segunda-feira, 1 de abril de 2019

Éons Sombrios

Após uma jornada de quase 5 anos, eu mal acredito que finalmente estou trazendo esse conteúdo para o blog. Dark Aeons é primeira história em quadrinhos de Lara Croft, lançada exclusivamente na França pela editora Glénat em 1999. Com o apoio do amigo Gustavo V., ferramentas como Duolingo e Google Tools, e, igualmente importante, uma tradução para inglês disponibilizada recentemente pelo forumite Bomb Fighter, finalmente pude entender — e traduzir — essa HQ.

Em algum lugar na América, um velho professor de Lara Croft encontra uma máscara misteriosa que causa terremotos no local. Ao chegar para investigar, Lara encontra nativos tentando realizar um ritual para despertar Drachnen-Skhân com a dita máscara, prontamente impedidos por uma milícia. Ela escapa e parte para Praga, em busca de respostas com um tal Sachaev, um professor que havia dedicado sua vida a esse mito.

Chegando lá, ela descobre que ele faleceu há três anos, e sua filha fica incrédula com a revelação de que ele estava correto. Lara trouxe consigo a máscara de Drachnen-Skhân, que reagiu ao ambiente e causou um deslizamento de terra, revelando novas câmaras abaixo das tumbas locais. Sachaev conta a lenda da máscara, proveniente de milênios atrás quando a Terra ainda era unificada e governada pelos imortais. Após uma guerra, o último dos imortais concentrou todo seu poder em uma máscara e a usou para separar a pangeia em sete partes (ela faz questão de nominar Atlântida). Desde então, esse ser antediluviano ficou dormente nas profundezas da Terra, no fundo dos chamados nexos; cavidades reveladas pela máscara nas divisas das placas tectônicas.

A milícia persegue as moças até esse nexo em Praga, mas Lara inverte a situação e descobre que trata-se do Grupo Salamandra. O comandante revela que eles trabalham para o governo dos EUA com o objetivo de neutralizar ameaças paranormais. Ele repudia as crenças folclóricas em torno da máscara e dos nexos, mas fala que alterações nas placas tectônicas poderiam ser catastróficas. Ele as convence a se unirem à equipe para impedir os cultistas, que iriam se reunir para tentar novamente realizar o ritual no nexo mais poderoso, localizado na Indonésia.

Ao chegar lá, o esquadrão da Salamandra revela ser renegado e decide que, ao invés de destruir a ameaça, eles deveriam usar esse poder para eliminar todos os antigos inimigos dos EUA e garantir a supremacia eterna do país. Como não poderia deixar de ser, Lara sobrevive às tentativas de assassinato e revida, roubando um helicóptero e disparando um míssil contra o templo onde o ritual de despertar estava acontecendo. Com milênios de história reduzidos à cinzas, Sachaev fica frustrada e entende a reputação de Lara como uma arqueóloga imprudente e descuidada, mas aceita imediatamente a oportunidade de trabalhar com ela em outra escavação dias depois.

Enquanto isso, no quartel-general da Salamandra, alguém observa atentamente as ações de Lara Croft e afirma que ela será necessária para lidar com a terrível situação que está se formando...

[ * * * ]

Um elemento bacana dessa história é um que já foi amplamente explorado nos jogos (em particular, na trilogia Legend), de que vários mitos ao redor do mundo usam nomes diferentes. No caso, Drachnen-Skhân é outro nome para Ahriman ou Tlaltecuhtli. Os seus diversos tentáculos me fizeram lembrar da divindade de The Lost Cult... Além disso, o posicionamento estratégico dos nexos nos pontos de divisa das placas tectônicas é bastante similar ao conceito explorado em Underworld, dez anos mais tarde. Curiosas coincidências.

Para encerrar, vale notar que esse era apenas o primeiro de uma série de três volumes. Como sabemos, a Eidos licenciou Tomb Raider para a editora americana Top Cow naquele mesmo ano, invalidando o contrato local da Eidos francesa. A editora Glénat até foi proibida de comercializar Dark Aeons, tornando a HQ um item de colecionador.

Em 2011, em entrevista ao portal Laraider, o autor comentou brevemente o que teria acontecido: Lara ficaria presa em um templo na América do Sul, cercada por um exército russo, e, ao encontrar outra máscara, todo o mundo ao seu redor mudaria. Certa de que estava delirando, ela acabaria testemunhando a chegada dos conquistadores e, assim, descobriria que além de uma conexão espacial, os nexos também estavam diretamente ligados pelo tempo. No terceiro volume, ela encontraria uma terceira máscara em plena Segunda Guerra Mundial...

Caso tenha interesse, todos os diálogos traduzidos para português podem ser conferidos neste arquivo. Por questões legais e de direitos autorais, as páginas da história em quadrinhos propriamente ditas não podem ser compartilhadas. A título de curiosidade, essa história também foi publicada através das páginas da coleção francesa Les Dossiers Officiels, anos mais tarde.