Superamos mais um ano tão simbolizado por dificuldades e contratempos quanto os
anteriores, e, num âmbito oficial, não tivemos grandes lançamentos no mundo de
Tomb Raider
para ajudar a mitigar essa situação. Ainda assim, por conta do
25º aniversário da franquia, parece que Lara esteve sempre presente já que diversos conteúdos menores foram divulgados no decorrer do ano todo.
Logo no início, a Crystal revelou os planos para
#TR25.
Fomos avisados
que não receberíamos novos jogos e que seria uma celebração nostálgica, na
qual cada mês seria dedicado para um dos jogos. Muita coisa bacana, e até
mesmo inédita, foi compartilhada. O destaque certamente fica para as artes celebrativas, mas vale citar que foi um ano repleto de crossovers (e um livro de receitas).
Os crossovers incluem
Fortnite,
Ghost Recon Breakpoint,
Final Fantasy Brave Exvius e
War of the Visions, e acredito que eu tenha sido um dos únicos criadores de conteúdo a explorar
e desenvolver postagens sobre todos eles. Agora, o crossover que realmente
deveria ter acontecido — Super Smash Bros. Ultimate —
naturalmente não veio a existir, e isso ajudou a colocar
algumas coisas em perspectiva...
Entre conteúdo transmídia previsto para o futuro, temos a
série animada da Netflix
e Obsidian, que é o título provisório do filme
agora sob direção de Misha Green. Reloaded, que será
primariamente dublado por Keeley Hawes, foi adiado
e deve ser publicado em 2022, e ainda veremos o tardio retorno de Lara Croft à plataformas Nintendo com
Guardian of Light e Temple of Osiris no
Switch. A partir de abril, em Londres, fãs poderão visitar a curiosa
Live Experience.
Embora os projetos Tomb Raider Suite e
The Dark Angel Symphony estejam oficialmente finalizados há
tempos, álbuns digitais complementares foram lançados este ano: Nathan McCree publicou
as
Synth Mixes, e Peter Connelly nos ofereceu Midi Demos, tanto as
do projeto
quanto as
de Angel of Darkness, e o curioso
TRAmbient.
Por parte dos fãs, tivemos algumas contribuições notáveis à celebração. Por
exemplo, o portal Tomb of Ash, que mantém contato com antigos
colaboradores da Core Design, permitiu-nos conferir pessoalmente pérolas como
os protótipos
da Anniversary Edition,
de Atlantean Scion, e até mesmo
de Golden Mask.
Pudemos conferir, acredito que pela primeira vez, um vídeo de
Apocalypse, embora este ainda esteja bem longe de nosso alcance... Outros conteúdos que pareciam perdidos para o tempo incluem os jogos feitos em Flash, tanto os oficiais como os feitos por fãs, e alguns "níveis" que usavam o malfadado plugin 3dml. Curiosidades agora devidamente registradas por aqui.
Aproveitando o esquema de dedicar um mês para cada dos jogos da franquia, eu trouxe ao blog
The Action Adventure
e a
questionável versão para PS2 de Underworld. Avanços na área de emulação finalmente viabilizaram acesso ao
port de TR1 para N-Gage e, ainda nessa área, os jogos da série que receberem conquistas via
RetroAchievements este ano foram
Chronicles (PSX) e Anniversary (PSP), este último bem recentemente. Prometo um guia, como fiz para os demais, para janeiro.
O anúncio da série animada me motivou a, finalmente, maratonar os episódios
de Re\Visioned para escrever as suas postagens, mas abri mão de minha ambição original que resultou nesse tremendo atraso. E, aliás, o filme Lara Croft: Tomb Raider
completou 20 anos em junho, e na ocasião a Paramount
lançou uma nova edição do filme, que aparentemente não chegará até o nosso fim de mundo.
Por fim, minha coleção cresceu pouquíssimo esse ano, e nem preciso lembrar os
motivos para isso, mas agreguei alguns itens
aqui,
ali
e
acolá. E, dentro do possível, mantive minhas jogatinas diárias com o
Level Editor, tendo superado a marca de 2000 níveis jogados poucos dias atrás. Além disso, escrevi 17 novos detonados em texto para o portal trle.net. Sinto que deveria ter feito muito mais...
Que 2022 seja um ano melhor. Todos estamos precisando.