deve ser destruída antes que o exército de Natla continue a se proliferar. (Eidos Interactive, 1998).

Marcador: TRUB


TOMB RAIDER III: THE ADVENTURES OF LARA CROFT

Após resgatar um artefato em um templo na Índia, Lara encontra um pesquisador que revela a existência de outros três artefatos com a mesma origem: um meteorito que caiu na Terra milhares de anos atrás. (Core Design, 1998).

Marcador: TR3


TOMB RAIDER II GOLD: THE GOLDEN MASK

Apesar de ser um pacote de expansão para TR2, trata-se de uma aventura independente do jogo base. Lara explora bases militares abandonadas no Alasca, em busca de uma máscara dourada com o suposto poder de reanimar os mortos. (Eidos Interactive, 1999).

Marcador: TR2GM


TOMB RAIDER: THE LAST REVELATION

Em uma rotineira expedição no Egito, Lara remove o Amuleto de Hórus da Tumba de Seth e inadvertidamente o liberta de sua prisão eterna. Em uma corrida contra o tempo, Lara deve encontrar a armadura de Hórus para que o deus do caos seja confinado novamente. (Core Design, 1999).

Marcador: TR4


TOMB RAIDER: THE TIMES EXCLUSIVE

Paralelamente ao lançamento de TR4, o jornal britânico The Times publicou um caderno especial dedicado à Lara Croft munido de um disco contendo este nível bônus, que celebra o aniversário da descoberta real da tumba do rei Tutancâmon. (Core Design, 1999).

Marcador: TR4TE


TOMB RAIDER: THE LOST ARTIFACT

Tomando o final de TR3 como ponto de partida, neste pacote de expansão Lara segue um telegrama que encontra no corpo do cientista Willard. A mensagem afirma que um quinto artefato forjado a partir do mesmo meteorito havia sido localizado... (Eidos Interactive, 2000).

Marcador: TR3LA


TOMB RAIDER

A estreia da franquia em consoles portáteis é informalmente chamada de "The Nightmare Stone" para evitar confusões com o jogo de 1996. No Peru, caçadores de tesouro estão em busca de um cristal que hospeda o espírito do ditador Quaxet, e cabe à Lara impedir que ele seja liberado. (Core Design, 2000).


TOMB RAIDER: CHRONICLES

Após os eventos transcorridos em TR4, Lara Croft é dada como morta e amigos próximos se reúnem em sua mansão para relembrar algumas de suas expedições. (Core Design, 2000).

Marcador: TR5


TOMB RAIDER LEVEL EDITOR

Ferramenta inclusa nas versões para computador de TR5, permite que fãs desenvolvam seus próprios níveis usando a engine de TR4. A comunidade permanece ativa até hoje, com mais de 3000 níveis publicados e disponíveis gratuitamente na internet. (Core Design, 2000).

Marcador: TRLE


TOMB RAIDER: CURSE OF THE SWORD

Em sua segunda aventura nos consoles portáteis, Lara é ferida por uma espada e amaldiçoada a ser a próxima hospedeira de Madame Pauveaux, a rainha do vudu. Ela deve encontrar e destruir a espada para reverter a maldição antes que seja tarde demais. (Core Design, 2001).


TOMB RAIDER: THE PROPHECY

Neste jogo de perspectiva isométrica para portáteis, Lara decifra o Tomo de Ezekiel e parte para Suécia atrás de artefatos que revelariam a "magia real". Ezekiel também havia profetizado o apocalipse, e naturalmente uma seita está interessada em usar os artefatos para esse fim. (Ubisoft Entertainment Milan, 2002).


TOMB RAIDER: APOCALYPSE

Lançado para canais interativos da Sky Digital na Irlanda e Inglaterra, trata-se de um jogo de progressão lateral com aspecto similar ao Prince of Persia original. Pouco difundido devido às restrições de plataforma e região, era composto por quatro episódios: The Eye of Osiris, The Shadow Falls, The Last Midnight e Temple of Anubis. (Minds Eye Productions, 2002).


