quarta-feira, 4 de abril de 2018

Guia de conquistas para Tomb Raider Prophecy

Aproveitando o gancho de ontem, eis aqui uma postagem um tanto curiosa. Prophecy conta com suporte ao sistema de conquistas desenvolvido pelo portal RetroAchievements. Na verdade, estas conquistas estão online desde 2016, mas eu só tomei conhecimento recentemente, quando o portal Exophase incorporou seu banco de dados.

Por se tratar de uma plataforma completamente desenvolvida por fãs e usuários, ela não é perfeita. No caso de Prophecy, o autor do set chegou a comentar que havia cometido um pequeno erro e que havia corrigido o mesmo, mas minha experiência recente sugere que não é o caso.

Emuladores nos acostumaram mal com o uso e abuso de savestates. Para garantir um sistema de pontuação mais "justo", o portal conta com um modo chamado Hardcore. Este modo permanece ativo enquanto você não usar recursos do emulador, e, além de render o dobro da pontuação, permite que você atinja a marca de 200% e receba uma medalha de maestria em seu perfil.

Já citei no passado como o sistema de conquistas e troféus é um grande engodo, mas não posso negar que existe uma certa satisfação em vê-los pipocar na tela. Pelo que entendo, já existem usuários interessados em programar conquistas para os jogos de PlayStation — quando estiverem disponíveis, certamente vou compartilhá-las aqui no Raider Daze.

Campanha e colecionáveis

Well Stocked Heavy Healing Wolf's Fang Peak Rapid Fire Angkor Wat Golden Girl Laconia Island Teg-Du-Bhorez Headquarters
  • Well Stocked: Tenha 10 medikits pequenos no inventário
  • Heavy Healing: Tenha 5 medikits grandes no inventário
  • Wolf's Fang Peak: Termine o primeiro ato
  • Rapid Fire: Colete as UZIs
  • Angkor Wat: Termine o segundo ato
  • Golden Girl: Colete as Golden Guns
  • Laconia Island: Termine o terceiro ato
  • Teg-Du-Bhorez Headquarters: Termine o jogo

Neste momento, a única forma de conseguir estas conquistas é jogando uma partida desde o início; ou seja, você não pode utilizar passwords. O autor das conquistas reconheceu esta falha, uma vez que o jogo não oferece vidas extras, mas não chegou a corrigi-la. A ideia original seria completar todas as fases de um determinado ato de uma vez, mas isso não parece funcionar.

Jogando desde o início, o jogo leva entre 3 e 4 horas para ser finalizado. Este tempo pode variar, naturalmente. Como qualquer falha pode ser fatal e causar frustrações imensas (imagine morrer por um descuido na metade do último ato), recomendo paciência e consultar guias como o do amigo Roli. Se você não se preocupa com o sistema Hardcore, acredito que possa realizar saves periódicos com o emulador sem comprometer as conquistas.



As conquistas Rapid Fire e Golden Girl correspondem às armas extras. Você encontra as Uzis no capítulo 2-8, e as Golden Guns, no 3-4. Existe um limite de 999 balas para as Uzis, então não tenha medo de gastá-las, mas guarde cerca de 300 para o confronto final.

Dominação

Queen of the Mountain Temple Magic Veni, Vidi, Vici The Not-So-Great Grey One
  • Queen of the Mountain: Derrote o primeiro chefe sem sofrer dano
  • Temple Magic: Derrote o segundo chefe sem sofrer dano
  • Veni, Vidi, Vici: Derrote o terceiro chefe sem sofrer dano
  • The Not-So-Great Grey One: Derrote a última chefe sem sofrer dano

Felizmente, para estas conquistas você pode usar passwords. E, acredite, você vai precisar. Todos os chefes possuem ataques-projéteis similares, e aqui entra o clássico exemplo de persistência até conseguir derrotá-los sem sofrer dano. Não apenas os chefes, mas você precisa sair ileso do nível, e isso pode se provar um pouco mais difícil do que parece.

Os passwords referentes a estas conquistas são, em ordem, LINK, MGSL, DART e LITH. Para os dois últimos, você já vem munido das Uzis e munição suficiente para derrotar os inimigos. O melhor conselho que posso oferecer aqui é esquivar os ataques com pulos "neutros", simples saltos verticais. Na maior parte dos casos, se você saltar para os lados, o projétil muda de direção e te atinge mesmo assim. Um salto vertical não garante imunidade, mas parece mais eficiente.

No fim do terceiro ato, você enfrenta quatro cultistas simultaneamente, corra para a direita e tente fazer com que apenas um deles engaje em combate por vez. Já contra a última chefe, enquanto você coloca as pedras, ela ataca com diferentes projéteis, esteja sempre atento para possíveis raios na sua trajetória. Depois, aproxime-se e use a mesma estratégia de saltos neutros, procurando ficar em um dos cantos onde colocou as pedras. Tome cuidado com os inimigos que surgem entre as três etapas do combate e volte a focar na chefe assim que possível.

MASTERED Tomb Raider - The Prophecy
  • MASTERED Tomb Raider - The Prophecy
Se você completou as 12 conquistas acima sem cancelar o modo Hardcore, você receberá esta medalha em seu perfil para simbolizar a marca de 200%. Parabéns!