Escrevi o artigo abaixo para o portal
PSX Brasil, aqui replicado com autorização.
A Amazon Game Studios convidou centenas de membros da imprensa especializada
do mundo inteiro para participar de um evento virtual de perguntas e respostas
com a Crystal Dynamics, e, dado meu histórico doentio com a
franquia, o portal estendeu essa oferta a mim. Cada ouvinte podia enviar
tantas perguntas quanto quisesse, por escrito, para a mediadora da sessão, mas
infelizmente não conseguimos muitas informações novas.
Na última quinta-feira (11), durante a The Game Awards 2025, recebemos o
anúncio de não apenas um mas de dois novos jogos estrelando Lara Croft, a
eterna Tomb Raider. No dia seguinte, tivemos a oportunidade de
participar de uma breve sessão de perguntas e respostas com Scot Amos, chefe
de estúdio da Crystal Dynamics, e Will Kerslake, diretor de jogos da Crystal
Dynamics. Infelizmente, foi uma sessão muito curta, por isso tentamos
complementar com informações disponíveis até o momento para apresentar essa
mini-prévia do que o futuro reserva para os fãs de Lady Croft.
Estes serão os primeiros jogos que o estúdio estará desenvolvendo com a Unreal
Engine 5. Ao substituir a engine proprietária que eles usavam até então por
uma tão amplamente conhecida, eles salientam que não precisam ensinar e
treinar novos colaboradores do zero. A engine foi customizada para garantir
que toques característicos da franquia estejam presentes, mas é uma ferramenta
que cede oportunidades para desenvolver visuais dinâmicos e paisagens
estonteantes, com ambientes e tumbas com uma riqueza muito maior em detalhes
do que já vimos na série.
Ao longo de seus trinta anos, Tomb Raider já passou por tudo —
inclusive remake, remaster e reboot —, e agora estamos no aguardo destes
projetos sendo desenvolvidos paralelamente por duas equipes distintas, sem que
um afete o outro, mas sob uma única liderança para assegurar que tudo faça
sentido e se encaixe no panorama proposto para a franquia.
Tomb Raider: Legacy of Atlantis (2026)
"Algumas lendas nasceram para serem recontadas..."
O primeiro dos dois projetos é uma nova releitura do
Tomb Raider original, de 1996. Não diferente do que a própria Crystal
Dynamics havia feito em 2007, quando publicou Tomb Raider: Anniversary,
desta vez a releitura está sendo feita pelo estúdio polonês Flying Wild Hog
(de Shadow Warrior e Trek to Yomi, entre outros), outra
subsidiária da Fellowship Entertainment (Embracer Group).
Scot Amos diz que apesar da distância geográfica, os estúdios compartilham
valores e culturas, e há uma colaboração contínua no compartilhamento de
tecnologia, recursos e assets.
Concebido como uma forma de celebrar o trigésimo aniversário da franquia em
2026, Legacy of Atlantis é descrito como uma carta de amor feita de fãs
para fãs, além de ser uma maneira de honrar o título original da Core Design
que deu início à franquia. Nessa releitura, todos elementos-chave do jogo
original estão sendo selecionados e reconstruídos sob uma perspectiva moderna,
pegando momentos memoráveis e debatendo como reimaginá-los nos dias atuais de
forma a criar essas memórias em jogadores que não tiveram a oportunidade de
experienciar o jogo original em 1996 — e, ao mesmo tempo, criar novas memórias
nos fãs de longa data.
A tecnologia evoluiu bastante nos últimos 30 anos, então não é exatamente uma
tarefa fácil, mas o objetivo primário do estúdio é fazer com que
Legacy of Atlantis cause a mesma impressão que o jogo original causou
na época em que foi lançado, mas com a fluidez de câmera e de controles que um
jogo moderno pode oferecer. Elementos vitais, como uma protagonista confiante,
uma aventura que percorre o globo, e solução de enigmas estratégicos, serão
mantidos mas completamente ajustados de acordo com o que pode ser feito com a
tecnologia atual para alavancar a experiência.
O trailer mostra apenas cenas mistas do primeiro ato, no Peru, mas
Legacy of Atlantis incluirá todos os níveis de TR1 e mais
algumas surpresas que serão reveladas posteriormente. Enigmas, navegação de
ambientes, armadilhas, animais e criptídeos: tudo que fazia parte da
experiência original estará presente. Questionamos, mas os desenvolvedores não
entraram em detalhes quanto ao sistema de combate.
