Como eu havia citado na retrospectiva de final de ano,
Anniversary é o mais novo contemplado a receber um conjunto de
conquistas na plataforma RetroAchievements. O detalhe é que as
conquistas são feitas para a versão PSP, mas, honestamente, ela é praticamente
idêntica à versão que todos conhecemos e amamos (e ela ainda
conta com três trajes exclusivos!).
Após escrever guias para as conquistas de Prophecy, Atlantean Scion, Dagger of Xian, e Chronicles, era apenas lógico elaborar um para este aqui também, embora, admitidamente,
suas conquistas sejam mais diretas e objetivas que as anteriores. Isso não as
torna menos divertidas, claro, e não se preocupe pois ainda existe uma boa
dose de desafio, especialmente para o modo Hardcore.
Outra novidade recente, que não sei se aplica aos jogos anteriores, mas posso afirmar estar em vigor em TRA: quando uma conquista possui requisitos específicos, como derrotar chefes sem sofrer dano ou passar de nível sem usar kits médicos ou checkpoints, o ícone da conquista fica visível no canto da tela para sinalizar sua elegibilidade. Caso você execute qualquer ação que bloqueie a conquista, o ícone desaparece, dessa forma permitindo que você monitore seu progresso.
Campanha e colecionáveis |
Como de costume, ao iniciar uma nova partida, foque-se na campanha. Não há restrição de dificuldade, mas você pode iniciar diretamente no Hard para tentar algumas das conquistas abaixo (como derrotar os chefes sem sofrer dano). Qualquer que seja o caso, nenhuma conquista nessa etapa apresentará grandes dificuldades, e, caso necessário, no passado eu já havia feito guias em vídeo para todos os artefatos. |
Time Trials |
Terminada a campanha pela primeira vez, você libera a dificuldade Time Trial. Apesar das sutis mudanças no design das fases para o jogo se acomodar nas limitações do portátil, os tempos ainda são mais do que o suficiente para completá-las sem grandes dificuldades. Não utilize nenhuma das trapaças disponíveis no jogo pois elas bloqueiam as conquistas individuais obtidas ao completar cada nível sob a Time Trial. |
Domínio |
Essas conquistas são muito mais fáceis do que parecem, mesmo que só possam ser obtidas nas dificuldades Hard ou Time Trial. Antes de cada chefe, um checkpoint irá ocorrer, então caso você sofra dano por qualquer motivo, basta deixar Lara morrer para tentar novamente sem precisar rejogar o nível. É uma simples questão de memorizar os padrões de ataque de cada chefe e manter uma distância segura enquanto você enche a barra de Rage para executar a próxima Adrenaline Dodge. O ícone da conquista ficará visível no canto inferior direito da tela para indicar que você está no caminho certo; caso sofra dano, o ícone desaparece imediatamente. |
Maestria |
E é aqui que o bicho pega, zero surpresas. Os controles no PSP são um pouco menos responsivos que as demais versões, e a ausência de um segundo analógico torna a própria navegação um pouco mais complicada: acostume-se a girar a câmera usando os botões L ou R. Essas conquistas pedem que você complete cada um dos níveis sem nunca morrer ou usar kits médicos — "NLNM". A maior parte de suas falhas será decorrente de pulos mal direcionados por conta da câmera, mas não se preocupe que as falhas ocasionais do jogo em reconhecer a colisão de certas plataformas também terá um peso aqui. O combate em si não deve ser grande problema, exceto nas últimas quatro fases do jogo. Desnecessário dizer, mas essa etapa exigirá tempo e dedicação, mas posso afirmar que é um desafio muito mais plausível que o seu equivalente em Dagger of Xian ou Chronicles. por exemplo. Uma observação adicional: não há restrição de dificuldade, então você pode buscar essas conquistas no Easy. Entretanto, os quatro níveis no Peru exigem que isso seja feito no Hard, o que, por si, não deve apresentar grandes problemas. Deixo a seguir meu vídeo para Obelisk Obstruction [NO CHEAT], como um incentivo extra. Boa sorte! |
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