segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atlantean Scion

Esperamos aproximadamente 18 anos por esse momento, mas finalmente podemos emular o port de Tomb Raider para o extinto Nokia N-Gage graças ao mesmo software experimental que, poucos meses atrás, nos permitiu acesso à versão Symbian de Legend. O híbrido de portátil e celular não vingou, mas é impressionante que um jogo como esse rodava dentro de suas limitações (uma resolução de míseros 176x208 pixels, imagine!). A Ideaworks3D foi responsável pela conversão.
 
De qualquer forma, eu tinha bastante curiosidade em conferir pessoalmente. Como essa versão foi lançada em 2003, tanto a arte de capa como o traje principal foram alterados de forma a refletir o novo visual adotado em Angel of Darkness. Essa é, possivelmente, a única justificativa para conferir o jogo inteiro, embora, naturalmente, seja possível usar mods para a versão PC e obter resultados melhores.
 
Como fiz com todas as postagens nessa série em que exploro os jogos para celulares de outrora, a seguir apresento uma galeria de capturas próprias. Esse é um port da versão para PC, então é possível salvar a qualquer momento através de um menu novo (não existe o anel de opções no inventário). Não existe qualquer vestígio musical, resultando num jogo que quebra o silêncio apenas com seus efeitos sonoros.
 
Para lidar com essa ausência total de áudio, as cutscenes são devidamente legendadas. E o mesmo é válido para as animações em computação gráfica, que foram completamente removidas e substituídas por extensas descrições, tentando situar o jogador na narrativa. Como a plataforma foi um desastre comercial, suponho que os poucos jogadores que conferiram TR em particular já sabiam muito bem do que o jogo se tratava...

A jogabilidade também sofre uma certa alteração já que Lara anda automaticamente ao apertar para frente, sendo necessário apertar ou o botão de caminhar ou o de recuar para fazê-la parar. Isso resultou em diversas mortes desnecessárias, e imagino que a frustração no hardware real seria ainda maior devido ao tamanho e disposição das teclas.

Dito isso, é incrível pensar que o jogo inteiro coube em um arquivo de apenas 7 MB. Todos os níveis estão presentes, bem como uma funcionalidade para gravar trechos de gameplay e compartilhá-los através do serviço online N-Gage Arena. A Arena ainda permitia desafios competitivos sob a forma de corridas contra o fantasma de outro jogador, mas temo que esse recurso esteja perdido para sempre...