terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Pedaços de Zero

Pieces of Zero deve ser um dos arcos mais únicos das histórias em quadrinhos (embora eu ainda tenha mais umas quarenta edições para relembrar). Publicado nas edições #16, #17, #19 e #20, o arco conta com o retorno de Samuel Quill em uma história que transcende o tempo.

Durante uma competição de motocross no Novo México, Lara é abordada por Sammy, piloto e amigo de longa data, acompanhado por Alissia Lee e Styles, produtores do reality show "The Last." Após explicarem para ela o misterioso desaparecimento dos competidores no Quênia, Lara recusa ajudar simplesmente por não ser sua linha de trabalho, mas muda de ideia quando lhe apresentam um pedaço de tecido que se transforma em metal quando trançado. Enquanto isso, um shapeshifter invade a mansão Croft e descobre para onde Lara está indo.

No Quênia, durante a investigação do acontecido, a própria Lara é engolida pelo chão. Na manhã seguinte, nem Sammy e nem os produtores percebem a drástica mudança de atitude de "Lara" e seus diversos deslizes ao responder perguntas. Quando Samuel Quill finalmente encontra eles, "Lara" os convence que ele é uma fraude e uma ameaça – embora ele tenha anunciado para os amigos de Lara que está tentando ajudar, antes de levá-los para a caverna subterrânea onde a shapeshifter estava.

Após ser alvejado pela shapeshifter, Samuel procura outra forma de adentrar a passagem subterrânea e encontra a Lara verdadeira, que acabara de se libertar dos tentáculos que a prendiam graças ao estranho metal que carregava. Samuel exige explicações, Lara sequer faz ideia do que ele está falando, mas logo perde o foco quando ela aponta para uma cápsula.

Graças ao Olho de Shaharettin, Samuel sabia que se tratava de uma cápsula capaz de viajar no tempo. Nesse meio tempo, Lara e a shapeshifter brigam entre si, e, quando ela tenta fugir com a cápsula, Lara também entra. 157 anos no futuro, a shapeshifter revela sua forma e identidade: Caronne, uma caçadora de tesouros que havia voltado no passado para evitar a manifestação da entidade alienígena que havia engolido Lara e os participantes do reality.

Por ter violado leis temporais presenciando o futuro, Lara não poderia retornar ao seu devido tempo, sendo forçada a cooperar com Caronne. Durante a fuga da prisão, as duas são resgatadas pelo imortal Samuel Quill e retornam até seu esconderijo atemporal. Graças ao artefato que havia roubado de Lara (em Ponto Morto), Samuel consegue mandá-la de volta para o presente.

Quando questionados pelos produtores sobre o "truque" de se materializar na frente deles, Lara menciona que eles trabalham para a televisão e devem simplesmente fazer o que sempre fazem: "inventar algo."