Parte das celebrações dos 25 anos de Tomb Raider envolvem diretamente a comunidade em transmissões ao vivo (as chamadas "lives") dos jogos da série principal, cada qual acontecendo em seu mês dedicado, com a participação de nossas gerentes de comunidade. Essa semana, na abertura das transmissões de The Last Revelation, Dallas Dickinson, o novo produtor executivo da franquia, respondeu uma série de perguntas.
Eles não têm nenhum grande anúncio a fazer ainda — e pedem desculpas por não poder falar muita coisa —, mas algumas informações interessantes foram divulgadas. Dallas assumiu essa posição recentemente e, apesar de seu foco primário ser os jogos, ele é o ponto de pivô em projetos transmídia (ou seja, livros, HQs, filmes e séries, produtos em geral) e coordena com outros líderes do estúdio para ter certeza que tudo está de acordo com a visão da franquia e as expectativas dos fãs.
Ele esclarece que, no caso de colaborações externas, liberdade criativa é concedida para que as ideias propostas sejam desenvolvidas adequadamente, e por tabela algumas dessas ideias até mesmo podem ser incorporadas nos projetos internos do estúdio. Com a recente inclusão de Lara Croft em Fortnite, Dallas informou que diversas colaborações foram recusadas por não atenderem a certos critérios.
Para uma colaboração, a proposta precisa estar alinhada com a personalidade e representação da personagem, com a franquia como um todo, e precisa de alguma forma se encaixar no projeto de unificação. De forma geral, o estúdio quer que Lara volte a ser mais do que um nome conhecido pelo público e volte a ser um ícone da cultura popular para gerações vindouras.
Sobre a esperada unificação, Dallas comenta que o fator "super heroína" de Lara Croft se perdeu e ele entende que as pessoas queiram isso de volta, mas existem elementos da trilogia Survivor que a tornam mais fundamentada. O processo é longo pois estão tentando costurar todas as continuidades de forma a honrar tanto os fãs como os criadores das diferentes versões da personagem. Em alguns casos, escolhas serão necessárias quando elementos se contradizem, e essa unificação também engloba relacionamentos com outros personagens da série, abrindo a possibilidade para que alguns retornem de forma que faça sentido.
A série animada da Netflix está bem avançada em sua produção (corroborado por um recente tweet da roteirista Tasha Huo), e esse ano ainda veremos outras colaborações transmídia ainda não anunciadas. Acredito que o próximo crossover que veremos será em Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint, que acontecerá no decorrer do nosso inverno de acordo com o roadmap do jogo.