segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como seria um kit de TR para LittleBigPlanet?

Para quem não sabe, LittleBigPlanet é um título de plataforma exclusivo para PlayStation 3 com a premissa "Jogue. Crie. Compartilhe." Essencialmente, além da campanha básica, o jogo permite criar e editar níveis e compartilhá-lhos gratuitamente com todos os outros jogadores através da PSN.

Não se iluda acreditando que os milhões de níveis disponíveis são genuínos ou sequer bons: rola muita coisa ruim e inacabada, além daqueles feitos com o único objetivo de facilitar a vida dos caçadores de troféus (o nível que eu tenho publicado sob meu nome, que eu simplesmente copiei dos que estavam online, segue essa linha — 5 vezes, até, para agilizar ainda mais o processo). Entretanto, não dá para negar que também existe bastante coisa interessante.

Outra coisa interessante de LittleBigPlanet é que existem muitas franquias licenciadas oficialmente e disponibilizadas para uso no jogo através de pacotes de conteúdo adicional pagos, os infâmes DLCs. Apenas dois kits oferecem suporte a troféus (os baseados em Metal Gear Solid e Pirates of the Caribbean), que, até onde eu sei, também são os únicos que incluem fases prontas. Demais pacotes possuem apenas roupas e objetos, mas a variedade de DLCs é imensa: desde super-heróis da Marvel até personagens de Final Fantasy podem ser adquiridos e utilizados no jogo.
Como um todo, em minha opinião, LittleBigPlanet não chega nem aos pés da comunidade estabelecida pelo Level Editor, mas o propósito é outro e o público alvo definitivamente não é o mesmo. Enquanto eu fazia minha campanha em busca do troféu de platina de LittleBigPlanet, eu encontrei algumas fases que se destacaram por transcrever bem a atmosfera de Tomb Raider para esse universo tão diferente. Teria sido sensacional se fosse tivéssemos recebido um DLC oficial, com direito à acessórios e objetos, na minha opinião.

As fases da série "Lara Cloth" podem ser facilmente encontradas no jogo e Kiminski, o criador das fases, disponibilizou os vídeos abaixo no YouTube. A título de curiosidade, vale a pena conferir essa trilogia: