segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Powerwash Simulator × Tomb Raider

 
O mais recente crossover de Tomb Raider pegou muita gente de surpresa por uma variedade de motivos: trata-se da Croft Manor dos três primeiros jogos (!), completamente tomada por lodo e sujeira (!), em um simulador de lavador de alta-pressão publicado por uma divisão da Square Enix (!).

Powerwash Simulator em sua fundação é um jogo bastante simples, mas curiosamente viciante, e um que atiça vários transtornos obsessivo-compulsivos em sua proposta. Cada serviço de limpeza é longo e árduo, mas existe uma certa satisfação em ver o resultado final — exatamente como na vida real. Para todos os efeitos, eu escrevi uma análise do jogo base para o portal PSX Brasil.

Para o blog Raider Daze, optei por focar apenas no conteúdo do crossover, como tenho feito com todas as colaborações dentro do possível. Neste caso, o mordomo Winston contrata a empresa de limpeza enquanto Lara está se aventurando no Egito, e, conforme o jogador progride em cada um dos cinco serviços, novas mensagens de texto adicionam um contexto adicional para os locais. São detalhes pequenos e referências simples, mas é difícil não sorrir durante essa faxina virtual.

O quê está presente aqui não é obrigatoriamente parte de qualquer cânone, mas algumas contradições nas informações tornam difícil estipular o "quando": Lara está no Egito, mas o amuleto e a armadura de Hórus já estão em sua sala de tesouros; e ela fala em fazer uma visita ao seu velho amigo Von Croy, embora tenha as Periapt Shards e cita que um alquimista as tomou diretamente na cabeça...

De qualquer forma, a mera inclusão desses artefatos é sensacional — eu particularmente sinto que havia espaço de sobra para uma Excalibur ali no meio. Além das referências nas mensagens, também devemos ressaltar como o layout é fiel ao material fonte: a fachada externa, o percurso de obstáculos, o labirinto... Tudo reconstruído com um toque moderno sem comprometer a nostalgia. Outro detalhe bacana é que o tiranossauro na sala de tesouros é autenticamente o mesmo de Anniversary: o modelo foi cedido aos desenvolvedores pela própria Crystal.

Embora o jogo seja pago, o DLC de Tomb Raider é gratuito para todas as plataformas, então se você tiver a oportunidade, não deixe de conferir pessoalmente. Somados aos mais de 40 serviços do jogo base, Powerwash Simulator pode te manter ocupado por bastante tempo (o quê pode ser um aspecto negativo, uma vez que é essencialmente a mesma coisa do começo ao fim). Veja meu vídeo no topo desta postagem para ter uma ideia geral: o progresso é lento e meticuloso, então não é um jogo que agradará a todos.
 
Além disso, em minha opinião o jogo não agrega um fator replay, ou seja, não me vejo jogando uma nova partida no futuro, por isso postei as screenshots dos serviços deste crossover e, em alguns dias, postarei as transcrições das conversas. Ao término de cada serviço, o jogo gera um time lapse exclusivamente seu, então também vou arquivar aqui os meus (em alguns dos serviços, pude contar com a ajuda do amigo Bruno V.):


Para fins de transparência, deixo aqui registrado meus agradecimentos à Crystal Dynamics e à FuturLab que gentilmente concederam um código de acesso para o jogo.