domingo, 11 de fevereiro de 2024

Enredos de Tomb Raider I-III Remastered

O iminente lançamento de I-III Remastered marca a primeira vez que uma grande parcela de jogadores terá contato com os três pacotes de expansão dos jogos clássicos. Desenvolvidos por uma pequena equipe americana da Eidos para distribuição gratuita por download (com exceção de The Lost Artifact, que a Eidos decidiu vender como um produto próprio), nenhuma das expansões conta com cutscenes para contextualizar as respectivas aventuras.
 
Isso não significa que sejam aventuras sem propósito, claro. O que acontece é que o pano de fundo usado para cada expansão era apresentado, brevemente, no manual de instruções. Como manuais deixaram de existir há tempos (e, no caso de I-III Remastered, acredito que sequer um disco teremos), achei que seria uma boa oportunidade para montar essa postagem a quem possa interessar.
 
Como duas das expansões estão diretamente atreladas aos jogos-base, optei por encorpar a postagem com seus respectivos enredos também. Nesse processo, observei algumas discrepâncias nas traduções presentes nas versões nacionais (publicadas pelas editoras Brasoft e Greenleaf na época), então fui atrás dos manuais originais para traduzir e compilar as histórias abaixo, complementando cada caso com alguns comentários próprios. 
 
São histórias simples e funcionais, mas admitidamente não são necessárias para sua diversão.

[ * * * ]

• Tomb Raider I:
Lara Croft, filha do lorde Henshingly Croft, foi educada para ser uma aristocrata desde seu nascimento. Após finalizar seus estudos, aos 21 anos, uma vida de luxo e riqueza parecia garantida para Lara. Mas, em sua volta para casa de uma viagem para esquiar, o avião que havia fretado caiu no coração da cordilheira do Himalaia.

Única sobrevivente, Lara aprendeu a depender de si mesma para sobreviver à condições hostis a um mundo de distância da segurança com a qual estava acostumada. Duas semanas mais tarde, quando chegou ao vilarejo de Tokakeriby, suas experiências haviam causado-lhe um impacto profundo.

Incapaz de tolerar a atmosfera claustrofóbica e sufocante da sociedade britânica de alta classe, ela percebeu que só sentia-se realmente viva quando estava viajando sozinha. No decorrer dos oito anos seguintes, ela adquiriu um conhecimento íntimo das civilizações antigas ao redor do mundo. A família logo deserdou sua filha pródiga, e ela tornou-se escritora para financiar suas viagens.

Famosa por descobrir diversos sítios antigos de grande interesse arqueológico, ela criou um nome para si mesma publicando livros de viagem e detalhados diários de suas explorações.
Curiosamente, todos os manuais de TR1 trazem essa primeira versão da biografia da aventureira no manual, sem oferecer um contexto relevante para o jogo em si. Mas as cenas de animação no jogo narram tudo o que você precisa saber, desde o início quando Lara Croft é contratada para encontrar um artefato em uma cidade perdida da civilização inca...

• Assuntos Inacabados:
Dois níveis para especialistas sobre o dramático retorno de Lara à Atlântida. Lara descobriu a existência de um segmento arruinado da cidade alienígena, supostamente contendo uma colmeia de criaturas sobreviventes protegendo uma incubadora. Ela precisa destruí-los antes que eles se proliferem novamente!

"A ideia por trás de 'Unfinished Business' era criar um final alternativo para o jogo, no qual Lara estaria diante de uma horda esmagadora de criaturas alienígenas defendendo o centro de seu território... É apresentada como um desafio para especialistas, com a intenção de ser jogada como uma continuação do jogo original. Uma forma clara de arquitetura alienígena foi criada com lugares e conexões lógicas, de forma que jogadores atentos possam tomar decisões informadas sobre onde os objetivos dos níveis podem estar. Transparências foram usadas em todos lugares para criar uma 'sensação de lugar', e, claro, para sinalizar futuros (e frequentamente mortais) confrontos!"
• A Sombra do Gato:
Lara retorna à cidade de Khamoon para descobrir o segredo da curiosamente bela estátua do gato, e parte em uma nova aventura seguindo a trilha do gato até sua mortal e misteriosa conclusão.

"A estátua do gato descoberta no jogo original desengatilhou uma série de ideias. E se Lara retornasse a Khamoon para investigar? E se as ruínas estivessem alagadas? E se a estátua na verdade indicasse o caminho para uma tumba não descoberta, dedicada às lendárias deusas felinas egípcias? Nós desenvolvemos uma história ao redor de gatos, em murais e hieróglifos, com gatos benevolentes que te guiam e gatos malevolentes que querem seu sangue! Enigmas foram desenvolvidos com base na interpretação egípcia das 'nove vidas do gato', portanto você sabe que não terá muita sorte na câmara de Seth!"
Os comentários entre aspas são de Phil Campbell, responsável pela construção dos níveis nos três pacotes de expansão. Em diversas ocasiões, ele comentou que a ordem correta seria iniciar em Atlântida, ao contrário do lançamento original que colocava o episódio no Egito à frente e permitia que o jogador se equipasse com uma abundância de armas e kits médicos para essa incursão. Assim sendo, vale notar que a rampa por onde Lara escapa da pirâmide no final de TR1 é a mesma onde o primeiro nível inicia, então presumidamente a animação final ocorre apenas após o término desse episódio bônus em Atlântida (as palavras-chave importantes aqui são: final alternativo). 
 
Se precisar de ajuda com o pacote de expansão, no passado eu escrevi e publiquei um guia no blog.
 
[ * * * ]

• Tomb Raider II:
De acordo com a lenda, quando você crava a Adaga de Xian em seu coração, você adquire o poder do dragão. Literalmente.

