segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Adaptação literária de Angel of Darkness

http://jrmilward.co.uk/
Em dezembro do ano passado, a fã inglesa Jenni Milward ‒  também conhecida como Greenkey2 ‒  publicou, através do Advent Calendar, um ambicioso projeto: uma adaptação literária (não despego mais desse termo) de Angel of Darkness

Da mesma forma que The Lost Cult, este trabalho é escrito todo em primeira pessoa, do ponto de vista de Lara e, da mesma forma, Kurtis. AOD nunca esteve entre os meus jogos preferidos da série e, portanto, é o que eu menos joguei. Mesmo assim, o trabalho conseguiu me fazer relembrar ambientes, cenas e diálogos: minha leitura foi permeada por uma surpreendente nostalgia.

Eu pretendia fazer uma postagem minuciosa destre trabalho, de forma similar às anotações que fiz sobre os livros oficiais, porém, não consegui reunir material o suficiente para isso. É verdade que, em momentos, passa a impressão de um guia de estratégia glorificado, mas o trabalho cumpre ‒  e muito bem ‒  o propósito de narrar a aventura.

Para manter a narrativa constante, a autora tomou certas licenças criativas, a mais notável sendo a inclusão de Margaret, uma persistente voz interior. Isso é válido para Kurtis também: de alguma forma, o Chirugai se apresenta como uma entidade consciente, capaz de projetar observações a seu portador.

O principal intuito da autora, porém, era tentar amenizar alguns problemas que o roteiro sofreu com os inúmeros cortes que o jogo teve. Não são poucas às referências à Putai e o tempo de reclusão de Lara após sua suposta morte no Egito, por exemplo, e até mesmo Luther Rouzic é mencionado. 

Enfim, eu não tenho o costume de ler fanfics, mas pude apreciar esta excelente adaptação e, portanto, recomendo ‒  especialmente para os fãs ardorosos de AOD. 321 páginas.