TOMB RAIDER: THE ANGEL OF DARKNESS

Lara se torna a principal suspeita de ser uma serial killer na Europa após ser vista saindo do apartamento de Werner Von Croy, uma das vítimas. Ela precisa descobrir a verdade por trás de uma série de Pinturas Obscuras para chegar ao verdadeiro assassino, bem como desmantelar seus planos no processo. Foi relançado como um DVD interativo sob o título The Action Adventure, em 2006. (Core Design, 2003).

Marcador: TR6


TOMB RAIDER: THE OSIRIS CODEX

Um contratante anônimo pede para que Lara resgate o místico Códice de Osíris de tumbas recentemente descobertas no Egito. O artefato é um dos registros mais antigos de alquimia e pode estar ligado à imortalidade, de uma forma ou outra. É o primeiro jogo de uma trilogia de jogos 2D desenvolvidos em Java para celulares. (Iomo Games, 2003).


TOMB RAIDER: QUEST FOR CINNABAR

Imediatamente após The Osiris Codex, Lara recebe uma nova missão: encontrar no Tibet uma rara substância usada em rituais da vida. Lara suspeita que a substância seja a fundação da lenda dos habitantes imortais de Shangri-La. Segunda parte de uma trilogia de jogos 2D em Java para celulares. (Iomo Games, 2004).


TOMB RAIDER: ELIXIR OF LIFE

Os artefatos resgatados nos dois jogos anteriores poderiam ser usados para formular o místico Elixir da Vida. Lara decide enfrentar pessoalmente seu misterioso contratante, um bilionário recluso em um castelo escocês, e descobrir a verdade. Encerramento da trilogia de jogos 2D em Java para celulares. (Iomo Games, 2004).


LARA CROFT: TOMB RAIDER VIDEO SLOTS

Tecnicamente, não é um jogo mas sim um cassino virtual que usa elementos visuais de Angel of Darkness. Caso tenha curiosidade, um dos vídeos mais antigos em meu canal no YouTube é justamente a animação de introdução deste produto. (Microgaming, 2004).


TOMB RAIDER: THE RECKONING

Outra aventura de Lara Croft para canais de televisão interativa, porém desta vez restrita ao Canadá. A julgar pelas pouquíssimas imagens existentes na internet, não possui nada em comum com Apocalypse. (Waterfront, 2005).


TOMB RAIDER: LEGEND

Lara Croft recebe uma repaginada e parte em busca de antigos artefatos ligados ao desaparecimento de sua mãe. Os sítios arqueológicos trazem temas em comum com a lenda do rei Arthur e sua espada, Excalibur. (Crystal Dynamics, 2006).

Marcador: TRL


TOMB RAIDER: LEGEND

O sétimo título da série recebeu adaptações para os portáteis da Nintendo. A versão para Gameboy Advance é em 2D, enquanto a de Nintendo DS é um híbrido em 2.5D. Apesar de possuirem alguns atrativos próprios, as duas conversões deixam a desejar e não atingem o mesmo nível de qualidade dos títulos lançados para Gameboy anteriormente. (Human Soft, 2006).


TOMB RAIDER: LEGEND

E, obviamente, Legend também recebeu títulos para dispositivos móveis. Com gráficos e mecânicas em 3D, era um título ambicioso demais para a época, exigindo celulares de ponta de linha, o quê, por consequência, acabou resultando numa baixa difusão. (Fathammer, 2006).


TOMB RAIDER: PUZZLE PARADOX

Do mesmo estúdio responsável pela primeira trilogia para celulares, Puzzle Paradox traz uma série de minigames entrelaçados com uma versão simplificada da história de Legend. (Iomo Games, 2006)


LARA CROFT'S POKER PARTY

Um jogo de pôquer para celulares. Apesar de carregar o nome de Lara Croft no título, sua relevância em jogo é tão simbólica quanto a dos demais personagens participantes, de outras franquias da Eidos como Hitman e Legacy of Kain. (Morpheme, 2006).


TOMB RAIDER: ANNIVERSARY

Usando as mecânicas de jogo de Legend, trata-se de uma reconstrução integral de TR1. A história foi alterada para se adaptar à nova continuidade, mas novamente coloca Lara no percalço de Atlântida sob contrato de uma misteriosa executiva chamada Jacqueline Natla. (Crystal Dynamics, 2007).

