
As duas mesas virtuais de Tomb Raider Pinball foram
disponibilizadas para diferentes plataformas no final de junho, e, embora eu
tenha as adquirido no exato instante que foram lançadas, não consegui
conciliar com tantas outras atividades paralelas que disputam o limitado tempo
livre que a vida adulta e um emprego presencial de turno integral permitem.
Muitos anos atrás, eu
expressei no blog
meu desejo de ver um jogo de pinball licenciado da franquia. Dentre as
diferentes versões disponibilizadas, passei mais tempo com a de
Pinball FX, no PlayStation 5, por questão de comodidade. Em meu dispositivo atual,
Zen Pinball World "engasga" com muita frequência, comprometendo
o ritmo frenético de um jogo assim; e não possuo os equipamentos necessários
para conferir Pinball FX VR em casa mas visitei parentes
especificamente para esse fim.
Na versão em realidade virtual, você se encontra dentro de um cluba de
fliperama. Ainda não estou familiarizado o suficiente com a tecnologia, então
vou repetir o que sempre digo nesses casos: a sensação de estar lá é muito
convincente. Como meu tempo era limitado, pedi para meu sobrinho gravar tudo
que possível, mas a qualidade da gravação não é ideal — serve para ilustrar
essa postagem, porém. Se você tiver a oportunidade para conferir pessoalmente,
não hesite!
Em se tratando de pinball, em qualquer forma, devo admitir que há uma
dicotomia terrível em sua jogabilidade: é rápida e viciante, mas também
extremamente frustrante. Talvez seja apenas uma pressão psicológica, mas a
impressão que passa é que, mesmo em seu formato virtual, o sistema é
manipulado. Mesmo que você não esteja alimentando fichas repetidamente a uma
máquina, é muito comum ver a bola rolando numa trajetória quase que direta
para as caçapas.
E isso, infelizmente, é um aspecto negativo. As mesas de nossa franquia, em
particular Adventures of Lara Croft, são absurdas na quantidade de
referências e de easter eggs, mas você acaba os encontrando apenas
casualmente, na base de repetidas jogatinas. Estratégias talvez até existam,
mas parece que sempre que você inicia um dos chamados "modos principais",
justamente quando o jogo pede que você acerte determinados alvos dentro de um
período de tempo extremamente curto, a bola vai para qualquer outro lugar ao
invés. E, assim que o tempo acaba, surpresa: a bola acerta exatamente o alvo
que você esteve tentando atingir até então...
Enfim, essa é uma observação minha sobre pinball em geral. Falemos, então,
sobre as mesas.
Adventures of Lara Croft é um verdadeiro deleite, do ponto de vista de
um fã de longa data — há mais de 27 anos, em meu caso. Existem seis modos
principais aqui, cada qual iniciado após atingir o globo quatro vezes. Cada
modo representa uma caça a artefatos de um jogo da saga, e praticamente toda a
saga principal está presente, de uma forma ou outra (o único jogo sem
representação alguma é Angel of Darkness).
Você recebe um minuto para fazer com que a bola atinja os locais iluminados ou
passe pelo trajeto onde os artefatos estão posicionados, podendo adicionar 15
segundos ao lançar a bola no globo novamente, sem nunca exceder o limite de 60
segundos. Em alguns casos, um minigame de combate é iniciado no canto superior
da mesa, onde você precisa acertar alvos móveis com uma quantidade limitada de
balas para ser bem sucedido.
Se o tempo esgotar, você pode iniciar o modo novamente da mesma forma, mas seu
progresso daquela busca em questão será perdido. Agora, se você tiver sucesso,
uma luz se acende no fundo da mesa. E aqui vem uma parte que não pude conferir
pessoalmente por pura falta de habilidade: completando os seis modos
principais numa partida (que é limitada a três bolas), você tem acesso a um
sétimo modo inspirado pela trilogia Survivor, que funciona exatamente da mesma forma mas com a mudança no tema e
diálogos.
Visualmente, a mesa é bem colorida e faz uma mistureba maluca ao usar
elementos de tantas ambientações lado a lado. Canais de Veneza, a grande
muralha da China, estátuas de Shiva, texturas de Atlântida... quanto mais você
observar, mais referências pode encontrar. Até mesmo a gravura egípcia da
arqueóloga, vista nos níveis de Unfinished Business, está ali. Uma curiosidade que poucos perceberão: a arte de Willard não é
oficial, mas sim oriunda dos
fascículos da editora Atlas.
As falas de Lara Croft incluem citações dos jogos em questão, bem como
diálogos completamente inéditos e que respeitam o material-fonte: no caso da
busca pela Adaga de Xian, por exemplo, a caça ao tesouro inicia com uma
frase do manual de instruções do jogo, sendo que nem o próprio Dagger of Xian contava com tal frase
em forma verbal. Zip está presente, trazendo consigo algumas de suas linhas de
diálogo originais, e a cereja no topo do bolo, para mim, é o uso de frases de
Re\Visioned. Como eu disse, um prato cheio para os fãs, é uma pena que eles estejam
sempre ocupados demais inventando motivos para difamar e odiar a
franquia.
A segunda mesa, Secrets of Croft Manor, é construída com base na mansão
da aventureira. De forma geral, parece usar a que vimos em
Rise e Shadow como ponto de partida, mas o
labirinto da mansão clássica é usado na decoração da mesa.
Os modos principais de jogo aqui são levemente diferentes. Ao lançar a bola
quatro vezes na lareira, você inicia uma atividade inspirada pelas áreas da
mansão, como ginásio, biblioteca, e até o próprio labirinto. Com todos eles
concluídos, você revela o Atlas na sala de tesouro secreta da mansão (que,
novamente, até então não conferi pessoalmente por motivos de habilidade).
As linhas de diálogo aqui parecem ser todas inéditas, e, no lugar de Zip,
temos o mordomo Winston nos comentários adicionais. Em certas ocasiões, ele
próprio surge como um alvo móvel que você deve atingir para receber pontos
bônus, numa singela homenagem ao nível de treinamento de
Adventures of Lara Croft, suspeito.
Existem diversos itens tematizados a serem destravados (ao menos em
Pinball FX) para decorar a sua sala, que fica visível no menu principal. Também existem
cartelas de fundo para o seu perfil que estão atreladas a um modo de desafio,
chamado Questline, onde você deve atingir pontuações determinadas sob
restrições adicionais. Ou seja, existe um modo ainda mais difícil do que o
normal.
Tudo dito e feito, é possível acessar as mesas no modo de "treinamento", onde
você não participa das leaderboards e também não recebe pontos de XP para seu
perfil, mas pode jogar o quanto desejar dentro da limitação de 1 hora ao
invés. Considerando que você normalmente perde uma de suas três bolas em uma
questão de segundos, é uma alternativa mais do que bem-vinda para aqueles
momentos em que você precisa simplesmente se desconectar do mundo real com
qualquer distração possível. Felizmente, ainda posso contar com Lara Croft para isso.