domingo, 8 de setembro de 2019

Curiosidade: Pinball virtual de Tomb Raider


Pessoalmente, eu sempre tive um certo desejo de que um "Tomb Raider Pinball" oficial viesse a existir. Eu acredito que seria o tipo de jogo perfeito para se ter em consoles portáteis (vide Metroid Pinball e Pokémon Pinball) — talvez smartphones, nos dias atuais —, e elementos para construir inúmeras mesas diferentes certamente não faltariam. 

Entretanto, eu conheço muito bem nossa comunidade e consigo prever exatamente o tipo de reação que um spin-off desse gênero causaria. Além dos fãs, também suspeito que os "influenciadores digitais" torceriam o nariz imediatamente (não muito diferente do que já acontece, convenhamos).

Com a quantidade sempre crescente de ferramentas para desenvolvimento de jogos caseiros, acabei "descobrindo" o Future Pinball, que poderia saciar esse meu anseio. Desenvolver mesas próprias está muito além de minha alçada, mas, para minha sorte, fãs já haviam construído duas mesas inspiradas pela franquia entre 2011 e 2012.

Gravei os dois breves vídeos que você confere nessa postagem com o simples intuito de exibir um pouco de como funcionam e, talvez, convencer outros fãs que um jogo de pinball teria lugar nessa franquia. Mais do que isso: poderia ser uma forma descomprometida de incluir todas as continuidades em um único jogo... Ah, eu e meus devaneios.

Você pode baixar o simulador no site do projeto, e as duas mesas em questão estão disponíveis na PinSim DB: Underworld e Chaos. Vale mencionar que uma terceira mesa, chamada A Survivor is Born está atualmente em desenvolvimento (mas, aparentemente, roda em outra engine).