Tomb Raider: Catalyst (2027)
"Estou só começando."
Em desenvolvimento pela Crystal Dynamics desde 2022, quando a parceria com a
Amazon Game Studios foi anunciada, o segundo projeto anunciado na TGA marca o
início do próximo capítulo da franquia. Lara Croft é apresentada em seu ápice,
embarcando em novas aventuras.
Ambientado no norte da Índia, onde um cataclisma mítico libertou segredos
antigos e despertou misteriosas forças protetoras, caçadores de tesouro do
mundo inteiro partem para o local. Em uma corrida contra o tempo, Lara Croft
busca pela verdade enterrada abaixo do território fraturado para impedir
aqueles que desejam usar os poderes ali contidos para ganho próprio. O passado
colide com o presente, e Lara precisa decidir em quais aliados e rivais pode
confiar para proteger um segredo capaz de remodelar o futuro.
Este será o maior e mais expansivo título da série até o momento, com uma
variedade de cenários dinâmicos, incluindo montanhas, desertos, selvas, e
ruínas. Novamente tirando proveito da Unreal Engine 5, os desenvolvedores
prometem paisagens deslumbrantes, com um nível de detalhamento que não era
possível anteriormente. O teaser em computação gráfica não oferece indícios da
jogabilidade, mas os desenvolvedores afirmam que existem várias pistas ali:
além do gancho, podemos ver as pistolas duplas, um arco, uma pá...
A Índia não foi escolhida por acaso: é um local com uma tremenda riqueza em
sua história e cultura, com diversos mitos e paisagens a serem explorados.
Para os fãs de longa data, esse é o momento onde Lara se encontra agora: os
demais jogos da série representam seu passado (o trailer faz referência ao
Triângulo do Dragão, do reboot de 2013, e também cita Atlântida, de
TR1 e/ou Legacy of Atlantis). Os desenvolvedores salientam que
não é necessário “fazer o dever de casa”, pois o jogo foi construído de forma
que funcione como um ponto de partida para novos jogadores, oferecendo uma
aventura autossuficiente na qual você pode desfrutar da história, e de seus
personagens, sem conhecimento prévio da franquia.
A nova Lara Croft
As duas aventuras situam Lara Croft em momentos distintos de sua jornada, mas
uma variável é constante em ambas: a nova dubladora da personagem é Alix
Wilton Regan. Will Kerslake sinaliza que Alix captou, desde o princípio, os
planos que eles tinham para Lara Croft, e, além de charme e carisma, ela
também traz confiança e profundidade de emoções necessárias para a narrativa.
Curiosamente, a atriz já estava escalada para ser Joanna Dark no reboot de
Perfect Dark, que estava sendo desenvolvido pela The Initiative em
parceria com a Crystal Dynamics, mas o currículo da moça inclui trabalhos como
Cyberpunk 2077, Dragon Age: Inquisition,
Assassin’s Creed: Origins, e Mass Effect 3, entre muitos outros.
Ambos os jogos serão lançados com localização integral em português brasileiro
(ou seja, textos e áudio), mas a Amazon não divulgou o nome da intérprete
nacional da aventureira.
Além disso, os desenvolvedores comentaram brevemente a nova aparência da
aventureira. A Crystal Dynamics está envolvida com Tomb Raider há quase
duas décadas, e consideram um privilégio a oportunidade de reinventar a
personagem para que ela atenda as expectativas de quem ela é e de quem deveria
ser, de acordo com a percepção do público para a época em que os jogos são
lançados.
O artista-chefe de personagens e diretor de arte são os mesmos que já vêm
trabalhando na franquia há bastante tempo, mas existem certos aspectos que
sempre são mantidos enquanto eles atualizam o design da personagem para
atender à realidade dos padrões atuais, ao que a engine permite, e também a
requisitos para garantir que ela esteja de acordo com a época da história que
está sendo contada.
Há uma pressão enorme para respeitar tais elementos que ajudaram a consolidar
Lara Croft como uma personagem tão duradoura na indústria, algo que o estúdio
admira e procura fazer o seu melhor para manter esse legado. Com muitas
pessoas novas nas equipes (inclusive a participação do estúdio Flying Wild
Hog), e alguns funcionários com mais de trinta anos de experiência, é essa
combinação de talentos que está moldando a próxima geração de jogos na série
Tomb Raider.
O PSX Brasil agradece à Amazon Game Studios pelo convite de participar da
Sessão de Perguntas e Respostas com a Crystal Dynamics.



