sábado, 6 de fevereiro de 2021

Tomb Raider via retrocompatibilidade no PS5

Captura de Shadow of the Tomb Raider no PS5 (modo performance)
Enquanto o PlayStation 5 enfrenta faltas constantes no mercado, além de seu amargo preço de BRL 4500+, é uma aquisição para um futuro muito distante para mim. Assim, ao invés de atrasar essa postagem até o momento em que eu pudesse conferir pessoalmente (que, convenhamos, já seria tarde demais), vi nessa abordagem coletiva realizada por membros do ResetEra a oportunidade para citar por aqui como os jogos relevantes de PS4 se comportam na nova plataforma.
 
De forma geral, a retrocompatibilidade do PS5 é deveras eficiente. Não apenas ela roda a maioria dos jogos de PS4, ela ainda tira proveito de recursos do hardware novo, propiciando tanto melhorias gráficas como de performance. Telas de loading são ligeiramente mais rápidas, por exemplo. Também vale notar que partidas multiplayer podem ser realizadas entre as duas plataformas.

A trilogia reboot está entre os jogos que usufruem destes aprimoramentos, já que todos podem ser experienciados em firmes e fluídos 1080p60. A remasterização de TR2013 foi lançada antes do PS4 Pro, então não oferece opções que priorizem maiores detalhes gráficos como acontece com Rise e Shadow, que podem chegar até a 2160c30, e Shadow ainda conta com suporte a HDR em televisores compatíveis.
Captura de Shadow of the Tomb Raider no PS5 (modo performance)
Por outro lado, o excelente Temple of Osiris é um dos poucos casos onde a retrocompatibilidade deixa a desejar. Apesar de atingir a resolução de 1080p60, ocorrem falhas gráficas na emulação que prejudicam a jogabilidade de forma severa, como podemos ver neste vídeo. Não encontrei relatos sobre como Go se comporta no sistema. [Atualização em 17/07/2022: Recentemente joguei Go em meu PS5, o jogo funciona bem, do começo ao fim, apesar de não usufruir em nada o potencial extra do console. LCTOO permanece injogável, na mesma situação exibida no vídeo.]
 
Ao contrário do que aconteceu no primeiro ano da geração anterior, a retrocompatibilidade deve reduzir significativamente as infâmes "remasterizações". Como estamos em pleno 25º aniversário da franquia, e considerando que o próximo jogo ainda deve demorar alguns anos, eu acredito que possamos ver patches para oferecer suporte nativo ao PS5, tal qual aconteceu com Star Wars Jedi: Fallen Order e God of War, ao longo do ano, mas não ficaria surpreso com um relançamento da trilogia em disco.

Eu tenho bastante curiosidade em saber como são as coisas no Xbox Series. Pelo que entendo, sua retrocompatibilidade cobre até mesmo o catálogo de jogos de Xbox 360 que haviam sido atualizados para o Xbox One (leia-se: a trilogia Legend), mas não tenho maiores informações nesse momento. Espero poder escrever uma postagem dedicada a isso algum dia.

Agradecimentos especiais ao sempre amigo Gustavo V.