Marcador: TRA


TOMB RAIDER: ANNIVERSARY

Lara Croft retorna aos jogos em Java para celulares mais simples em um caso curioso. O título sugere uma adaptação de Anniversary, mas, na verdade, é uma coletânea de diferentes níveis da trilogia Java lançada pela Iomo Games anteriormente. As fases receberam novos visuais, mas a jogabilidade se manteve inalterada. (FinBlade, 2007).


TOMB RAIDER: UNDERWORLD

Capítulo final da trilogia iniciada em Legend, Lara precisa encontrar a Mjolnir para entrar no submundo nórdico. Inicialmente anunciado somente para a então nova geração, recebeu versões mais modestas desenvolvidas pela Buzz Monkey para Wii e Playstation 2. (Crystal Dynamics, 2008).

Marcador: TRU


TOMB RAIDER: UNDERWORLD

Underworld chega ao Nintendo DS através de uma excelente adaptação para um jogo de progressão lateral em 2D. Apesar de seguir o mesmo roteiro, é um jogo bem diferente e as mudanças tornam essa versão um complemento ideal para a versão principal. (Santa Cruz Games, 2008).


TOMB RAIDER: UNDERWORLD

Underworld teve versões diferentes até mesmo para celulares. A versão mais popular é em 2D, de progressão lateral similar aos jogos da Iomo Games. Quem tinha um celular mais avançado na época tinha acesso a uma versão em 3D. Em ambos os casos, a história é levemente diferente da versão principal, inclusive na representação dos artefatos. (Distinctive Developments, 2008).


TOMB RAIDER: SECRET OF THE SWORD

Uma continuação (se tal termo pode ser aplicado aqui) para o jogo de azar lançado em 2004. Desta vez, o cassino virtual é inspirado pelo visual e demais aspectos de Legend. Caso tenha interesse, tenho uma compilação de todos os diálogos — reescritos e regravados para essa versão — em meu canal no YouTube. (Microgaming, 2008).


BENEATH THE ASHES & LARA'S SHADOW

Dois níveis inéditos que dão continuidade aos eventos de Underworld. Enquanto investiga o estúdio subterrâneo de Richard, Lara recebe a visita de um thrall que revela uma série de catacumbas abaixo de sua mansão. Paralelo a isso, uma Natla moribunda envia a Doppelganger em sua última missão. (Crystal Dynamics, 2009).

Marcador: TRU-DLC


LARA CROFT AND THE GUARDIAN OF LIGHT

Lara encontra o Mirror of Smoke no México, mas mercenários locais tomam para si o artefato e acidentalmente libertam o deus Xolotl de sua prisão. O guardião milenar Totec também desperta de seu torpor e une forças com a aventureira à sua frente para recapturar Xolotl. Com perspectiva isométrica, é o primeiro jogo na subfranquia Lara Croft. (Crystal Dynamics, 2010).

Marcador: LCGOL


TOMB RAIDER

Um reboot completo da franquia, trazendo uma Lara Croft inexperiente em sua primeira aventura. Em busca do reino perdido de Yamatai, seu navio naufraga e a tripulação se vê a mercê dos Solarii, cultistas fanáticos devotos à deusa Himiko. Lara desenvolve seu instinto de sobrevivência com sangue, suor e lágrimas. (Crystal Dynamics, 2013).

Marcador: TR2013


LARA CROFT: REFLECTIONS

Reflections foi um jogo experimental de cards para iOS, restrito à Oceania. Em uma expedição no México, Lara abriu um portal que permite acesso à infinitas dimensões paralelas, mas a própria realidade pode entrar em colapso por conta desse vórtice. Laras, de todas as dimensões, buscam formas para fechar o portal e salvar suas respectivas realidades. (RenRen Games, 2013).

Marcador: Reflections

LARA CROFT AND THE TEMPLE OF OSIRIS

Este sucessor espiritual de Guardian of Light leva Lara de volta ao Egito. Desta vez, Lara conta com o apoio de Carter Bell, um aventureiro rival, e recebe o apoio dos deuses Ísis e Hórus para recuperar os membros de Osíris e enviar Seth de volta para o submundo. (Crystal Dynamics, 2014).

