sábado, 25 de fevereiro de 2023

Tomb Raider Reloaded

Confesso que parte de mim acreditou que esse jogo seria cancelado, especialmente quando a Square Enix decidiu se desfazer de sua divisão ocidental. O jogo foi anunciado no final de 2020, ficou em uma espécie de beta limitada durante os últimos dois anos, e finalmente recebeu um lançamento global no início deste ano.

Reloaded traz de volta a história do Tomb Raider clássico de 1996, narrada por Lara Croft enquanto ela folheia seus diários de viagem. Contratada por Jacqueline Natla, a aventureira parte para o Peru em busca da cidade perdida de Vilcabamba onde espera encontrar a Tumba de Qualopec e, eventualmente, descobrir o paradeiro do artefato milenar conhecido como Scion.


O jogo é essencialmente um clone de Archero, com uma elaborada camada de tinta que usa elementos e nomes de Tomb Raider. O jogo se encaixa no gênero "roguelite", onde cada rodada tem uma série de fatores aleatórios (inimigos, habilidades, recompensas, etc.) e ao final você mantém alguns dos recursos obtidos para melhorar seu equipamento inicial para rodadas seguintes.
 
A versão de lançamento conta com apenas nove capítulos, correspondendo a cerca de metade do jogo original. Assim, apenas duas animações estão presentes e contam somente com a dublagem da magnífica Keeley Hawes, mas esperançosamente teremos mais capítulos, mais animações, e as vozes opcionais das dubladoras da aventureira nos anos da Core Design em breve. 

Por se tratar de um jogo gratuito, é vítima de práticas predatórias sob a forma de microtransações opcionais. Combinadas ao gênero, esteja ciente de que será necessário repetir os capítulos incontáveis vezes para evoluir constantemente seu equipamento; somente assim você terá chances de avançar nos capítulos seguintes.

Reloaded foi lançado em 14 de fevereiro de 2023 para dispositivos Android e iOS. Em ambas as plataformas, uma versão distinta e exclusiva para assinantes Netflix pode ser baixada — essa versão remove as microtransações e anúncios. O seu progresso não é compartilhado e tampouco pode ser migrado de uma versão para outra.

Tomb Raider Reloaded
Gratuito
Lançamento: 14/02/2023

Google Play | App Store (iOS)
Tomb Raider Reloaded (Netflix)
Gratuito
Lançamento: 14/02/2023

Google Play | App Store (iOS)