Eu deliberadamente não trouxe ao blog a maior parte dos conteúdos de
protótipos que nossas gerentes de comunidade desenterraram no decorrer do ano
— por favor, certifique-se de que esteja seguindo os canais oficiais de
Tomb Raider, principalmente Twitter e YouTube. Mas, para esse caso aqui, acho que uma
exceção se faz necessária e é mais do que justificada.
Neste vídeo, vemos alguns conceitos que foram explorados durante o
desenvolvimento de Temple of Osiris. Logo de início, antes dos protagonistas sequer
serem modelados, podemos ver a tripulação do Endurance (Reyes, Roth e Jonah)
como personagens jogáveis. Um dos pacotes de DLC até nos trouxe um conjunto de
roupas inspiradas em TR2013, mas poderiam muito bem ter sido personagens
destraváveis.
Além de áreas, puzzles e mecânicas que não chegaram até a versão final do
jogo, como o elevador que se parte e derruba os personagens em uma rampa
gigantesca, vemos dois modos adicionais de jogo. No modo horda, caberia aos
jogadores defender e restaurar estátuas sagradas enquanto a equipe progredia nas
ondas. Um outro modo, onde uma área contínua seria gerada proceduralmente
(algo similar ao modo Endurance, de Rise) foi descartada, pois perdia o foco
de níveis com objetivos e puzzles bem delineados.
LCTOO é um título deveras injustiçado, em minha opinião, e
certamente sofreu indevidamente por ter sido revelado junto ao contrato de
exclusividade de Rise. Eu tenho uma paixão fervorosa pelo jogo, mas reconheço
que ele é curto. Demasiadamente curto. Esses modos certamente ajudariam a
expandir sua vida útil. Com a unificação a caminho, resta esperar por uma ressurreição da subfranquia Lara Croft num futuro distante...