domingo, 10 de janeiro de 2021

Alpha de Anniversary Edition está disponível

Como eu havia mencionado na retrospectiva, o fansite Tomb of Ash havia conseguido e resguardado arquivos-fonte de um dos protótipos da Anniversary Edition, o remake que estava sendo desenvolvido pela Core Design e que, ultimamente, foi cancelado, como bem sabemos.

Na virada do ano, esses arquivos foram disponibilizados para download. Trata-se de uma versão anterior à que foi usada no trailer publicado antes do anúncio oficial de Anniversary, com diversas mecânicas ausentes e um inegável aspecto de "trabalho em construção". Ainda assim, é um marco histórico da franquia e que merece nossa atenção e carinho.
 
Esse protótipo requer um certo trabalho para rodar e é bastante instável, verdade seja dita, mas essa situação está sendo progressivamente remediada graças aos esforços da comunidade. Não creio numa restauração completa do material, mas, com os patches atualmente disponíveis, já podemos conferir boa parte dos ambientes e ter uma ideia de como eles seriam nessa interpretação.

Num futuro não muito distante, pretendo trazer uma série de screenshots de todos os níveis. Até lá, você pode conferir o protótipo por si ou assistir aos extensivos vídeos publicados pelo amigo Roli, do portal Raiding the Globe: