terça-feira, 1 de junho de 2021

Resgate e preservação dos jogos em Flash

Como você deve saber, o formato Flash foi oficialmente descontinuado no final do ano passado. Como resultado disso, muito conteúdo de outrora acabou se perdendo — ou assim pensávamos. Um grupo de entusiastas desenvolveu o Flashpoint, e diversos curadores estão num processo contínuo de resgate e arquivamento dos infinitos jogos e animações em Flash que populavam a internet.

E, sim, obviamente tivemos jogos de Tomb Raider em Flash. Alguns licenciados, alguns feitos por fãs, e alguns um tanto questionáveis. A interface do Flashpoint é similar às plataformas Steam ou Epic Games, por exemplo, com a diferença que os jogos catalogados naturalmente são todos gratuitos. Basta digitar o título de um jogo e, caso já esteja indexado, ele irá surgir com a opção para download.

A cada nova atualização, milhares(!) de novos jogos são acrescentados, o que efetivamente torna nossa aventureira uma verdadeira agulha no palheiro. O forumite Urosh fez o trabalho de curadoria necessário para todos os jogos que tínhamos, mas, como o número de contribuições é bastante alto, ainda não estão catalogados. Até isso acontecer, você pode baixar o arquivo que ele disponibilizou aqui e abrir os arquivos .swf no player que pode ser iniciado a partir de qualquer outro jogo.
 
São jogos em sua grande maioria simples e estúpidos, mas é justamente isso que os torna singulares. Segue uma relação, em ordem alfabética, dos jogos em questão.

Catch Your Travel (Caza Aventuras)

Esse jogo não será indexado (neste momento) pois não conseguimos recolher informações suficientes sobre o mesmo tantos anos depois. O que sabemos pelo próprio jogo é que tratava-se de um minigame promocional para concorrer ao sorteio de uma agência de turismo espanhola. São dois tipos de níveis em três episódios, com algumas animações simples interligando eles. O jogo oferecia a opção para jogar com um personagem feminino (com um traje que lembra Lara Croft) ou masculino (... Indiana Jones), com base nisso podemos deduzir que é um projeto não licenciado.

Curse of Osiris

Este é um jogo desenvolvido por Croft Storm e publicado em seu site lá em idos de 2006. Eu tinha excelentes recordações deste aqui, e ainda hoje diria que é um jogo bem elaborado. A progressão lateral é divertida, Lara é agil, os combates são dinâmicos, e existem até sistemas de recompensa para destravar trajes adicionais (lembre-se que Legend havia sido lançado naquele mesmo ano).

Dress Up Lara Croft

Esse eu até trouxe para o blog quando descobri que havia sido atualizado, mas de acordo com a data na página do artista Ywi, essa versão foi lançada em 2008. Suspeito que uma atualização posterior não tenha sido registrada, uma vez que a revelação de TR2013 aconteceu apenas em 2010. De qualquer forma, as combinações possíveis são infinitas e podem te manter distraído por um tempinho.

Escape the Tomb

Embora seja programado em HTML5 e não Flash, também pode ser acessado através do Flashpoint. Trata-se de uma série de breves minigames usados para promover o lançamento de A Origem, em 2018. Eu havia postado por aqui na ocasião e, embora seja o jogo mais recente nessa listagem, o site onde ele podia ser jogado já não está mais online. Felizmente, não se perderá para o tempo.

Lara's Land Rover Challenge

Este é licenciado e uma verdadeira salada mista, envolvendo não apenas a fabricante de carros Land Rover mas, também, o energético Lucozade. Embora use elementos de The Last Revelation, os hieróglifos no rodapé obviamente vêm do primeiro filme. O objetivo aqui é levar o veículo até a linha de chegada sem ficar sem energia, carregando saltos (?!) para coletar garrafas no trajeto.

Load It Like Lara!

Outro jogo licenciado e lançado durante o auge das parcerias entre a Eidos e o energético Lucozade. Em essência, é uma versão croftiana de Pac-Man: colete as bolhas enquanto evita o trajeto dos drenadores cerebrais (?!), e corra para a saída antes do tempo acabar ao longo de quatro níveis. Que conceito!

Onslaught

Salvo engano, esse foi o primeiro jogo em Flash que o Croft Storm criou (já devo ter mencionado por aqui, mas eu colaborava com o site dele na época). Aqui, você enfrenta inimigos em combates 1v1 um tanto quanto desbalanceados ao som de Points of Authority / 99 Problems / One Step Closer. A forma como os personagens se movimentam é um tanto quanto engraçada. Envelheceu mal, mas foi esse jogo que possibilitou o desenvolvimento de Curse of Osiris mais tarde.

Tomb Raider Flash

Este é, sem sombra de dúvidas, o mais conhecido desta listagem. Tecnicamente, é um jogo oficial, mas por qualquer motivo, só havia sido disponibilizado no site oficial japonês durante a campanha de Angel of Darkness. Os níveis são compostos por uma única tela, e seu objetivo é coletar objetos aleatórios (moedas, cristais, sapos...) enquanto evita armadilhas que causam morte instantânea.

Trail Raider

Outro jogo licenciado, desta vez fruto da parceria estabelecida com a fabricante Jeep durante a campanha de Legend. Não vou mentir, este provavelmente é o jogo mais chato nessa listagem, uma vez que a jogabilidade consiste em alternar a tração do veículo para cada tipo de obstáculo no percurso. Talvez um jogo da Ducati teria sido mais interessante.