domingo, 24 de outubro de 2021

Curiosidade: Gameplay de Apocalypse

 
Apesar de estar no ar há algum tempo, tomei conhecimento deste vídeo apenas alguns dias atrás, graças ao administrador do portal World of Tomb Raider. Por conta de sua limitação territorial, Apocalypse é o tipo de jogo que pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de conferir, tendo sido lançado em quatro episódios entre 2002 e 2004 através da Sky Digital, plataforma de TV interativa inglesa.
 
De acordo com o que sabemos (e documentado no supracitado portal), cada um dos quatro episódios era composto por dez níveis, com jogabilidade descaradamente similar ao Prince of Persia original. Além de um sistema de passwords, podemos ver no vídeo de gameplay acima que existiam cristais para salvar o progresso. Eu não entendo como a tecnologia funcionava, mas a julgar pela dificuldade que o jogador enfrentou no vídeo acima, suspeito que o jogo não respondia imediatamente aos comandos do controle remoto.
 
No primeiro episódio, The Eye of Osiris, Lara parte para o templo do deus egípcio em busca do artefato titular, mas ao chegar lá descobre que outras pessoas também estavam interessadas pelo artefato. Ao perseguir o homem que tomou o artefato, Lara consegue apenas visualizar uma insígnia no helicóptero antes que ele desapareça no horizonte. Em The Shadow Falls, os ambientes tomam a forma de instalações modernas da organização a qual tal helicóptero pertencia. No alicerce dessa instalação, Lara Croft encontra uma passagem para um antigo sistema de masmorras e, assim, em The Last Midnight, descobre que a organização era mais sombria e perigosa que imaginara.
 
Um prisioneiro nessas masmorras informa que trata-se de uma nova ordem de cavaleiros templários que deseja despertar uma entidade milenar capaz de erradicar a corrupção humana através de destruição e escuridão. A cerimônia estava prestes a acontecer, durante um raro alinhamento dos planetas, mas Lara, obviamente, conseguiu derrotar as figuras sinistras e reaver o artefato momentos antes do ritual.

Por fim, no quarto e último episódio, The Temple of Anubis, Lara retorna para o Egito para recuperar o Cetro de Anúbis, um artefato que poderia ressuscitar os mortos. Remanescentes dos templários estavam em busca do artefato para que pudessem retomar seus planos apocalípticos...

Idealmente, teríamos acesso a esses episódios através de qualquer tipo de recurso, mas acredito que hoje estejam fadados ao esquecimento. Desde então, o estúdio que desenvolveu os mesmos, Minds Eye Productions, foi adquirido pela Disney, e a plataforma Sky Digital foi desativada. De qualquer forma, o vídeo acima nos dá uma boa ideia de como o jogo era, apesar de todos os pesares.