Aí, sim, fomos surpreendidos novamente.
Durante a The Game Awards 2025, Lara Croft marcou seu retorno em grande estilo, com a revelação de dois jogos inéditos. A abertura do trailer de Catalyst deixava bem claro do que se tratava, com a figura de uma mulher caminhando em direção a uma mesa repleta de equipamentos, dando destaque para um arco e pistolas duplas, ao mesmo tempo em que outra personagem falava que a lenda dessa pessoa era muito bem conhecida...
E que todas as lendas um dia chegam ao fim. Lara, no ápice de sua forma física, desarma e subjuga o grupo de mercenários ao redor dessa personagem e declara, em alto e bom som, que "está apenas começando."
Sim, meus amigos, estamos presenciando o início de uma nova era da franquia. Teorizo que a suposta "unificação" seja aquilo que eu já falava no podcast que gravamos para o 25º aniversário: apenas referências e easter eggs aqui e ali, citando todos os jogos da franquia, sem a necessidade de reescrever ou revisar quase 30 anos de histórias que costumam se contradizer em detalhes.
O trailer é em computação gráfica e não nos dá um real indício do que podemos esperar em termos de jogabilidade, mas o estúdio cita que é o maior mundo já visto na série, ambientado no norte da Índia, onde um cataclisma despertou guardiões ancestrais e fraturou o terreno, atraindo caçadores de tesouro do mundo inteiro e, naturalmente, cabe à nossa garota evitar que um poder antigo caia nas mãos erradas.
Caso tenha interesse, a versão dublada do trailer acima pode ser conferida aqui.
Catalyst está sendo desenvolvido pela Crystal Dynamics para PC, Xbox Series, e PlayStation 5, e está previsto apenas para 2027. (Mas, antes disso, teremos Legacy of Atlantis.)
[Postagem escrita em 13/12/2025.]