
Ao longo dos últimos anos, o número de crossovers de
Tomb Raider com outras franquias cresceu de forma exponencial —
de tal forma que muitos fãs demonstram um incômodo tangível com a mera
existência de tais colaborações. Por singela curiosidade, eu conduzi uma breve
e simples pesquisa para medir o interesse dos fãs sobre esse tipo de interação
cruzada, cada vez mais comum na indústria como um todo.
Importante: não se trata de uma pesquisa acadêmica, nem profissional, e nem
oficial. Os estúdios responsáveis por essas colaborações certamente possuem
métricas próprias para medir a popularidade e sucesso desses projetos entre
seus usuários.
Sempre digo e volto a repetir: sou um blogueiro pequeno e insignificante
diante de uma comunidade tão grande, e a barreira de idioma certamente
restringe meu público — embora acredite que esse seja um empecilho cada vez
menor, com os constantes avanços de ferramentas de tradução automática. Contei
com a ajuda da comunidade
r/tombraider
e de alguns compartilhamentos no Twitter para propagar a pesquisa.
No decorrer dos últimos vinte dias, obtive 90 respostas. Um número
extremamente baixo, é verdade, e que não serve como um indicador da
popularidade atual de Lara Croft, tampouco dos jogos nos quais ela figurou
nessas colaborações, mas que oferece, por triagem, uma ideia de como a
comunidade responde a esses conteúdos enquanto aguarda por um jogo inédito da
aventureira.
Método
Uma pesquisa online, aberta para o público através de link compartilhado em
duas redes sociais, composta por seis perguntas, apenas uma das quais para
identificar o demográfico participante, ou, para ser mais preciso, para
estabelecer há quanto tempo o jogador se considera fã da franquia. No total,
90 pessoas participaram da pesquisa.
Os participantes foram questionados se conferiram pessoalmente algum dos jogos
que recebeu conteúdo de Tomb Raider, bem como expressaram seu interesse, em escala do tipo Likert, sobre as
colaborações — tanto as que já aconteceram quanto uma série de hipóteses
baseada no histórico de outras franquias.
Para elencar os resultados de forma ordenada, cada nível de interesse na
escala Likert foi respectivamente convertido em pontos (de 1 a 5), e então
multiplicado pelo número de votos que cada opção recebeu.
Uma pergunta de campo descritivo permitia que os participantes informassem
franquias com as quais gostariam de ver conteúdo cruzado, caso as mesmas não
estivessem entre as sugestões hipotéticas, e, para encerrar, pedi se os fãs
gostariam de ver Tomb Raider recebendo conteúdo oriundo de
outras franquias nesse tipo de colaboração.
Os resultados da pesquisa podem ser conferidos através
deste link.
Resultados
A maioria dos participantes (64,4%, n= 58) é fã de
Tomb Raider há mais de 20 anos, e um total combinado de 63,3%
(n= 57) conferiu pessoalmente ao menos um dos crossovers. Deste montante,
38,9% (n= 35) já tinha um histórico prévio com o jogo em questão, enquanto que
24,4% (n= 22) deram uma chance ao jogo tão somente pela presença de nossa
garota.
No que diz respeito ao interesse dos fãs pelas colaborações já existentes,
entretanto, de forma geral a comunidade parece bastante desinteressada. Ou,
melhor dizendo, talvez por conta da ampla variedade de gêneros e estilos, o
público-alvo fica bem disperso e não é unânime.
Com a fórmula de conversão em pontos, as três colaborações mais populares
foram, em ordem: Fortnite, histórias em quadrinhos envolvendo personagens da Top Cow e Image (Witchblade, The Darkness, etc.), e Powerwash Simulator.
E, no outro extremo desse espectro, Hero Wars, Final Fantasy XV Comrades, e World of Tanks foram as colaborações que menos despertaram
interesse por parte dos fãs de Tomb Raider.
