domingo, 29 de abril de 2018

Primeiras infos de Shadow of the Tomb Raider

Como é de conhecimento de todos, na quinta-feira ocorreram os três eventos de revelação de Shadow of the Tomb Raider. Apesar de termos recebido alguns agrados, como um trailer cinematográfico e uma galeria de screenshots e artes conceituais, a apresentação de gameplay infelizmente foi restrita aos visitantes. 

A seguir, um resumo global de previews compartilhados por diferentes portais, todos devidamente elencados ao final da postagem. Tudo indica que essa demonstração corresponda aos momentos iniciais do jogo, mas, enquanto não conferirmos pessoalmente, talvez parte do conteúdo a seguir possa ser classificado como spoiler.

Dando continuidade ao cânone estabelecido pelos últimos jogos (e quadrinhos, talvez), Lara parte para o México para impedir que a Trinity coloque as mãos em um antigo artefato. Durante a celebração do Dia dos Mortos em uma pequena cidade, Lara — disfarçada com uma máscara temática — e Jonah escutam conversas alheias, até encontrarem um homem chamado Dominguez.
Possivelmente o personagem do terceiro áudio de Path of the Stars, Dominguez está coordenando uma excavação da Trinity nos arredores, em busca de uma antiga faca cerimonial. Mais tarde, na tumba, mesmo após decifrar uma antiga profecia de que o apocalipse começaria com um tsunami, Lara decide levar o artefato.

Durante a sequência de fuga, Lara é subitamente tomada por uma enchente que destrói a cidade. Ela perde o artefato para a Trinity, e sua urgência em persegui-los é questionada por Jonah, que ressalta que ela é responsável pelo que aconteceu às pessoas que viviam ali. O título do jogo referencia a escuridão que a personagem inconscientemente carrega dentro de si; saquear artefatos antigos pode ter consequências catastróficas.
Além do México, parte da aventura ocorrerá nas selvas do Peru. Com a expansão de sistemas de stealth, fica entendido que Lara se tornou "mestre" desses ambientes, podendo usar os cenários como recurso na abordagem de inimigos. Novas mecânicas de camuflagem são citadas, e agora é possível voltar ao perfil baixo mesmo após engajar em conflito aberto.

Desenvolvido pela Eidos Montréal, da franquia Deus Ex, o jogo promete abrigar o maior hub até agora. Além do combate, a exploração também receberá algumas novidades, como navegação em ambientes subaquáticos similar aos jogos pré-reboot e prender a corda em superfícies porosas para fazer rapel ou correr pelas paredes. Os ganchos da trilogia Legend mandam um abraço.

Grosso modo, será mais do mesmo. Definir isso como bom ou ruim é estritamente subjetivo.

[ Fontes: Eurogamer | IGN | Kotaku | PC Gamer ]