sábado, 2 de agosto de 2025

Resultado de minha pesquisa sobre crossovers

Ao longo dos últimos anos, o número de crossovers de Tomb Raider com outras franquias cresceu de forma exponencial — de tal forma que muitos fãs demonstram um incômodo tangível com a mera existência de tais colaborações. Por singela curiosidade, eu conduzi uma breve e simples pesquisa para medir o interesse dos fãs sobre esse tipo de interação cruzada, cada vez mais comum na indústria como um todo. 
 
Importante: não se trata de uma pesquisa acadêmica, nem profissional, e nem oficial. Os estúdios responsáveis por essas colaborações certamente possuem métricas próprias para medir a popularidade e sucesso desses projetos entre seus usuários.

Sempre digo e volto a repetir: sou um blogueiro pequeno e insignificante diante de uma comunidade tão grande, e a barreira de idioma certamente restringe meu público — embora acredite que esse seja um empecilho cada vez menor, com os constantes avanços de ferramentas de tradução automática. Contei com a ajuda da comunidade r/tombraider e de alguns compartilhamentos no Twitter para propagar a pesquisa. 
 
No decorrer dos últimos vinte dias, obtive 90 respostas. Um número extremamente baixo, é verdade, e que não serve como um indicador da popularidade atual de Lara Croft, tampouco dos jogos nos quais ela figurou nessas colaborações, mas que oferece, por triagem, uma ideia de como a comunidade responde a esses conteúdos enquanto aguarda por um jogo inédito da aventureira.
 
Reformulando uma referência popular, "nossa saqueadora de tumbas está em outro castelo"...
 
Método

Uma pesquisa online, aberta para o público através de link compartilhado em duas redes sociais, composta por seis perguntas, apenas uma das quais para identificar o demográfico participante, ou, para ser mais preciso, para estabelecer há quanto tempo o jogador se considera fã da franquia. No total, 90 pessoas participaram da pesquisa.
 
Os participantes foram questionados se conferiram pessoalmente algum dos jogos que recebeu conteúdo de Tomb Raider, bem como expressaram seu interesse, em escala do tipo Likert, sobre as colaborações — tanto as que já aconteceram quanto uma série de hipóteses baseada no histórico de outras franquias. 
 
Para elencar os resultados de forma ordenada, cada nível de interesse na escala Likert foi respectivamente convertido em pontos (de 1 a 5), e então multiplicado pelo número de votos que cada opção recebeu. 
 
Uma pergunta de campo descritivo permitia que os participantes informassem franquias com as quais gostariam de ver conteúdo cruzado, caso as mesmas não estivessem entre as sugestões hipotéticas, e, para encerrar, pedi se os fãs gostariam de ver Tomb Raider recebendo conteúdo oriundo de outras franquias nesse tipo de colaboração.

Os resultados da pesquisa podem ser conferidos através deste link.
 
Resultados

A maioria dos participantes (64,4%, n= 58) é fã de Tomb Raider há mais de 20 anos, e um total combinado de 63,3% (n= 57) conferiu pessoalmente ao menos um dos crossovers. Deste montante, 38,9% (n= 35) já tinha um histórico prévio com o jogo em questão, enquanto que 24,4% (n= 22) deram uma chance ao jogo tão somente pela presença de nossa garota.
 
No que diz respeito ao interesse dos fãs pelas colaborações já existentes, entretanto, de forma geral a comunidade parece bastante desinteressada. Ou, melhor dizendo, talvez por conta da ampla variedade de gêneros e estilos, o público-alvo fica bem disperso e não é unânime.
 
Com a fórmula de conversão em pontos, as três colaborações mais populares foram, em ordem: Fortnite, histórias em quadrinhos envolvendo personagens da Top Cow e Image (Witchblade, The Darkness, etc.), e Powerwash Simulator.

E, no outro extremo desse espectro, Hero Wars, Final Fantasy XV Comrades, e World of Tanks foram as colaborações que menos despertaram interesse por parte dos fãs de Tomb Raider


Quanto a possíveis colaborações futuras, entre as opções que citei em minha seleção prévia, percebo uma recepção mais amigável para alguns casos. Os fãs demonstram maior favorabilidade para crossovers com Resident Evil, Lego, Super Smash Bros., e Assassin's Creed.

Por outro lado, Squad Buster, Asphalt Legends, Brawl Heroes, e UniVersus talvez não encontrem um público muito receptivo caso venham a receber itens tematizados.

