domingo, 10 de agosto de 2025

Curiosidade: Cena deletada de Legend surge

DYK: There’s an unused cinematic in the TRL files (the PSP version)
byu/LeonardoArcie inTombRaider
 
Surgiu quatro anos atrás, na verdade, mas eu só tomei conhecimento agora devido a esta postagem recentemente feita em r/tombraider.
 
Em 2006, Legend teve um lançamento segmentado, com alguns intervalos entre as diversas versões que recebeu. Quando estavam promovendo a versão para PSP, que foi lançada apenas dois meses após as primeiras versões do jogo, uma captura oficial de tela sempre levantou dúvidas entre os membros do extinto fórum oficial da Eidos.

O cenário da screenshot (confira a imagem no. 294 nessa extensiva galeria do portal World of Tomb Raider) deixava bem claro que se tratava do nível no Peru; mais precisamente na área final do nível, quando Lara deixa Anaya sozinha na superfície enquanto invade as ruínas no local. Nesse momento, Anaya percebe que os mercenários seguiram elas e Lara pede para que ela permaneça escondida.

A expressão de Lara na screenshot demonstra derrota, e as barras pretas deixavam claro que tratava-se de uma cutscene. Especulávamos que seria uma cena de game over alternativa, caso o jogador não eliminasse os mercenários antes que eles chegassem até Anaya. Mesmo deixando o console rodando por horas, tentando fracassar intencionalmente nesse resgate, tal animação jamais ocorre na versão final do jogo — nem mesmo na versão para PSP, de onde a imagem teria vindo.
 
Graças a iniciativas que documentam protótipos dos jogos, alguns anos atrás uma versão beta de TRL veio à tona. Acessar esse tipo de conteúdo nem sempre é fácil, já que depende de equipamentos especificos, mas alguns jogadores o fizeram e compartilharam vídeos dessas versões em desenvolvimento. A cutscene em questão, por exemplo, pode ser conferida neste vídeo.

Uma mera curiosidade que, enfim, é elucidada.

Vale lembrar que uma cena trivial de Adventures of Lara Croft havia sido resgatada no passado e acabou sendo incorporada em I-III Remastered. Além disso, Soul Reaver 1&2 Remastered traz uma seção de extras contendo versões jogáveis de níveis de demonstração não existentes nas versões finais dos respectivos jogos. TRL é notório pela quantidade de conteúdo removido (sem falar em extras exclusivos), me pergunto se uma possível remasterização receberia o mesmo carinho para resgatar e preservar todo esse conteúdo perdido...