Marcador: LCTOO


LARA CROFT: RELIC RUN

Inspirado pelo popular Temple Run, trata-se de um jogo de "corrida infinita" onde Lara coleta moedas para encontrar artefatos. Cada artefato traz uma pista do paradeiro de Carter Bell. Tiroteios, parkour, veículos, e chefes fazem parte do pacote. (Simutronics, 2015).

Marcador: Relic Run


LARA CROFT GO

Seguindo os mesmos moldes de Hitman Go, este jogo rebusca os elementos básicos de Tomb Raider para construir uma aventura inédita, estilizada em um inteligente e instigante formato de puzzles por turnos. (Square Enix Montreal, 2015).

Marcador: Go


RISE OF THE TOMB RAIDER

No segundo jogo da continuidade iniciada com o reboot em 2013, Lara se vê em busca de respostas sobre a imortalidade — a mesma obsessão que destruiu a carreira de seu pai. Sua jornada a leva até a cidade perdida de Kitezh, mas a organização conhecida como Trinity está um passo a sua frente... (Crystal Dynamics, 2015).

Marcador: RTR
SumárioScreenshots — Opinião (X360) (PC) (PS4) (VR) — TrajesTela de Loading


TOMB RAIDER

Paralelamente ao lançamento do filme estrelado por Alicia Vikander, o reboot de Tomb Raider recebeu uma adaptação on-rails para arcades. Até quatro jogadores acompanham Lara Croft através de ambientes do jogo original, eliminando hordas de Solarii, lobos selvagens, e a guarda da tempestade no caminho. (Adrenaline Amusements, 2018).

Marcador: TR2013-Arcade


SHADOW OF THE TOMB RAIDER

Com a premissa de encerrar a nova história de origens de Lara Croft, desta vez a aventureira inicia o apocalipse ao precipitadamente remover um artefato de um templo, tentando impedir que o mesmo caia nas mãos da Trinity. Lara deve encontrar uma cidade perdida na selva amazônica para impedir que o mundo acabe ou, pior, seja reconstruído à maneira da Trinity. (Eidos Montreal, 2018).

Marcador: Shadow


LARA CROFT: TEMPLES AND TOMBS

Celebrando 15 anos desde o lançamento de Lara Croft: Tomb Raider Video Slots, a terceira empreitada nos cassinos virtuais se aproveita de elementos da subfranquia Lara Croft. (Microgaming, 2019).


TOMB RAIDER: RELOADED

Um novo jogo gratuito para smartphones inspirado por Archero. Apesar da ambientação e história remeterem diretamente ao primeiro jogo da série, estruturalmente e mecanicamente é um jogo completamente diferente. (Emerald City Games, 2023).

Marcador: Reloaded


LARA CROFT: TOMB OF THE SUN

Lara Croft retorna aos cassinos virtuais com um novo caça-níqueis, desta vez usando elementos de Shadow of the Tomb Raider. (Microgaming, 2023).


TOMB RAIDER I-III REMASTERED

Uma coletânea dos três primeiros jogos da franquia, munidos de seus respectivos pacotes de expansão, para plataformas modernas. (Aspyr Media, 2024)

Marcador: I-III

{{TOMB RAIDER UNREAL ENGINE 5}}

O próximo jogo da série ainda permanece envolto em mistério... (Crystal Dynamics, 202X).

Marcador: {TR12}



LARA CROFT: TOMB RAIDER

Na primeira aventura pensada para as telonas, Lara Croft descobre as sinistras associações de seu pai e corre contra o tempo, literalmente, para impedir que o artefato conhecido como Triângulo da Luz caia nas mãos dos Illuminati. (Paramount, 2001).

Marcador: LCTR


LARA CROFT: TOMB RAIDER - THE CRADLE OF LIFE

Um terremoto em Santorini revela a localização de um templo perdido de Alexandre, o Grande. Lá dentro, Lara Croft encontra um misterioso orbe que acredita ser o mapa para encontrar a mítica Caixa de Pandora. Naturalmente, um cientista milionário tem planos próprios para os poderes contidos pela caixa... (Paramount, 2003).

