quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Tomb Raider: Legacy of Atlantis é anunciado


Durante a The Game Awards 2025, fomos surpreendidos com um anúncio duplo: além de Catalyst, a Crystal Dynamics revelou a existência de Legacy of Atlantis, uma nova reinterpretação do Tomb Raider original de 1996. (Caso tenha interesse, o trailer dublado pode ser conferido através deste link.)

Você pode estar se perguntando: já não vimos isso antes? E a resposta é um sim ensurdecedor. O clássico da Core Design já tinha recebido o remake da Crystal Dynamics, Anniversary (2007), após o cancelamento da Anniversary Edition do que havia restado da Core Design, e, muitos anos mais tarde, foi remasterizado como parte do excelente I-III Remastered (2024).

Além disso, tivemos projetos paralelos como a dita versão modernizada da realtech VR, que nunca foi sancionada, baseada na versão para Android de TR1; e um suposto novo remake planejado para o 25º aniversário da franquia, sob responsabilidade da Virtuos, que usaria mecânicas de Rise em sua fundação. (Pretendo escrever uma pequena postagem sobre esse último em meus artigos especiais para os 30 anos.)

Querendo ou não, já se passaram quase 20 anos desde que TRA foi lançado, e a tecnologia progrediu de formas absurdas nesse período. Sob responsabilidade do estúdio polonês Flying Wild Hog, em parceria com a Crystal, essa nova reinterpretação do clássico pretende reapresentar o jogo que iniciou a franquia para um público completamente novo, com uma jogabilidade alinhada com os padrões atuais da indústria, mas com algumas surpresas para os fãs de longa data.
 
O jogo será lançado em 2026, como parte das celebrações oficiais da franquia, embora uma data ainda não tenha sido especificada. Será disponibilizado para plataformas PC, Xbox Series, e PlayStation 5. 

A única dúvida agora é: teremos remasterizações da trilogia Legend, afinal?

[Postagem escrita em 12/12/2025.]