Na reta final desse cronograma especial, aproveito a oportunidade para divagar um pouco sobre a Anniversary Edition da Core Design, que acabou sendo cancelada em prol de Anniversary...
A história é velha conhecida de todos. Após diversos atrasos, Angel of Darkness não foi bem recebido pela crítica, e, somado a uma constante crise financeira na Eidos Interactive, acabou causando a transferência da franquia da Core Design para a Crystal Dynamics.
Em 08 de junho de 2006 – dois meses após o lançamento de Legend –, o trailer de um remake comemorativo do primeiro jogo, então intitulado Anniversary Edition, vazou. Para surpresa de todos, porém, o mesmo estampava o logotipo da Core Design.
A Eidos fez de tudo para bloquear a circulação deste vídeo, uma vez que ele havia sido criado para demonstração interna apenas, mas o golpe derradeiro veio uma semana depois: o anúncio de que um remake seria lançado, sim, mas desenvolvido pela Crystal Dynamics ao invés.
A versão da Core havia sido efetivamente cancelada e varrida para baixo do tapete. De acordo com entrevistas, estava em estágio avançado de produção, com cerca de 60% do jogo completo e rodando no PSP, usando a engine do jogo Free Running. Para o remake, a Core estava usando os mapas do jogo original e construindo sobre eles, visando manter uma familiaridade mas acrescentando novidades para manter os fãs atentos. Outra novidade viria sob a forma de Melissa Croft, prima de Lara, em um modo para dois jogadores.
O estúdio havia avançado a ideia do remake para a Eidos e recebido um "ok" antes de seguir em frente, inclusive recebendo sugestões de equipar Lara com acessórios e roupas similares aos de TRL, sem qualquer indício que uma versão paralela poderia estar em desenvolvimento na Crystal.
O estúdio havia avançado a ideia do remake para a Eidos e recebido um "ok" antes de seguir em frente, inclusive recebendo sugestões de equipar Lara com acessórios e roupas similares aos de TRL, sem qualquer indício que uma versão paralela poderia estar em desenvolvimento na Crystal.
É desconcertante considerar que tanto trabalho foi tão prontamente descartado. Como dito, a Eidos enfrentava problemas financeiros sérios e, na mesma época, foi comprada pela SCi. Com a perda de sua maior franquia e sem nenhum outro título de peso em seu rol, a Core foi vendida para o grupo Rebellion, tornando-se essencialmente uma empresa externa manuseando a imagem de Lara Croft, o quê muito provavelmente causou o cancelamento imediato do projeto.
Eu tenho sentimentos mistos. Por um lado, eu amo TRA e a forma que os níveis clássicos foram completamente repaginados. Por outro, TRAE claramente teria sido uma bela overdose de nostalgia. Assim como todos, eu adoraria que essa versão, mesmo incompleta, chegasse até nós; afinal seria mais uma desculpa para passarmos mais algumas incontáveis horas na companhia de Lady Croft...
Meagan Marie revelou que seu livro, 20 Years of Tomb Raider, incluirá uma seção dedicada aos jogos cancelados; o mais notável sendo, claro, TRAE. Enquanto o livro não chega às prateleiras, você pode conferir mais informações e imagens nos seguintes links: