segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Obrigado pelos últimos 25 anos, Tomb Raider


Já repeti incontáveis vezes que o Raider Daze é um blog pessoal, uma verdadeira espiadela em minha vida que só é o que é graças a Tomb Raider. O blog é uma forma de autoterapia, algo extremamente necessário em épocas como a que vivemos (quando uma pandemia é apenas mais um sério problema entre tantos outros que encaramos no cotidiano), e poder compartilhar a alegria que essa franquia me traz com outras pessoas é um bônus muito bem-vindo.
 
Por diversos fatores, acabei não fazendo nada para celebrar esse marco da franquia. Para o vigésimo aniversário, eu havia escrito uma série de artigos especiais. Pensei em expandir essa série. Outras ideias surgiram na forma de fazer lives, montar playlists com as melhores faixas das trilhas sonoras, compilar e traduzir cutscenes do restante dos clássicos, voltar a construir com o TRLE... Honestamente, ideias não faltaram, mas eu não tive energia para investir em qualquer uma delas.

Ao longo desse ano, o fã Nicolás Croft fez uma campanha nas redes sociais para recolher depoimentos de fãs sobre a influência positiva que a franquia causou em nossas vidas. Eles foram então compilados em um livro que foi enviado como um presente para a Crystal Dynamics. Apenas uma unidade física deste livro existe, mas Nicolás compartilhou todos os depoimentos de forma anônima em um arquivo para lá de especial.

Sendo assim, vi aqui uma oportunidade de publicar no blog o meu depoimento. O aniversário é da franquia e tenho certeza que ela carrega um valor imensurável para todos nós — como os depoimentos deixam bem claro —, e tenho certeza que a experiência de outros fãs pode ser bastante similar à minha...

Parabéns, Tomb Raider, e obrigado por tudo.

[ * * * ]
 
Certo, por onde começar. Olá, aqui é o Treeble, também conhecido como Lucas, e eu sou um fã de Tomb Raider desde o início de 1998. Eu ainda lembro vividamente o hype nas revistas de videogames durante o lançamento de TR2, e, então, alguns meses mais tarde, um colega de escola me emprestou sua cópia do jogo para PC. Eu nunca havia jogado um jogo parecido com Tomb Raider antes, e precisei de alguns dias (e muitas dicas!) para terminar o primeiro nível, e, mesmo assim, o estrago estava feito: a partir daquele momento, eu havia oficialmente me tornado um devoto vitalício a Tomb Raider!
 
Assim como para muitos outros fãs, essa franquia sempre foi o meu porto seguro, um lugar onde eu realmente podia esquecer de mim mesmo e encontrar uma distração muito necessária para os problemas da vida real — e, curiosamente, ela ainda detém esse efeito muito bem nos dias atuais (felizmente!). Embora eu tenha diversos problemas com a forma que alguns membros de nossa comunidade se comportam, eu conheci algumas pessoas realmente incríveis ao longo das últimas duas décadas, então sou grato não apenas por uma personagem tão incrível e jogos igualmente incríveis, mas também pelas incríveis amizades que ela tornou possível.

Tomb Raider é essencialmente o motivo pelo qual eu vivo. Eu joguei todos os jogos incontáveis vezes, em tantas plataformas diferentes quanto consegui; eu consumi os livros, romances, HQs, e filmes com a mesma intensidade; eu tenho uma coleção considerável de itens (conversão monetária, frete internacional e taxas de importação tornam isso particularmente difícil, mas eu ainda tento!); não uma, mas duas tatuagens de TR; eu mantenho um blog que é pequeno mas bem pessoal e passional sobre todas as coisas Lara Croft; e embora eu não seja uma pessoa de talento, eu definitivamente desfruto de todas formas de conteúdo produzido pelos fãs, sejam filmes, contos, artes, ou meu favorito pessoal: níveis do TRLE. A engine já tem 20 anos, sim, e mesmo assim cada nível é único à sua própria maneira.

Tomb Raider é realmente uma mina de tesouro, uma que espero nunca precisar aprender a viver sem. Agradecimentos do fundo do meu coração por manter essa chama acesa, e espero ansiosamente por muitas, muitas aventuras ao lado de nossa garota. Vocês são demais!