Enquanto o PlayStation 5 enfrenta faltas constantes no mercado, além de seu
amargo preço de BRL 4500+, é uma aquisição para um futuro
muito distante para mim. Assim, ao invés de atrasar essa postagem até o
momento em que eu pudesse conferir pessoalmente (que, convenhamos, já seria
tarde demais), vi nessa
abordagem coletiva realizada por membros do ResetEra
a oportunidade para citar por aqui como os jogos relevantes de PS4 se
comportam na nova plataforma.
De forma geral, a retrocompatibilidade do PS5 é deveras eficiente. Não apenas
ela roda a maioria dos jogos de PS4, ela ainda tira proveito de recursos
do hardware novo, propiciando tanto melhorias gráficas como de performance. Telas de loading são ligeiramente mais rápidas, por exemplo. Também vale notar que partidas multiplayer podem ser realizadas entre as duas plataformas.
A trilogia reboot está entre os jogos que usufruem destes aprimoramentos, já
que todos podem ser experienciados em firmes e fluídos 1080p60. A
remasterização de TR2013 foi lançada antes do PS4 Pro, então não
oferece opções que priorizem maiores detalhes gráficos como acontece com
Rise e Shadow, que podem chegar até a 2160c30, e Shadow ainda conta com
suporte a HDR em televisores compatíveis.
Por outro lado, o excelente Temple of Osiris é um dos poucos
casos onde a retrocompatibilidade deixa a desejar. Apesar de atingir a resolução de
1080p60, ocorrem falhas gráficas na emulação que prejudicam a jogabilidade
de forma severa, como podemos ver
neste vídeo. Não
encontrei relatos sobre como Go se comporta no sistema. [Atualização em 17/07/2022: Recentemente joguei Go em meu PS5, o jogo funciona bem, do começo ao fim, apesar de não usufruir em nada o potencial extra do console. LCTOO permanece injogável, na mesma situação exibida no vídeo.]
Ao contrário do que aconteceu no primeiro ano da geração anterior, a
retrocompatibilidade deve reduzir significativamente as infâmes
"remasterizações". Como estamos em pleno 25º aniversário da franquia, e
considerando que o próximo jogo ainda deve demorar alguns anos, eu acredito
que possamos ver patches para oferecer suporte nativo ao PS5, tal qual
aconteceu com
Star Wars Jedi: Fallen Order
e
God of War, ao longo do ano, mas não ficaria surpreso com um relançamento da trilogia
em disco.
Eu tenho bastante curiosidade em saber como são as coisas no Xbox Series. Pelo
que entendo, sua retrocompatibilidade cobre até mesmo o catálogo de jogos de
Xbox 360 que haviam sido atualizados para o Xbox One (leia-se:
a trilogia Legend), mas não tenho maiores informações nesse momento. Espero poder escrever uma
postagem dedicada a isso algum dia.
Agradecimentos especiais ao sempre amigo
Gustavo V.