segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como seria um kit de Tomb Raider para LittleBigPlanet?

Para quem não sabe, LittleBigPlanet é um título de plataforma exclusivo para PlayStation 3 com a premissa "Jogue. Crie. Compartilhe." Essencialmente, além da campanha básica, o jogo permite criar e editar níveis e compartilhar eles gratuitamente com todos os outros jogadores através da PSN.

Não se iluda acreditando que os milhões de níveis disponíveis são genuínos ou sequer bons: rola muita coisa ruim e inacabada, além é claro daqueles feitos com o único objetivo de facilitar a vida dos caçadores de troféus (o nível que eu tenho publicado sob meu nome, que eu simplesmente copiei dos que estavam online, segue essa linha -- 5 vezes, até, para agilizar ainda mais). Entretanto, não dá para negar que também existe bastante coisa interessante.

Outra coisa interessante de LittleBigPlanet é que existem muitas franquias licenciadas oficialmente e disponibilizadas para uso no jogo através de pacotes de conteúdo adicional pagos, os infames DLCs. Apenas dois kits oferecem suporte a troféus (os baseados em Metal Gear Solid e Pirates of the Caribbean), que, até onde eu sei, também são os únicos que além de roupas e objetos trazem fases prontas. Demais pacotes incluem apenas roupas e objetos, mas a variedade é imensa: desde super-heróis da Marvel até personagens de Final Fantasy podem ser adquiridos e utilizados no jogo.


Como um todo, em minha opinião, LittleBigPlanet não chega nem aos pés da comunidade estabelecida pelo Tomb Raider Level Editor, mas o propósito é outro e o público alvo definitivamente não é o mesmo. Enquanto eu fazia minha campanha pelo troféu de platina de LittleBigPlanet, eu encontrei algumas fases que se destacaram por transcrever bem a atmosfera de Tomb Raider para esse universo tão diferente. Teria sido sensacional se fosse lançado como um DLC oficial, com direito à acessórios e objetos, na minha opinião.

As fases abaixo podem ser facilmente encontradas no jogo e Kiminski, o criador das fases, disponibilizou os vídeos abaixo no YouTube. A título de curiosidade, vale a pena conferir essa trilogia.

Lara Cloth - The Great Pyramid


Lara Cloth - The Eye of the Gods


Lara Cloth - Helgardh