Crossover | Escore |
![]() |
Fortnite | 303 | |
Top Cow e Image
(quadrinhos) |
298 | |
Powerwash Simulator | 292 | |
Dead by Daylight | 270 | |
Pinball FX /
Zen Pinball World |
205 | |
Call of Duty: Modern Warfare II /
Warzone |
203 | |
Fall Guys | 190 | |
Naraka: Bladepoint |
187 | |
Magic: The Gathering
(cards) |
177 | |
Lightning Returns Final Fantasy XIII |
175 | |
Brawlhalla | 167 | |
Rainbow Six Siege | 164 | |
Rocket League /
Rocket Racing |
160 | |
Final Fantasy Brave Exvius |
157 | |
Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint |
154 | |
Final Fantasy Brave Exvius: War of the Visions | 152 | |
The Walking Dead: Survivors |
151 | |
State of Survival | 149 | |
World of Tanks | 146 | |
Final Fantasy XV Comrades |
146 | |
Hero Wars Alliance /
Dominion Era |
134 |
Quanto a possíveis colaborações futuras, entre as opções que citei em minha
seleção prévia, percebo uma recepção mais amigável para alguns casos. Os fãs
demonstram maior favorabilidade para crossovers com Resident Evil, Lego, Super Smash Bros., e Assassin's Creed.
Por outro lado, Squad Buster, Asphalt Legends, Brawl Heroes, e UniVersus talvez não encontrem um público muito receptivo
caso venham a receber itens tematizados.
![]() |
Crossover |
Escore |
Resident Evil |
326 | |
LEGO |
312 |
|
Super Smash Bros. |
282 |
|
Assassin's Creed |
276 |
|
Universo DC (quadrinhos) |
254 |
|
Mortal Kombat |
249 |
|
Minecraft |
242 |
|
Hitman |
238 |
|
Universo Marvel (quadrinhos) |
236 |
|
Tekken |
234 |
|
Street Fighter 6 |
220 |
|
Monopoly (jogo de tabuleiro) |
219 |
|
Sackboy / LittleBigPlanet |
212 |
|
Tony Hawk's Pro Skater |
189 |
|
Sonic Racing: Crossworlds |
187 |
|
Genshin Impact |
182 |
|
Power Rangers |
179 |
|
Tartarugas Ninja (quadrinhos) |
178 |
|
WWE |
174 |
|
Zenless Zone Zero |
162 |
|
King of Fighters |
160 |
|
Honkai: Star Rail |
157 |
|
PUBG: Battlegrounds |
154 |
|
UniVersus (cards) |
141 |
|
Brawl Heroes |
139 |
|
Asphalt Legends |
138 |
|
Squad Buster |
133 |
Vivemos um momento onde crossovers se tornaram rotineiros, com novas e
inesperadas colaborações anunciadas com muita frequência. Virtualmente, toda e
qualquer franquia na indústria parece uma opção válida para esse conteúdo,
portanto o campo descritivo visava suprimir essa lacuna. Aproximadamente
metade (n= 47) dos participantes preencheu o campo, e as três franquias mais
citadas foram Indiana Jones, Uncharted, e The Sims, cada qual sendo mencionada por 6 participantes.
Por fim, pouco mais que a metade (54,4%, n= 49) dos participantes é contra a
ideia de que jogos ou spin-offs da saga Tomb Raider hospedem
conteúdos de outras franquias, sob qualquer forma ou contexto.
Conclusão
Antes de comentar os resultados, gostaria de fazer algumas observações. Primeiro, esses números não refletem necessariamente a qualidade do conteúdo oferecido em cada uma das colaborações, mas, sim, o nível de interesse que despertaram nos fãs. E, segundo, crucial e de extrema importância que todos entendam isso, a existência ou não de tais colaborações não afeta de forma alguma o futuro da franquia ou do próximo jogo — assumindo que ele ainda existirá, é claro.
