segunda-feira, 3 de maio de 2021

Curiosidade: Flatland Rover e seus spots 3dml

Se você inserir agora em seu computador os discos de The Golden Mask ou de The Lost Artifact, irá encontrar um diretório chamado "Flatland" em cada um deles. Em lugar algum era explicado o motivo pelo qual esse diretório estava ali, e, como seus arquivos não eram necessários para acessar os jogos em si, provavelmente muitos fãs sequer sabiam de sua existência.

De forma resumida, tratava-se de um plug-in que permitia seu navegador a acessar páginas da internet escritas no formato "3dml". Eram exatamente o que o nome sugere: um ambiente em três dimensões no qual você podia andar e interagir com certos elementos, como se fossem links. Naturalmente, esse formato foi descontinuado e o plug-in, obsoleto, deixou de ser válido muito tempo atrás.

Eis que em 2018 os desenvolvedores dessa linguagem decidiram torná-la código aberto, e disponibilizar no site oficial um software independente que permite abrir e explorar arquivos 3dml! A grande maioria dos chamados "spots" é composta por apenas uma área, feita usando texturas dos jogos oficiais, mas, sejamos honestos aqui, visualmente lembram mais Minecraft do que Tomb Raider.

A grande exceção fica por conta de Castle of Fate, um spot mais elaborado que conta até mesmo com segredos e armadilhas. Chegando até o final dele, encontramos um link para um wallpaper exclusivo (que você confere no topo dessa postagem) e um breve vídeo sobre Lara Croft. Não consegui fazer o vídeo rodar pelo software, mas ele pode ser facilmente encontrado examinando os arquivos contidos em seu diretório.
 
O próprio site oficial reúne alguns spots, bastando copiar o link específico para dentro do software para conferir. 
 
[Atualizado em 10/05/2021:] O forumite Urosh compilou e consertou todos spots que conseguiu e disponibilizou para download nesse tópico do TRF.