O
conjunto de TR2 é robusto
e com conquistas que representam desafios diferenciados para todos os níveis
do jogo. Apesar de parecer mais simples do que o conjunto de TR1, não se deixe enganar pois a série de conquistas "No Loads, No Meds, All
Secrets" (NLNMAS) pode ser tão frustrante quanto Extreme Raider, já que aqui
praticamente todos os inimigos são armados e perigosos...
Uma última observação: como o jogo permite salvar sua partida a qualquer
momento, algumas das conquistas precisam ser feitas "de uma só vez." Por
exemplo, em The Great Wall, você pode salvar o jogo antes de cair na
poça da armadilha de discos, mas não enquanto estiver no meio da poça. E,
claro, o uso de certos recursos do próprio emulador desabilita o sistema de
pontuação bônus Hardcore, que também rende uma medalha de maestria no seu
perfil.
Campanha e colecionáveis |
Essas 40 conquistas (bem, 39) correspondem simplesmente a terminar o jogo com todos os segredos, bem como encontrando todas as armas adicionais disponíveis no jogo. A última conquista está agrupada neste montante pois pode ser realizada a qualquer momento, bastando realizar um dos códigos de trapaça de TR1 para testemunhar aquela "surpresa"... Como o jogo permite salvar a qualquer momento, a minha sugestão é abusar desse recurso e preferir consumir kits médicos ao invés de gastar qualquer tipo de munição, assim você acumula recursos para suas sessões de NLNMAS. O jogo cria um save no início de cada nível com o inventário acumulado até aquele momento, então essa preparação extra pode ser crucial, uma vez que o jogo tem um grande foco em tiroteios e basicamente todos inimigos são esponjas de balas... Certifique-se de analisar os desafios individuais dos níveis para fazê-los nessa partida em que você não está se privando de salvar e recarregar o jogo. |
Desafios: Lara's Home |
Os desafios da Mansão Croft são todos simples e diretos. Talvez Assault Course Ace exija duas ou três tentativas, mas é um tempo fácil de se atingir. |
Desafios Ato I: Prólogo + Itália |
Subir no telhado das torres de The Great Wall de forma legítima requer um pouco de trabalho, mas é possível. Do canto da torre, mergulhe e segure o botão de rolar, Lara irá realizar as duas cambalhotas para Tomb of the Diver. Dart Across the Pond pode ser trabalhosa pois Lara se move lentamente na poça, mas lembre-se de que você pode usar passos laterais para cobrir distâncias menores; assim, basta se aproximar o máximo possível e esperar a janela de tempo certa para atravessar cada conjunto de discos. Para não destruir nenhuma gôndola e ainda assim atravessar a saída de Venice, você deve acionar o botão e nadar por baixo da porta de entrada ao invés, assim você não ativa os gongos do relógio e pode completar o nível sem usar a lancha. O percurso para Lara Croft Boat Racing é bastante simples (veja mapa abaixo, providenciado pelo programador das conquistas), a real dificuldade é não sofrer dano enquanto faz as curvas na velocidade máxima. Por fim, Did I Leave the Mines On? exige um posicionamento minucioso da segunda lancha em frente às minas: abra as portas de saída e prossiga à toda, saltando para dentro da segunda lancha enquanto a primeira explode as minas. Com sorte, você ainda terá tempo para arrancar e finalizar o nível. Em Opera House, Through the Glass dá a dica no próprio nome. Localize o buraco com cacos de vidro. Para aterrissar de forma segura, posicione-se sobre os clipes de Uzi e dê um toque para trás. Aperte o botão de ação para Lara se pendurar mas solte-o antes que Lara faça isso, assim ela irá "escorregar" para dentro da passagem sem vidros mortais. Para I Don't Want No Trouble, recupere sua vida antes de atravessar a porta e mantenha-se no topo das caixas; acione o botão perto da entrada e salte até a saída no lado oposto. |
Desafios Ato II: Base Petrolífera |
Em Offshore Rig, normalmente fazemos um caminho longo até recolher as armas, mas a conquista Mind Opening the Window For Me? nos mostra uma alternativa. Siga a passagem de onde surgiram os dois mercenários e fique próximo das janelas, assim os disparos inimigos irão destrui-las. Cuidadosamente faça um salto na diagonal para o bico do avião e siga para o alçapão. Para Killer Swan, procure matar os inimigos nas passarelas antes, então mergulhe do topo, equipe a Harpoon Gun e habilidosamente elimine os dois mergulhadores sem sofrer dano. No início da Diving Area, pode parecer impossível, mas se você saltar diretamente para a alavanca e nadar próximo ao chão na direção oposta da hélice você fatura Power Swimming, após algumas tentativas. Para Avoidant Swan, você não tem como retornar ao segundo andar, então pacientemente elimine os mercenários e mergulhadores lá de cima. Após mergulhar, entre nas estreitas cavernas para atrair a atenção de três barracudas e volte para encher a barra de oxigênio. Aguarde um pouco até que os peixes estejam dispersos nessa área maior e rapidamente siga pela passagem estreita, fazendo o seu melhor para evitar as enguias. |
Desafios Ato III: Tibete |
