Esperamos aproximadamente 18 anos por esse momento, mas finalmente podemos
emular o port de Tomb Raider para o extinto Nokia N-Gage graças
ao mesmo
software experimental
que, poucos meses atrás, nos permitiu acesso à
versão Symbian de Legend. O híbrido de portátil e celular não vingou, mas é impressionante que um
jogo como esse rodava dentro de suas limitações (uma resolução de míseros
176x208 pixels, imagine!). A Ideaworks3D foi responsável pela conversão.
De qualquer forma, eu tinha bastante curiosidade em conferir pessoalmente.
Como essa versão foi lançada em 2003, tanto a arte de capa como o traje
principal foram alterados de forma a refletir o novo visual adotado em
Angel of Darkness. Essa é, possivelmente, a única justificativa para conferir o jogo inteiro,
embora, naturalmente, seja possível usar mods para a versão PC e obter
resultados melhores.
Como fiz com todas as postagens nessa série em que exploro os jogos para
celulares de outrora, a seguir apresento uma galeria de capturas próprias.
Esse é um port da versão para PC, então é possível salvar a qualquer momento
através de um menu novo (não existe o anel de opções no inventário). Não
existe qualquer vestígio musical, resultando num jogo que quebra o silêncio
apenas com seus efeitos sonoros.
Para lidar com essa ausência total de áudio, as cutscenes são devidamente
legendadas. E o mesmo é válido para as animações em computação gráfica, que
foram completamente removidas e substituídas por extensas descrições, tentando
situar o jogador na narrativa. Como a plataforma foi um desastre comercial,
suponho que os poucos jogadores que conferiram TR em particular
já sabiam muito bem do que o jogo se tratava...
A jogabilidade também sofre uma certa alteração já que Lara anda
automaticamente ao apertar para frente, sendo necessário apertar ou o botão de
caminhar ou o de recuar para fazê-la parar. Isso resultou em diversas mortes
desnecessárias, e imagino que a frustração no hardware real seria ainda maior
devido ao tamanho e disposição das teclas.
Dito isso, é incrível pensar que o jogo inteiro coube em um arquivo de apenas
7 MB. Todos os níveis estão presentes, bem como uma funcionalidade para gravar
trechos de gameplay e compartilhá-los através do serviço online N-Gage Arena. A Arena
ainda permitia desafios competitivos sob a forma de corridas contra o fantasma
de outro jogador, mas temo que esse recurso esteja perdido para sempre...