terça-feira, 15 de junho de 2021

Lara Croft: Tomb Raider estreava 20 anos atrás

Exatamente vinte anos atrás, em 15 de junho de 2001, Lara Croft: Tomb Raider estreava nos cinemas norte-americanos. Neste ano em que estamos celebrando os 25 anos da franquia, me pareceu apenas justo dedicar uma postagem para celebrar esse marco do filme. Naturalmente, a essa altura não existem mais tantas coisas a se "descobrir" sobre o filme, então conto com a indulgência do leitor.

Como já se passou bastante tempo, gostaria de trazer à tona meus pensamentos sobre a adaptação literária do filme, na qual muitos detalhes adicionais e referências aos jogos foram inseridas para encorpar a história. De forma similar, a coleção de cards da Inkworks contava uma versão levemente diferente da que vimos nas telas incontáveis vezes. E, aliás, deve ter se tornado um dos filmes mais reprisados da TV aberta — e eu adoro isso.

 
No âmbito de conteúdos menos comuns, postei no meu canal do YouTube algumas coisas que se perderam para o tempo. Em primeiro lugar, o protetor de tela oficial do filme, que ainda pode ser obtido através do arquivo digital do site disponível no DVD do filme.
 
Algo completamente perdido, entretanto, é a série de e-cards que tinham seus módulos atualizados periodicamente por três sites diferentes (do filme, da trilha sonora, e da banda U2). Desde aquela época eu já era um acumulador de todas as coisas Lara Croft, então sempre tive em meu acervo particular alguns deles, mas, infelizmente, não todos. Gravei um vídeo demonstrando todo o conteúdo dos e-cards, a título de curiosidade:

 
Estamos num momento onde a mídia física de forma geral está perdendo cada vez mais espaço para serviços de streaming. Estes têm suas vantagens, é claro, mas por outro lado eliminam os belos menus animados de outrora e as apresentações especiais que, por vezes, até justificavam um segundo disco. Nesse sentido, é confortante saber que boa parte delas podem ser conferidas em sites como YouTube. Segue um recapitulativo dos extras contidos nos discos nacionais:

Parece bastante coisa, não é? Mesmo assim, existem outros conteúdos que deveriam ter sido arquivados nesses discos. Na época que trouxe o clipe de Elevation para o blog, eu mencionei o making of do clipe que havia sido exibido pela MTV e que, aparentemente, não existia na íntegra em lugar algum. Pois bem, alguns meses atrás um usuário compartilhou esse documentário!


Uma das edições especiais do filme, lançada na Alemanha, traz um jogo interativo que faz uso de elementos de TR5, num sistema parecido com The Action Adventure, e intercala cenas de gameplay com clipes de publicidade, trailers e entrevistas. Apesar da restrição de idioma, esse extra foi recentemente compartilhado com a comunidade. Por fim, o clipe de Devil's Nightmare também usa muitos elementos do filme mas por qualquer motivo foi deixado de lado.
 
Em todos os casos, após esse passeio pela rua das lembranças, já temos o pretexto perfeito para assistir ao filme essa noite — não que um fosse necessário, é claro.