Crossover
Escore
Resident Evil
326
LEGO
312
Super Smash Bros.
282
Assassin's Creed
276
Universo DC (quadrinhos)
254
Mortal Kombat
249
Minecraft
242
Hitman
238
Universo Marvel (quadrinhos)
236
Tekken
234
Street Fighter 6 220
Monopoly (jogo de tabuleiro)
219
Sackboy / LittleBigPlanet
212
Tony Hawk's Pro Skater
189
Sonic Racing: Crossworlds
187
Genshin Impact
182
Power Rangers
179
Tartarugas Ninja (quadrinhos)
178
WWE
174
Zenless Zone Zero
162
King of Fighters
160
Honkai: Star Rail
157
PUBG: Battlegrounds
154
UniVersus (cards)
141
Brawl Heroes
139
Asphalt Legends
138
Squad Buster
133

Vivemos um momento onde crossovers se tornaram rotineiros, com novas e inesperadas colaborações anunciadas com muita frequência. Virtualmente, toda e qualquer franquia na indústria parece uma opção válida para esse conteúdo, portanto o campo descritivo visava suprimir essa lacuna. Aproximadamente metade (n= 47) dos participantes preencheu o campo, e as três franquias mais citadas foram Indiana Jones, Uncharted, e The Sims, cada qual sendo mencionada por 6 participantes.

Por fim, pouco mais que a metade (54,4%, n= 49) dos participantes é contra a ideia de que jogos ou spin-offs da saga Tomb Raider hospedem conteúdos de outras franquias, sob qualquer forma ou contexto.
 
Conclusão

Antes de comentar os resultados, gostaria de fazer algumas observações. Primeiro, esses números não refletem necessariamente a qualidade do conteúdo oferecido em cada uma das colaborações, mas, sim, o nível de interesse que despertaram nos fãs. E, segundo, crucial e de extrema importância que todos entendam isso, a existência ou não de tais colaborações não afeta de forma alguma o futuro da franquia ou do próximo jogo — assumindo que ele ainda existirá, é claro.

Considerando a controvérsia causada pelo recente crossover com World of Tanks, admito que os resultados não surpreendem. Enquanto humanos, todos nós somos muito mais propensos a disseminar sentimentos negativos do que os positivos, então é apenas natural que a maior parte dos participantes quiseram aproveitar a oportunidade para expressar o descontentamento com o número de crossovers que Tomb Raider tem recebido.

Entretanto, é de suma importância considerar que tratam-se de fãs consolidados há décadas, cada um com um histórico próprio e expectativas de como a franquia deveria ser manuseada e representada. Não existe uma resposta certa ou definitiva aqui — todos almejamos que a franquia volte a seus dias de glória, embora o mercado de hoje seja muito mais diverso e competitivo do que era em meados dos anos 1990.
 
Como eu disse anteriormente, crossovers são cada vez mais comuns — inclusive aqueles que parecem não fazer sentido algum — e não deveriam ser encarados como um indicativo do rumo que uma franquia está tomando, mas, sim, como uma possível ponte para explorar conteúdos e cenários que não teriam espaço dentro de sua série principal.

Propague o amor.



[EN]

Over the span of the last few years, the number of collaborations between Tomb Raider and other franchises has grown exponentially — in such a way that many fans display a tangible discomfort with the mere existence of said collabs. Out of sheer curiosity, I ran a short and simple survey to gauge fan interest over this type of crossed interaction, which is becoming more and more common in the industry as a whole.

Important: this is not an academic research, nor a professional and neither an official one. The studios behind these collabs surely have their own metrics to analyse the popularity and reception of these projects within the user bases.
 
I say this often and I'll repeat it once again: I'm a small time blogger and insignificant in front of such a massive community, and the language barrier definitely restricts my audience — although I believe this might become a smaller issue given the constant advances in automated translating tools. I had support from the r/tombraider community plus a handful of reposts on Twitter to spread this survey.

Over the past twenty days, I collected 90 entries. An extremely small number, indeed, and one which cannot be used as a sign to measure Lara Croft's current popularity, neither of the games in which she has shown up in these collabs, but one that offers, by triage, an idea of how the community responds to these contents while waiting for a brand new game starring the adventurer.
 
Reformulating a popular reference, "our tomb raider is in another castle"...
 
Method

An online survey, open to the public through a link shared in two different social media platforms, composed by six questions, only one of which served to identify the participating demographic, or, to be more specific, to establish for how long the player considers themselves a fan of the franchise. In total, 90 people took part in the survey.

