quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Palestra sobre a reinvenção de Tomb Raider


O canal oficial da Game Developers Conference (GDC) tornou pública essa palestra sobre o reboot de Tomb Raider, ocorrida na edição de 2013 do evento, poucos meses após o lançamento do jogo. Durante cerca de uma hora, Darrell Gallagher e Noah Hughes compartilham e comentam as diversas etapas do ciclo de desenvolvimento do jogo.
 
Os desenvolvedores tocam em pontos cruciais, como o desafio de abordar uma bagagem de 17 anos (na época) de altos e baixos da franquia. Nesse período, houve não apenas a mudança de audiências e de plataformas, mas também o surgimento de novos títulos similares no mercado, como Assassin's Creed e Uncharted. O foco para o novo título era fazer com que as pessoas se apaixonassem por Lara Croft novamente.

Para isso, optaram por humanizar a personagem, reduzindo seu aspecto de "super heroína" para o de uma pessoa comum capaz de cativar os jogadores — exatamente como ela havia feito em 1996. Muita coisa mudou no projeto durante os seus quatro anos de desenvolvimento, mas para atingir os objetivos desejados era necessário uma página em branco, por isso acabou se tornando um reboot; da mesma forma que Casino Royale e Batman Begins trouxeram um novo marco para personagens com históricos imensos.

"Nasce uma sobrevivente" foi mais do que uma linha de marketing, se tornando parte da visão do projeto. Acompanhar uma Lara inexperiente numa jornada brutal de sobrevivência, se inspirando na capacidade humana de se adaptar para superar adversidades, foi um grande motivador e usado desde a primeira apresentação interna do jogo para vender essa ideia. Próximo da marca de 27:00, podemos identificar a origem do vídeo a seguir:


O modelo da personagem passou por inúmeras mudanças (para melhor), mas os cenários já estavam próximos de sua versão final por conta da abordagem de construir e refinar o jogo parte por parte. Na marca de 35:40 podemos conferir uma apresentação de gameplay e mecânicas do jogo em 2011. Outro ponto de interesse do vídeo, aos 49:40, durante a captura de movimentos da mal interpretada cena em que Lara proclama "I hate tombs.": Toby Gard observa atentamente a performance de Camilla Luddington.

Coincidentemente, faz pouco mais de dez anos que Meagan Marie fez a revelação exclusiva do jogo através da Game Informer. Tempus fugit.