segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tomb Raider Gold: Unfinished Business


Unfinished Business é o pacote de expansão do primeiro jogo da série. Equivalente aos DLCs de hoje em dia, na época eram distribuídos de duas formas: gratuitamente, de posse do jogo original, através da Internet (e naquela época, baixar 10mb não era pouca coisa, afinal todos tínhamos conexões dial-up com velocidades de 56kbps), e também através das edições "Gold", onde as distribuidoras dos jogos incluíam o conteúdo extra no pacote original, assim recolocando um jogo "antigo" nas prateleiras por um preço mais acessível (o que ainda acontece hoje em dia também).

Esse jogo pode ser visto como uma sequência direta do original, embora não exista uma história propriamente desenvolvida, e divide-se em dois atos. O primeiro leva Lara de volta ao Egito, na agora inundada cidade de Khamoon, para investigar as misteriosas estátuas felinas. O segundo ato acontece na mesma ilha perdida de Atlântida (entre o final de The Great Pyramid e a animação onde a pirâmide em questão explode), onde os mutantes continuam a se proliferar — e cabendo à Lara a interrupção definitiva do processo iniciado por Natla.
Os três pacotes de expansão da série clássica foram desenvolvidos por uma pequena equipe da própria Eidos, utilizando as ferramentas e materiais originais da Core Design. TRUB foi lançado em 1998, poucos meses depois que Dagger of Xian chegou ao mercado. Sim, eu deveria postar somente após as postagens de TR2, mas por conveniência (e lógica), vou revisitar essa expansão antes do segundo jogo. Novamente, isso talvez não seria possível numa máquina moderna sem o Glidos.

Ainda naquela época eu havia escrito um detonado para estes níveis. Lembro que a primeira edição era um passo-a-passo literal, com mais de 10 páginas de texto contínuo. Ao longo dos anos, fui revisando e refinando o artigo, além de formatá-lo de forma similar aos detonados publicados pela Ação Games (extinta revista nacional de games), que, na minha opinião, sempre foram os melhores. Na ocasião certa, compartilharei esse arquivo aqui no blog.