Marcador: LCTRCOL


TOMB RAIDER

Quinze anos depois do filme anterior, Lara Croft retorna às telonas usando alguns elementos do reboot de 2013: Lara Croft parte para a ilha de Yamatai, onde a rainha Himiko teria sido enterrada. A pesquisa de seu pai tinha o intuito de impedir que a ordem conhecida como Trinity pudesse controlar o poder da chamada "mãe da morte", e Lara põe tudo a perder em busca de respostas. (MGM Pictures, 2018).

Marcador: TR2018


{{PRÓXIMO FILME TOMB RAIDER}}

Uma continuação estrelada por Alicia Vikander chegou a ser anunciada, mas por conta da pandemia acabou ficando em segundo plano até que a MGM perdeu os direitos para produzir o filme..

Marcador: {Filme4}



HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Assim que Lara Croft se tornou um fenômeno mundial com o lançamento do primeiro jogo, outras mídias demonstraram interesse em explorar suas aventuras. A primeira história em quadrinhos foi publicada exclusivamente na França, mas acabou sendo recolhida do mercado por conta de um contrato assinado com a editora Top Cow poucos dias depois. O reboot nos jogos abriu uma nova oportunidade para Lara voltar para o universo dos quadrinhos sob a editora Dark Horse.

Marcador: Quadrinhos


LIVROS

Tomb Raider contempla diversos tipos de livros, como livros de arte, guias de estratégia e até mesmo alguns ensaios com abordagens sociofilosóficas. Para o blog, costumo dar destaque aos "romances", trazendo postagens com diversos detalhes e comentários sobre as aventuras literárias da moça.

Marcador: Livros-Notas


RE\VISIONED: TOMB RAIDER

Paralelamente ao lançamento de Anniversary, em 2007, recebemos uma minissérie de dez episódios de desenhos animados, levando Lara Croft para um universo completamente novo. As aventuras são independentes e breves, mas são divertidas e bastante diferentes entre si para garantir que todas mereçam sua atenção.

Marcador: Revisioned


TOMB RAIDER: THE LEGEND OF LARA CROFT

Após realizar diversas adaptações de games para animação com sucesso, a Netflix decidiu que havia chegado a vez de Lara Croft receber o mesmo tratamento.

Marcador: LOLC


{{SÉRIE DE TV/AMAZON}}

Após a MGM perder os direitos cinematográficos da franquia, a Amazon fechou uma parceria com a Embracer para desenvolver um universo transmidiático de Tomb Raider, que pode incluir uma série (possivelmente em live action) para seu serviço de streaming.

Marcador: Amazon


MODELOS

Uma das práticas mais antigas de marketing de Tomb Raider envolvia modelos fantasiadas como Lara Croft para promover o jogo em feiras e exposições. De modo geral, cada jogo foi representado por uma garota diferente, mas existem exceções e algumas das substituições foram justificadas. Algumas das garotas receberam treinamentos extensivos para encarnarem a aventureira, mas o factoide mais curioso talvez seja a breve carreira musical de Lara Croft (leia-se: Rhona Mitra).

Marcador: Modelos



DUBLADORAS

De forma similar, a voz de Lara Croft também está em constante mudança. Cada dubladora trouxe sua própria interpretação à aventureira, e, em alguns casos, também temos localização integral nos jogos com diálogos totalmente em português brasileiro.

  • Shelley Blond (TR1)
  • Judith Gibbins (TR2, TR3)
  • Jonell Elliot (TR4, TR5, AOD)
  • 🇧🇷 Lene Bastos (AOD)
  • Keeley Hawes (TRL, TRA, TRU, LCGOL, LCTOO, Reloaded, COD)
  • Camilla Luddington (TR2013, Rise, Shadow)
  • 🇧🇷 Fernanda Bullara (Rise, Shadow, COD)
  • Angelina Jolie (LCTR, LCTRCOL)
  • 🇧🇷 Angélica Santos (LCTR, LCTRCOL)
  • 🇧🇷 Sarito Rodrigues (LCTR, LCTRCOL)
  • Alicia Vikander (TR2018)
  • 🇧🇷 Mariana Torres (TR2018)
  • Minnie Driver (Re\Visioned)
  • Hayley Atwell (LOLC)


TOMB RAIDER: COLLECTIBLE CARD GAME

Em 1999, a editora Precedence adquiriu os direitos para desenvolver um jogo de cartas colecionáveis inspirado por Tomb Raider. A grosso modo, pode ser descrito como um jogo de tabuleiro disfarçado, uma vez que um determinado tipo de carta é usado para construir o mapa pelo qual diversas variantes de Lara Croft, ou seus rivais, devem percorrer e realizar ações características do material fonte.

Marcador: CCG


TOMB RAIDER TRADING CARD GAME

Em 2001, a empresa japonesa Mars16 lançou um jogo próprio de cartas colecionáveis. Disponível apenas em japonês, é uma vertente virtualmente desconhecida da franquia. Poucos são os fãs que sabem de sua existência; e menos ainda os que sabem como funciona...

Marcador: CCG-J


JOGOS DE TABULEIRO

Assim como os jogos de cartas acima, os jogos de tabuleiro nunca chegaram ao Brasil oficialmente. Ao todo, existem três deles, lançados em diferentes épocas por diferentes estúdios. Um deles, inclusive, sequer recebeu uma versão em inglês, exigindo proficiência no idioma francês.

Marcador: Tabuleiro

  • Angel of Darkness
  • Underworld
  • Legends

LARA CROFT'S TOMB RAIDERS

Lançado em caráter praticamente oficial em 2023, Lara Croft's Tomb Raiders é um RPG de mesa escrito por Matthew Gaston, membro da equipe de desenvolvimento dos jogos da Crystal Dynamics há décadas.

Marcador: RPG

CROSSOVERS

Os crossovers de Tomb Raider no mundo dos games começaram tímidos, com uma ou outra colaboração simbólica entre os estúdios da Square Enix, mas mais tarde Lara Croft passou a figurar em outros jogos — por vezes a personagem, por vezes apenas elementos como trajes ou equipamentos.

Marcador: Crossover


TOMB RAIDER: THE LIVE EXPERIENCE

Em Londres, uma espécie de "escape room" gigante tematizada que abriu as portas em 2022. Você faz parte de um grupo de aprendizes de Lara Croft, e, juntos, devem salvar o mundo mais uma vez.

Marcador: Experience



COLEÇÃO TOMB RAIDER DE TREEBLE

Eu conquistei meu primeiro emprego remunerado poucos anos após me tornar fã devoto da franquia, então acumular itens foi uma "progressão natural". Tenho uma coleção relativamente modesta, quando comparada a de colecionadores que residem fora do país, mas tenho bastante orgulho e mesmo nos dias atuais procuro agregar novos itens sempre que possível.

Marcador: Coleção


ANIVERSÁRIOS DE TOMB RAIDER

O blog Raider Daze abriu as portas em 2012, logo após a modesta celebração dos 15 anos da franquia. Dentro de minhas capacidades e limitações, enquanto eu tiver acesso a um computador e à internet, continuarei acompanhando tudo o que acontece nesse universo e, claro, compartilhando por aqui.

Marcador: Aniversários


LEVEL EDITOR

"Overdose de Tomb Raider"? Nunca ouvi falar. Além de reprisar todos os jogos oficiais com frequência, gosto de investir meu tempo livre em níveis construídos com o Level Editor. Nos dias atuais, desfruto ser um mero jogador, mas algumas décadas atrás eu me atrevi a construir meus próprios níveis. Eu também coordenei dois projetos coletivos através dos fóruns oficiais.

Marcador: TRLE-Treeble

OUTROS PROJETOS

Eu não tenho um foco específico para o blog: amo Tomb Raider e sinto-me confortável para postar por aqui o que bem entender. Dito isso, volta e meia acabo me dedicando a diversos projetos menores, como traduções e guias aleatórios. Como não tenho um marcador distinto para esse tipo de conteúdo, espero que esta subseção sirva como um catálogo...


Esta postagem será atualizada uma vez por ano, paralelamente à Retrospectiva Raider Daze.
Última atualização: 02/01/2024.