domingo, 21 de julho de 2013

Curiosidades e conexões: Lara Croft Tomb Raider

As adaptações literárias são excelentes para melhor desenvolver o universo de Tomb Raider representado nos filmes. Apesar de ainda ser notavelmente distante dos demais universos, o autor Dave Stern preencheu algumas lacunas com referências aos jogos, e embora sejam essencialmente irrelevantes, não deixam de ser sacadas geniais.

A linhagem Croft é mencionada superficialmente no decorrer do livro: Robert Croft, pai de William Croft, avô de Richard Henshingly Croft, bisavô de Lara Croft. Todas gerações viveram na mesma mansão Croft e, portanto, talvez se incomodariam com o estilo de vida mais incomum de Lara. Curiosamente, em momento algum o nome da mãe de Lara é mencionado; existem diversas menções à uma Olivia, porém é apenas uma das colegas de Richard.

Um tema recorrente na trama é a formação de uma aurora boreal em cada um dos estágios do alinhamento planetário. Isso talvez justificaria o diálogo entre Lara e Hillary no observatório, enquanto Lara observa através do telescópio e afirma que existe muito à se admirar até o eclipse: Hillary, certamente, a olho nu, seria incapaz de enxergar os planetas, mas poderia apreciar o fenômeno. 

Durante o encontro de Lara com Manfred Powell, ela questiona se ele "já ouviu falar no Clock of Ages." Esta conversa chegou a ser gravada e está presente em um dos trailers, porém não chegou à edição final. Da mesma forma, a cena deletada em que Powell assassina Paul Wilson acontece momentos antes da invasão à mansão Croft.

Falando na invasão, ela é um pouco diferente no livro. Não existe um confronto direto no salão principal, e, na garagem, Lara usa granadas de gás para criar cobertura. Como visto no filme, Bryce usa a localização dos veículos estacionados como referência para sinalizar a posição dos inimigos, e Lara só erra um dos disparos, na verdade, porquê Bryce havia saído com o carro e o deixado em outro lugar. Esta é uma das curiosidades reveladas nos comentários do diretor, no DVD.

O filme nunca mostra como Powell e Alex West uniram forças, mas no livro é explicado que Powell faz uma visita ao apartamento de Alex ― decorado com poucos móveis mas diversos tesouros. Outra cena que também pode ser vista em um dos trailers (e também em um dos cards da Inkworks) diz respeito à simulação que Bryce faz para calcular o alinhamento dos planetas e as coordenadas geográficas da tumba.
Na Tumba da Luz Dançante, Lara não "surfa" na viga. Ao invés, ela salta sobre ela para cortar as cordas que a mantém suspensa e derrubá-la. A urna, então, não é perfurada pela agulha, mas sim por um disparo de Powell durante um acesso de raiva causado pela audácia de Lara. Já a estátua do Brâman é muito mais ágil, sendo até mesmo capaz de saltar. Após perceber que a estátua está numa perseguição implacável pelo artefato, Lara e Alex o arremessam, de um lado para o outro, distraindo e confundindo a estátua. Durante essa distração, Lara descarrega suas pistolas impiedosamente, destruindo dois dos seis braços. Para finalizar, Lara aproveita as investidas da estátua para forçá-la a derrubar pilares que sustentam a tumba: o colapso de parte do teto sobre a estátua permite que Lara, finalmente, escape.

Eu me obriguei a rir, quando encontrei no livro a frase "You only live once." É, sim, uma expressão antiga, mas, com o propagar das redes sociais, #yolo acabou se tornando uma moda recentemente. Para todos os efeitos, é usada no livro quando Lara e Alex decidem provar peixes definhados, oferecidos por um dos pescadores no vilarejo. Apesar do julgamento inicial negativo, os dois aprovaram o petisco.

O filme apenas menciona que a segunda tumba fica na Sibéria, mas o livro fornece uma localização mais específica: região sul do arquipélago de Nova Zembla. Enquanto a equipe se separa em times menores para os trenós, Bryce e Pimms fazem as apresentações sociais e este é o único momento, em toda a história, que o nome completo do cidadão é revelado. Roderick Pimms. A revelação vem acompanhada de outra pergunta: seria Bryce o nome ou o sobrenome do assistente de Lara?

Ao contrário da primeira tumba, a Tumba das Dez Mil Sombras tem um nome um tanto peculiar, e que em momento algum é esclarecido no filme (acho que a maior parte da audiência e, provavelmente, dos fãs sequer sabia que elas possuiam nomes). Ainda em sua existência, a cidade da luz usava o poder do triângulo para vaporizar soldados inimigos, deixando nada além de suas carcaças, enegrecidas e petrificadas ― sombras. "O poder que a Illuminati almeja," Lara argumenta, tentando convencer Alex de que ele está do lado errado.

Dentro do sol, Lara cai dentro de uma tempestade temporal e testemunha diversos sítios arqueológicos em seu primor, inclusive a cidade da luz, momentos antes de ser destruída pelo meteoro. E durante a briga com Powell pela posse do poder do triângulo, Lara tem diversas visões: seu pai encontrando o relógio, Powell desejando a posição de Richard nos escalões da Illuminati, e até mesmo sua própria morte aos sete anos, num incêndio na biblioteca da mansão. É difícil determinar se era apenas um truque de Powell ou se a morte de Lara, de fato, aconteceu e de alguma forma foi revertida por seu pai. Provavelmente a primeira das opções, mas é interessante considerar a segunda pois era um elemento constante na franquia (The Last Revelation, por exemplo, e também quando Sarah Pezzini se viu forçada a matar Lara Croft no universo dos quadrinhos).

A luta final entre Lara e Powell inicia com uma briga de facas. Uma mera extensão do confronto, mas a grande sacada está no jeito como ela termina: após derrotar Powell, Lara percebe uma tempestade temporal próxima e não tem dúvida do que deve fazer. Powell merece algo pior que a morte, então ao ser arremessado dentro da tempestade temporal, fica preso para toda a eternidade. Levemente diferente do que teria sido visto no filme, mas o conceito é similar.

Agora, as referências cruzadas entre o filme e os jogos:
  • Quando Lara e Wilson saem da sala de leilões, o artefato a ser leiloado é nada menos que a Adaga de Xian (Dagger of Xian).
  • No filme, Lara acusa Alex de ter roubado suas Prayer Wheels. O livro sugere que Alex teria acompanhado Lara em sua incursão ao mosteiro tibetano de TR2.
  • Wilson convenceu os pais de Lara a deixarem-na participar de uma excursão junto à um certo Von Croy. Depois, Lara relembra de inúmeros elementos do Camboja graças à essa excursão (TR4)...
  • A foto e o favor que Lara cobra; "Marines for Hire," um grupo mercenário com quem Lara se encontrou durante a expedição que realizou para Natla Tech (Atlantean Scion).
  • Enquanto Lara observa Powell e Alex discutindo no quartel general dos Illuminati (antes de invadir o apartamento de Alex), em Veneza, ela é surpreendida com uma breve visita do irmão mais novo de Bartoli (TR2).
Para concluir, acho que seria deveras interessante assistir à uma versão estendida do filme, contendo todo esse material extra. Talvez não as coisas mais místicas (como as aparições e distorções fisionômicas de certos personagens, que sequer quis mencionar aqui), mas ter acesso à todo esse material coesamente editado seria um sonho.


STERN, Dave
Lara Croft: Tomb Raider
Estados Unidos
Pocket Books Media Tie-In
2001
343 páginas
ISBN 0743424298