Completar Tibetan Foothills a pé é um dos desafios mais clássicos da comunidade de Tomb Raider, tanto que a Stella possui uma página dedicada a isso. Nesse caso em específico, você pode salvar e recarregar o jogo, mas esteja atento que deve iniciar uma partida desde o início (ou seja, não carregue um save em "Current Position") e realizá-la em uma única sessão. Faça um save perto do fim, no penhasco à esquerda de onde pode mergulhar para Risky Swan e complete o nível. Após conquistar Tomb Hiker, não sobrescreva seu save mas carregue-o novamente; retorne à area anterior e pegue um dos snowmobiles e salte do penhasco com ele, garantindo assim Snowmobile or Submarine?. Tomb Desecrator também permite que você salve e carregue o jogo, desde que cumpra os requisitos numa única vez (ou seja, ataque monges ainda durante o primeiro confronto, na entrada de Barkhang Monastery). Em uma sessão subsequente, complete o nível deixando que monges façam todo o trabalho por você, para conquistar Holier Than Thou. As duas conquistas de Catacombs of the Talion são feitas na mesma área. Faça um save antes de usar a máscara tibetana para abrir a porta. Primeiro, acione a alavanca e imediatamente entre e acione a outra alavanca atrás dos portões que se abriram. Lara trancará yetis do lado de fora, tal qual Barbarians at the Gate pede. Recarregue o save e, agora, acione a alavanca e mate os quatro yetis apenas com as pistolas e sem sofrer dano. Para facilitar sua vida, atraia-os para o lado de fora e use a fenda na parede, os yetis não alcançarão você e No You're Locked in Here With Me surgirá assim que o quarto yeti tombar. Para The Real Treasure, faça um save assim que recolher o Talion em Ice Palace, preferencialmente com a barra de vida cheia, priorize recolher os itens (pegue um de cada vez, driblando o guardião) e use suas Uzis para acabar rapidamente com o chefe, enquanto realiza saltos para se esquivar. Assim que o chefe tombar, não sobrescreva o save, mas recarregue-o e derrote o chefe do jeito "seguro", usando apenas as pistolas de cima de um dos blocos para continuar acumulando munição para suas partidas NLNMAS posteriores... |
Desafios Ato IV: China + Epílogo |
Fall for It on Your Own Terms é realizada logo no início de Temple of Xian, esteja apenas atento para forçar Lara para o lado enquanto faz a cambalhota sobre a lâmina, caso contrário ela sofrerá dano decorrente da altura. Passada essa sequência, você pode conquistar Demanding but Worthwhile Gymnastics e Get Baited Son a partir do dragão dourado. O medikit inalcançável fica no topo de uma escada do lado oposto da entrada, siga o caminho rochoso a partir da ponte e tente se pendurar nela... Ainda no mesmo nível, você dependerá de mais sorte do que habilidade para Nope, pois as aranhas gigantes caem de forma imprevisível. Faça um save na entrada da caverna e use suas Uzis para matá-las rapidamente. Não esqueça que uma delas surgirá nas rochas superiores, ao redor do casulo de teia, rapidamente salte para trás para evitar contato. A conquista surgirá na saída dessa área. Por fim, Perilous Climb refere-se à longa escada com lâminas montadas nas paredes (salve o jogo após usar a Main Chamber Key), apenas permita-se dois ou três degraus para seus saltos e você não terá problemas. Em Floating Islands, para Dream Eater, use o lança-granadas para causar dano e destruir um dos inimigos enquanto ele ainda estiver petrificado. |
Dominação |
"No Loads, No Meds, All Secrets" (NLNMAS) se tornou uma forma que jogadores encontraram para acrescentar novas camadas de desafio aos jogos clássicos; essa, em particular, apela bastante para aqueles que costumam fazer transmissões em sites como Twitch. Além de um desafio particular, também existe um elemento competitivo com outros jogadores, em busca de tempos cada vez menores, e a Stella tem uma página dedicada em seu site. Se você seguiu minha recomendação, após terminar o jogo usando apenas pistolas e consumindo medikits, poderá carregar o jogo a partir do início de qualquer nível com o inventário "maximizado". O grande diferencial dessas conquistas para Extreme Raider (de TR1) é que você pode (e deve) usar outras armas. Priorize eliminar inimigos o mais rapidamente possível, enquanto, naturalmente, coleta os segredos e finaliza os níveis sem nunca usar medikits ou recarregar um save anterior. Essa não é sua única preocupação, porém, uma vez que existem locais onde você inevitavelmente vai sofrer dano, como a área da Cabin Key em The Deck. A Stella possui links para diversas partidas na página supracitada, navegue entre elas para encontrar os segmentos que estiver com dificuldade, tente replicar as estratégias, e boa sorte. Ao terminar um nível e ver sua merecida conquista pipocar na tela, não sobrescreva o save. Ao invés, recarregue o próximo nível que pretende encarar, assim você "recupera" toda munição que gastou na última sessão. Esta será uma etapa demorada e árdua, não tenha dúvidas, mas certamente recompensadora para seu ego. |
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