quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Retrospectiva Raider Daze 2020

Admito que hesitei em escrever essa postagem, afinal, este é um ano que merece ser esquecido. Além dos velhos conhecidos contratempos e adversidades do cotidiano, precisamos aprender a lidar com uma pandemia e o negacionismo alheio. Nada na vida poderia ter nos preparado para um ano tão difícil, mas, felizmente, ainda podemos recorrer aos nossos games para mitigar essa situação. 

Numa capacidade oficial, 2020 foi um ano praticamente morto para a franquia Tomb Raider. Em termos de jogos, Guardian of Light e Temple of Osiris foram lançados para o Google Stadia, e Reloaded foi anunciado poucas semanas atrás. Embora ainda não tenha uma data oficial, acredito que será lançado globalmente em um ou dois meses. Agora, se vai emplacar, a história é outra...

Também foi um ano atípico pois vimos Lara Croft em crossovers com dois jogos da Ubisoft. Primeiro, seu traje surgiu como uma opção para uma das personagens de Rainbow Six Siege, e, logo na sequência, ela fez sua estreia em um jogo de luta em Brawlhalla. Gostaria de dizer que ainda tenho esperanças para vê-la onde deveria estar, em Super Smash Bros. Ultimate, mas com a inclusão de Sephiroth, acho que tanto a Square Enix quanto a Nintendo esnobaram a moça uma última vez.
 
Isso não significa que não teremos nada além de Reloaded em nosso futuro. O próximo filme, infelizmente, ainda não tem uma nova data prevista. Para os fãs radicados em países desenvolvidos, novos itens de luxo foram revelados, como a quarta estatueta da coleção #TombRaider20 e outra, ainda mais cara, que deve fazer parte das celebrações do 25º aniversário (se existirem). E, algum dia, quem sabe, poderemos conferir a Croft Manor no remake demo de Nicobass.
Por outro lado, 2020 também trouxe algumas surpresas completamente insperadas, tais como um novo remix da música Angel of Darkness. Ao que tudo indica, um fansite obteve os arquivos-fonte da Anniversary Edition, da Core Design, então 15 anos depois ainda estamos aqui, admirando aquilo que nunca foi. Também vale citar que um canal de YouTube fez um vídeo especial sobre The Ride, a descontinuada atração temática inspirada pelo primeiro filme da franquia.

Entre conteúdo que desenvolvi especificamente para o blog, conferi Gu Mu Li Ying e a versão para celulares Symbian de Legend. Acredito que dentro de alguns meses poderei dedicar uma postagem à versão de Atlantean Scion para N-Gage! Falando nele, a plataforma RetroAchievements recebeu conquistas para versões PSX de TR1 e de Dagger of Xian, com sorte mais jogos surgirão em breve. 
 
Como eu havia planejado no fim do ano passado, esse ano eu rodei uma série de postagens dedicadas às nossas modelos oficiais, e também tentei engajar a comunidade no Twitter com um novo desafio dos 30 dias. Admito que esperava um número maior de participantes, mas talvez minhas expectativas estavam altas demais — um cheque de realidade necessário.

Embora sinta que o momento não seja adequado para planos e promessas de longo prazo, eu ainda tenho o intuito de jogar e compartilhar pensamentos sobre outros jogos da Core Design e da Crystal Dynamics, como, por exemplo, Marvel's Avengers. Espero que seja um ano bem movimentado — 25º aniversário, afinal! — mas essa pode ser uma forma para cobrir um possível vácuo caso a Square Enix não tenha maiores planos para nós.

Isso, é claro, não significa que estamos privados de aventuras com Lara Croft. A comunidade do Level Editor continua muito bem, obrigado. Os 16 níveis do Back to Basics desse ano foram incríveis, e estiveram entre os 274(!) níveis que joguei este ano. Eu também colaborei com um total de 26 detonados em texto para o sempre indispensável trle.net. Nada mal, não é verdade?

Treeble @trle.net (2020)
Níveis jogados:
1760 (+274↑)
Níveis disponíveis:
3259 (+109↑)
Progresso:
   54,0%

Ah, sim, eu ainda sou louco o suficiente para tentar manter uma coleção. A verdade é que ela cresceu muito pouco este ano, e eu sequer preciso citar os motivos para isso. Consegui acrescentar alguns itens simples aqui e ali, mas ainda não consigo entender por que os meus CDs da Suite não passaram da alfândega de jeito algum. Quem sabe em 2021?