Considerando a controvérsia causada pelo recente crossover com
World of Tanks, admito que os resultados não surpreendem. Enquanto humanos, todos nós somos
muito mais propensos a disseminar sentimentos negativos do que os positivos,
então é apenas natural que a maior parte dos participantes quiseram aproveitar
a oportunidade para expressar o descontentamento com o número de crossovers
que Tomb Raider tem recebido.
Entretanto, é de suma importância considerar que tratam-se de fãs consolidados
há décadas, cada um com um histórico próprio e expectativas de como a franquia
deveria ser manuseada e representada. Não existe uma resposta certa ou
definitiva aqui — todos almejamos que a franquia volte a seus dias de glória,
embora o mercado de hoje seja muito mais diverso e competitivo do que era em
meados dos anos 1990.
Como eu disse anteriormente, crossovers são cada vez mais comuns — inclusive
aqueles que parecem não fazer sentido algum — e não deveriam ser encarados
como um indicativo do rumo que uma franquia está tomando, mas, sim, como uma
possível ponte para explorar conteúdos e cenários que não teriam espaço dentro
de sua série principal.
Propague o amor.
[EN]
Over the span of the last few years, the number of collaborations between Tomb
Raider and other franchises has grown exponentially — in such a way that
many fans display a tangible discomfort with the mere existence of said
collabs. Out of sheer curiosity, I ran a short and simple survey to gauge
fan interest over this type of crossed interaction, which is becoming more
and more common in the industry as a whole.
Important: this is not an academic research, nor a professional and neither
an official one. The studios behind these collabs surely have their own
metrics to analyse the popularity and reception of these projects within the
user bases.
Reformulating a popular reference, "our tomb raider is in another
castle"...
Before commenting the results, I would like to make some observations. First, these numbers do not necessarily reflect the quality of the content offered in each of the collabs, but rather the level of interest they might have yielded on fans. Second, and it is crucial that everyone understands this, the existence or not of said collabs has no affect at all on the future of the franchise or of the next game — assuming it will still exist, of course.
Method
An online survey, open to the public through a link shared in two different
social media platforms, composed by six questions, only one of which served
to identify the participating demographic, or, to be more specific, to
establish for how long the player considers themselves a fan of the
franchise. In total, 90 people took part in the survey.
The participants were asked if they personally checked out any of the games
which received Tomb Raider content, as well as expressed their interest, in
a Likert type scale, in collaborations — both those which have already
happened as well as a series of hypothetical possibilites considering the
history of external franchises.
To rank the entries in order, each level of interest in the Likert scale was
respectively assigned a score (from 1 to 5), and then multiplied by the
number of votes each option received.
One descriptive question allowed participants to type in franchises with
which they would like to see crossed content, in case said franchise was not
listed among the hypothetical possibilites, and, to wrap things up, I asked
fans if they would like to see a future Tomb Raider game host content from
external franchises in collabs.
The original survey results can be accessed following
this link.
Results
The majority of participants (64,4%, n= 58) has been a fan of Tomb Raider
for over 20 years, and a combined total of 63,3% (n= 57) personally checked
out at least one of the crossovers. Out of this total, 38,9% (n= 35) already
had a previous history with the game in question, while 24,4% (n= 22) gave
the game a chance solely because of our girl.
In regards to fan interest towards existing collaborations, however, in
general there seems to be a disinterest from the community as a whole. Or,
rather, there is such a variety of genres and styles that the target
audience gets dispersed and is not unanimous across the board.
With the scoring system in place, the three most popular collaborations
were, in order: Fortnite, comic book series involving Top Cow and Image characters (Witchblade, The Darkness, etc.), and Powerwash Simulator.
And, in the opposite end of this spectrum, Hero Wars, Final Fantasy XV Comrades, and World of Tanks were the collabs which least appealed to
Tomb Raider fans.
