segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Tradução das relíquias de Anniversary

Estou atualmente na metade de uma nova partida de Anniversary, e ao coletar as relíquias fui lembrado da existência de breves textos para cada uma delas; um recurso que mais tarde viria a ser expandido na trilogia Survivor, de forma a se tornar até mesmo excessivo.

Ao contrário dos jogos mais recentes, entretanto, TRA não conta com localização em português brasileiro, então aproveitei a oportunidade para traduzir e trazer esse conteúdo ao blog. O lore contido nestes artefatos não chega a ser relevante, mas, a título de curiosidade, fica aqui registrado. 

Gostaria de sinalizar aos leitores, também, a existência de frotagens exclusivas para a versão de Wii.

[ * * * ]

Caneco Kero
Um antigo copo usado primariamente para beber líquidos como chicha fermentada. Comuns em banquetes nos Andes, o kero também era frequentemente empregado pelos incas como um vaso cerimonial em eventos religiosos importantes.
Garrafa da Baleia Assassina
Uma garrafa de cerâmica de aproximadamente 700 DC representando uma baleia assassina mitológica. Vasilhames assim eram provavelmente usados para beber chicha fermentada.
Prótomo de Cabeça de Grifo
Cabeças de grifos eram encaixadas em caldeirões de bronze ou vasilhames para bebidas na arte grega arcaica, aproximadamente 700 AC, e serviam como talismãs para afastar os maus espíritos.
Estatueta da Coruja de Atena
O pássaro sagrado da deusa Atena, corujas eram associadas a seus traços característicos de sabedoria.
Ídolo de Hórus
O deus egípcio do céu, Hórus é representado como um falcão ou um homem com cabeça de falcão. Sendo o deus do céu, ele era associado ao Alto Egito. Em uma batalha contra seu irmão Seth pelo controle do Egito, Hórus perdeu um de seus olhos.
Gato Mumificado
Com o culto da deusa-gato Bast (também conhecida como Bastet) ganhando popularidade em um período tardio no Egito, gatos eram frequentemente mumificados e vendidos para peregrinos que os usavam como oferendas para a deusa.
Torque da Amargura
Esse sagrado colar de ouro era usado por juízas-sacerdotisas apenas durante o sentenciamento de criminosos que haviam ofendido os deuses-reis de Atlântida. Como qualquer arbítrio contra os governantes era punível com a execução, o torque rapidamente se tornou um símbolo da morte em si.
Cálice do Tormento
Esse cálice era usado para coletar o sangue derramado de virgens sacrificiais. Após a coleta do sangue, o cálice era usado como um vasilhame no qual outras ervas e pós eram acrescentados para transformar o líquido num fluído psicotrópico usado pelas juízas-sacerdotisas para invocar jornadas espirituais.