Na China Antiga, o Imperador detinha esse poder e ao lado de seu exército, representava uma potência formidável. Com tamanho poder, ele estendeu seu domínio por todo o vasto território que hoje é a China.

Sua batalha final, porém, terminou em derrota. Enquanto a população ao seu redor se subjugava, os monges guerreiros do Tibete não recuaram e lutaram bravamente contra o seu mal. Conhecendo o poder da adaga, eles conseguiram removê-la do coração do Imperador Dragão, reduzindo ele e todo o seu exército à carnificina. A adaga foi devolvida a seu devido lugar dentro da Grande Muralha, e selada para todo o sempre...

Agora, três grupos têm especial interesse na adaga, e cada um com motivos completamente diferentes.

Lara Croft, eterna aventureira, é um deles. Durante sua aventura, ela vai encontrar os outros dois...
A saber, os outros dois grupos são representados pelos cultistas do clã italiano Fiamma Nera, liderados por Marco Bartoli; e os monges tibetanos, ainda com o intuito de proteger a adaga e evitar que caia em mãos erradas. E o que tal adaga representa para Lara? Mais um artefato valioso para sua coleção, naturalmente.

• A Máscara Dourada:
Durante uma de suas pesquisas investigativas rotineiras, Lara encontra algumas 'pistas' fazendo referências a uma pequena ilha no Mar de Bering: a Ilha de Melnikov. Uma fotografia mostra um inuíte caçador de baleias segurando o que parece ser uma antiga Máscara Dourada; um velho jornal de 1945 cita um conflito causado por uma descoberta de ouro no Alasca; e uma planta secreta em russo detalha algum tipo de base de mineração com fortificação militar. Fixada na ideia de encontrar a máscara, Lara acredita que pode ser a, há muito tempo perdida, Máscara Dourada de Tornarsuk — um "Espírito Supremo" —, dita conceder poderes de reanimação para seu portador.

Próxima parada: Alasca.
Dentro dessa trilogia, este é o único pacote de expansão que não dá sequência aos eventos do respectivo jogo-base. Note que após o término desse episódio, assumindo que você encontre todos os segredos (se precisar, escrevi um detonado para o blog), Lara vivencia um pesadelo literal em Las Vegas...

[ * * * ] 

• Tomb Raider III:
Milhões de anos atrás, um meteoro sobreviveu a travessia pela atmosfera da Terra, impactando o então quente clima da Antártida...
 
Uma tribo de polinésios foi a primeira a descobrir essa região. Apesar das condições agora congelantes, havia uma abundância anormal de vida e então a tribo criou seu assentamento ali, venerando a cratera do meteorito pelos poderes que parecia possuir.

Gerações mais tarde, eventos catastróficos forçaram a tribo a fugir, aterrorizada...
 
Hoje, essa mesma região está sendo escavada por uma companhia de pesquisas, RX Tech, que vem obtendo leituras incomuns da zona de impacto do meteoro. E é nessa zona que eles encontram o corpo de um marinheiro da viagem do Beagle, de Charles Darwin. Aparentemente, alguns dos marinheiros exploraram o interior da cratera...

Seguindo uma história em um dos diários do marinheiro, a RX Tech começou a tomar grande interesse não apenas na área da cratera, mas também em outras partes do globo para onde esses marinheiros viajaram... e onde morreram...

Um desses lugares é a Índia, onde Lara está atualmente procurando pelo lendário artefato de Infada. Sem conhecer sua verdadeira história, ela apenas sabe que nas crenças locais ele possui grandes poderes e foi reverenciado por tribos através de gerações...

Logo, ela descobrirá muito mais...
Em TR3 já fica mais claro que eles estavam tentando desenvolver histórias mais elaboradas, mas tudo ainda permanece no reino da fantasia, tomando o próprio ponto de partida com o artefato de Infada. Ao todo, quatro artefatos forjados a partir do meteorito foram levados para diferentes regiões do mundo, mas a história atinge seu clímax com o retorno de todos eles na cratera na Antártida...

• O Artefato Perdido:
Meros minutos se passaram desde que a horrenda criatura que o Dr. Willard havia se transformado deu seu último suspiro em seu ciclo de vida brutalmente curto. O experimento havia fracassado, e o reluzir da imortalidade voltou para as estrelas de onde tinha vindo.

Lara observa silenciosamente, ignorando a pressão do forte vento antártico. Repentinamente uma silhueta irregular surge do gigantesco e escuro precipício da caverna do meteorito. É Willard, um humano renascido mas nos estertores da morte. Sua mão gesticula freneticamente, uma gargalhada gutural rompe o silêncio, e a figura cai e permanece imóvel.

Com a neve já formando uma horripilante mortalha sobre o corpo, Lara rapidamente tira o objeto da mão do falecido. Uma carteira, com seu monograma W, agora tristemente sobre os restos mortais de Willard. Em seu interior, uma coleção comum de lembranças esfarrapadas, uma mistura de moedas estrangeiras e... mas não é possível! Uma expressão familiar toma o rosto de Lara: uma sobrancelha levantada e um sorriso irônico e esperto. À sua frente, um telegrama exigindo um retorno urgente para tomar posse de outro artefato, agora protegido pela neblina escocesa na propriedade de Willard no Lago Ness.

"A aventura continua," Lara diz para nada além da sombria gargalhada de Willard ainda ecoando em seus ouvidos. "Então há um quinto..."
E, para encerrar, eis a introdução de TLA. Esse é o único pacote de expansão para o qual Phil Campbell fez descrições completas para cada um dos níveis, e todo o teor desse material, exatamente como constava no manual de instruções, está transcrito no detonado que escrevi para o blog alguns anos atrás. 
 
Essa talvez tenha sido a postagem mais questionável neste blog, mas representa bem quem eu sou.