Collab | Score |
![]() |
Fortnite | 303 | |
Top Cow e Image
(comics) |
298 | |
Powerwash Simulator | 292 | |
Dead by Daylight | 270 | |
Pinball FX /
Zen Pinball World |
205 | |
Call of Duty: Modern Warfare II /
Warzone |
203 | |
Fall Guys | 190 | |
Naraka: Bladepoint |
187 | |
Magic: The Gathering
(card game) |
177 | |
Lightning Returns Final Fantasy XIII |
175 | |
Brawlhalla | 167 | |
Rainbow Six Siege | 164 | |
Rocket League /
Rocket Racing |
160 | |
Final Fantasy Brave Exvius |
157 | |
Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint |
154 | |
Final Fantasy Brave Exvius: War of the Visions | 152 | |
The Walking Dead: Survivors |
151 | |
State of Survival | 149 | |
World of Tanks | 146 | |
Final Fantasy XV Comrades |
146 | |
Hero Wars Alliance /
Dominion Era |
134 |
When considering possible future collabs, among the options I had previously
selected, I notice a more amicable reception in certain cases. The fans
display a favorable interest towards crossovers with
Resident Evil, Lego, Super Smash Bros., and Assassin's Creed.
On the other hand, Squad Buster, Asphalt Legends, Brawl Heroes, and UniVersus might not find a very receptive audience,
should they receive themed items.
![]() |
Collab |
Score |
Resident Evil |
326 | |
LEGO |
312 |
|
Super Smash Bros. |
282 |
|
Assassin's Creed |
276 |
|
DC Universe (comics) |
254 |
|
Mortal Kombat |
249 |
|
Minecraft |
242 |
|
Hitman |
238 |
|
Marvel Universe (comics) |
236 |
|
Tekken |
234 |
|
Street Fighter 6 |
220 |
|
Monopoly (boardgame) |
219 |
|
Sackboy / LittleBigPlanet |
212 |
|
Tony Hawk's Pro Skater |
189 |
|
Sonic Racing: Crossworlds |
187 |
|
Genshin Impact |
182 |
|
Power Rangers |
179 |
|
Teenage Mutant Ninja Turtles (comics) |
178 |
|
WWE |
174 |
|
Zenless Zone Zero |
162 |
|
King of Fighters |
160 |
|
Honkai: Star Rail |
157 |
|
PUBG: Battlegrounds |
154 |
|
UniVersus (card game) |
141 |
|
Brawl Heroes |
139 |
|
Asphalt Legends |
138 |
|
Squad Buster |
133 |
We are living in a moment where crossovers have become the norm, with new and
unexpected collabs being announced very frequently. Virtually, each and
every franchise in the industry could be seen a valid option for this
content, so the descriptive question meant to cover that gap. Approximately
half (n= 47) of the participants filled in, and the three top suggested
franchises were Indiana Jones, Uncharted, and The Sims, each of which was mentioned by 6 participants.
Finally, a little more than half (54,4%, n= 49) of the participants is
against the idea of games or spin-offs in the Tomb Raider series hosting
content from other franchises, under any shape or context.
Conclusion
Before commenting the results, I would like to make some observations. First, these numbers do not necessarily reflect the quality of the content offered in each of the collabs, but rather the level of interest they might have yielded on fans. Second, and it is crucial that everyone understands this, the existence or not of said collabs has no affect at all on the future of the franchise or of the next game — assuming it will still exist, of course.
Considering the controversy caused by the recent World of Tanks collab, I admit the results are not surprising. We, as humans, are more prone to disseminate negativity rather than positivity, therefore it is only
natural that most of the participants saw this as an opportunity to relay
their disappointment with the amount of crossovers the
Tomb Raider brand has been receiving in recent years.
However, it is extremely important to also take into account that these are fans
which have been established over decades, and each one of them has their own history
and expectations on how the franchise should be handled and represented.
There is no right or definitive answer — we all crave for a return to the
glory days of the franchise, even though the current market is a lot more
diverse and competitive than it was in the middle of the 1990s.
As I have stated earlier, collabs become more common with
each passing day — including some which might not make any sense whatsoever
— and they should not be seen as indicator of the path a franchise is
following, but, rather, as a possible way to explore content and
scenarios that otherwise would not have existed within their own universes.
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