The participants were asked if they personally checked out any of the games which received Tomb Raider content, as well as expressed their interest, in a Likert type scale, in collaborations — both those which have already happened as well as a series of hypothetical possibilites considering the history of external franchises.

To rank the entries in order, each level of interest in the Likert scale was respectively assigned a score (from 1 to 5), and then multiplied by the number of votes each option received.

One descriptive question allowed participants to type in franchises with which they would like to see crossed content, in case said franchise was not listed among the hypothetical possibilites, and, to wrap things up, I asked fans if they would like to see a future Tomb Raider game host content from external franchises in collabs.

The original survey results can be accessed following this link.
 
Results

The majority of participants (64,4%, n= 58) has been a fan of Tomb Raider for over 20 years, and a combined total of 63,3% (n= 57) personally checked out at least one of the crossovers. Out of this total, 38,9% (n= 35) already had a previous history with the game in question, while 24,4% (n= 22) gave the game a chance solely because of our girl.

In regards to fan interest towards existing collaborations, however, in general there seems to be a disinterest from the community as a whole. Or, rather, there is such a variety of genres and styles that the target audience gets dispersed and is not unanimous across the board.

With the scoring system in place, the three most popular collaborations were, in order: Fortnite, comic book series involving Top Cow and Image characters (Witchblade, The Darkness, etc.), and Powerwash Simulator.

And, in the opposite end of this spectrum, Hero Wars, Final Fantasy XV Comrades, and World of Tanks were the collabs which least appealed to Tomb Raider fans.


When considering possible future collabs, among the options I had previously selected, I notice a more amicable reception in certain cases. The fans display a favorable interest towards crossovers with Resident Evil, Lego, Super Smash Bros., and Assassin's Creed.

On the other hand, Squad Buster, Asphalt Legends, Brawl Heroes, and UniVersus might not find a very receptive audience, should they receive themed items.

Collab
Score
Resident Evil
326
LEGO
312
Super Smash Bros.
282
Assassin's Creed
276
DC Universe (comics)
254
Mortal Kombat
249
Minecraft
242
Hitman
238
Marvel Universe (comics)
236
Tekken
234
Street Fighter 6 220
Monopoly (boardgame)
219
Sackboy / LittleBigPlanet
212
Tony Hawk's Pro Skater
189
Sonic Racing: Crossworlds
187
Genshin Impact
182
Power Rangers
179
Teenage Mutant Ninja Turtles (comics)
178
WWE
174
Zenless Zone Zero
162
King of Fighters
160
Honkai: Star Rail
157
PUBG: Battlegrounds
154
UniVersus (card game)
141
Brawl Heroes
139
Asphalt Legends
138
Squad Buster
133

We are living in a moment where crossovers have become the norm, with new and unexpected collabs being announced very frequently. Virtually, each and every franchise in the industry could be seen a valid option for this content, so the descriptive question meant to cover that gap. Approximately half (n= 47) of the participants filled in, and the three top suggested franchises were Indiana Jones, Uncharted, and The Sims, each of which was mentioned by 6 participants.
 
Finally, a little more than half (54,4%, n= 49) of the participants is against the idea of games or spin-offs in the Tomb Raider series hosting content from other franchises, under any shape or context.
 
Conclusion

Before commenting the results, I would like to make some observations. First, these numbers do not necessarily reflect the quality of the content offered in each of the collabs, but rather the level of interest they might have yielded on fans. Second, and it is crucial that everyone understands this, the existence or not of said collabs has no affect at all on the future of the franchise or of the next game — assuming it will still exist, of course.

Considering the controversy caused by the recent World of Tanks collab, I admit the results are not surprising. We, as humans, are more prone to disseminate negativity rather than positivity, therefore it is only natural that most of the participants saw this as an opportunity to relay their disappointment with the amount of crossovers the Tomb Raider brand has been receiving in recent years.

However, it is extremely important to also take into account that these are fans which have been established over decades, and each one of them has their own history and expectations on how the franchise should be handled and represented. There is no right or definitive answer — we all crave for a return to the glory days of the franchise, even though the current market is a lot more diverse and competitive than it was in the middle of the 1990s.

As I have stated earlier, collabs become more common with each passing day — including some which might not make any sense whatsoever — and they should not be seen as indicator of the path a franchise is following, but, rather, as a possible way to explore content and scenarios that otherwise would not have existed within their own universes.

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