No final do ano passado, a trilogia Survivor foi distribuída
gratuitamente pela loja da Epic Games Store. Com a revelação de
um traje de Rise disponível exclusivamente nessa versão, fiz questão de incluir uma nova partida de cada um dos jogos em meu
backlog. Entre tantos hobbies paralelos, infelizmente o tempo livre para
investir nesse tipo de atividade tem se mostrado cada vez menor.
Mesmo que as conquistas da Epic, por qualquer motivo, não fiquem atreladas ao
perfil do jogador (podendo ser visualizadas apenas no painel acessado de
dentro do jogo), eu decidi que encararia o Score Attack mais uma vez. Ao
contrário das jornadas anteriores (Xbox 360, Steam e PlayStation 4), a minha
"dica de ouro" que recomendei em
todos guias que escrevi
se provou completamente inútil.
Explico: ao invés de tentar encontrar uma combinação funcional e consumir as
suas próprias cartas, você tem a opção de detalhar as pontuações das
leaderboards e "alugar" o mesmo conjunto de cartas — e por um preço muito bom:
com apenas 2000 créditos você basicamente garantia sua medalha de ouro, que
retorna 10000 créditos para seu inventário. Não tinha erro. Entretanto, as
leaderboards estão totalmente hackeadas, o que significa que essa opção não é
mais válida.
Enquanto eu trabalhava nas medalhas de ouro, percebi que escolhia sempre as
mesmas cartas, e, com um inventário devidamente maximizado, elas eram
facilmente repostas com um novo pacote de 5000 créditos. Não creio numa real
utilidade para essa postagem nos dias atuais, mas, como eu gosto de
desenvolver esse tipo de conteúdo, estou compartilhando aqui dicas gerais e
recomendações de cartas que vão facilitar sua busca pela conquista Golden
Child.
Vale lembrar que quando o jogo saiu, eu havia escrito
um guia similar
em uma colaboração épica para o site da Stella. Era um pouco mais
abrangente, cobrindo todo o modo Expeditions, mas não destacava quaisquer
cartas (e, aliás, outra colaboração épica é a
listagem completa das cartas de expedição
para o portal Wikiraider).
Tumbas, como a Lost Expedition, não dependem de cartas para atingir a
pontuação-alvo.
Ao término da campanha, você terá acumulado uma boa quantidade de créditos,
além de ter recebido diversos pacotes como presentes por determinadas ações.
Gaste seus créditos apenas em pacotes Bronze (de 5000 créditos). De início, o
jogo irá empurrar uma quantidade grande de cartas de raridade ★ e ★★, mas
conforme seu inventário atinge um número máximo destas cartas, o jogo começa a
dar as cartas de raridade maior e, inclusive, as permanentes.
Quando estiver na etapa das cartas de raridade ★★★ ou ★★★★, em teoria você
pode vender as cartas recém-obtidas para revertê-las em crédito e continuar
abrindo os pacotes, recebendo as mesmas cartas de volta, mas isso não deve ser
necessário. Se por qualquer motivo você esgotar seus créditos, pode escolher e
completar alguns desafios do modo Expedições ou ir atrás de medalhas de ouro
nas tumbas, que não dependem de cartas para atingir a pontuação-alvo.
Relembrando, cada medalha de ouro te recompensa com 10000 créditos ao término
da corrida.
Cartas recomendadas
Carta |
PT-BR |
Modificador | Permanente? |
One Life to Live | Só Se Vive Uma Vez | +100% | Sim |
First Aid |
Primeiros Socorros |
+100% | Sim |
Armor-Plated | Blindagem | +100% | - |
Empty Magazines |
Pentes Vazios |
+100% | - |
No Leftovers |
Sem Sobras |
+100% | - |
Evasive Maneuvers |
Manobras Evasivas |
+50% | - |
Holstered | Coldre | +50% | - |
Unlucky | Azarada | +50% | - |
Khepri | Khepri | +25% | Sim |
Big Head Lara |
Lara Cabeçuda |
+5% | Sim |
Toxicity |
Peçonhenta |
-50% | - |
Para cada corrida, você pode escolher até cinco cartas. Existem outras cartas
à sua disposição que podem conceder um total acumulado de modificadores ainda
maior, mas de forma geral para as tumbas você não precisa usar carta alguma
(mas faremos uma combinação para isso) e, para os demais níveis, com um
modificador médio de +200% você não deve ter problema algum em conquistar as
medalhas de ouro.
Então, comecemos pelo mais simples. Para as tumbas, geralmente o bônus de
tempo será o suficiente para obter a medalha de ouro, mas, na dúvida, você
pode usar esse conjunto: One Life to Live, First Aid, e Big Head Lara. São
três cartas permanentes que concedem um bônus de +205%.
Cartas permanentes não são consumidas. Complemente essa mão com qualquer
carta de traje +0%.
One Life to Live significa que você não pode morrer (você quer evitar qualquer
tipo de dano de qualquer forma), e para First Aid a habilidade de regenerar
vida é desativada, sendo necessário consumir recursos e se curar
manualmente.
Agora, para os demais níveis. Toxicity é uma carta obrigatória pois concede
flechas venenosas infinitas. É a única carta com modificador negativo que você
vai usar, mas pode compensar com muitas outras alternativas. One Life to Live
e First Aid também são extremamente úteis e podem ser usadas em todas fases
(exceto a última, nesse caso substitua One Life to Live por outra +100%
qualquer).
Para completar esse conjunto, você tem boas opções. Com Evasive Maneuvers, os
inimigos sempre esquivam de seus ataques corporais; Holstered reduz o dano que
você causa com a pistola; Unlucky resulta em menos recursos deixados por
inimigos derrotados; Khepri torna inimigos imunes à fogo. O que todas essas
cartas têm em comum? Se somam perfeitamente com as flechas venenosas infinitas
de Toxicity. Você só precisará delas, as duas únicas exceções sendo o
lança-chamas no vilarejo de Jacob e o helicóptero de Konstantine no último
nível.
Isso sem contar com a Armor-Plated: inimigos ganham uma resistência muito
maior à projéteis diretos, mas o veneno ainda irá matá-los instantaneamente.
Com Empty Magazines você começa a corrida com munição zerada para todas as
armas, mas suas flechas infinitas ainda estarão lá! A carta No Leftovers
remove itens de munição do cenário, a munição por si não é relevante, mas os
itens são úteis para somar pontos e manter a barra de combo ativa, então
mantenha isso em mente ao selecioná-la.
Não se preocupe, você reaverá as cartas não-permanentes que consumir com
facilidade.
Dicas gerais
Opte pela dificuldade Survivor. Nas fases com inimigos, você recebe um
multiplicador de x3 para cada morte executada. As flechas venenosas farão
pouco caso dos inimigos, apenas fique esperto pois será necessário se curar
manualmente e usar recursos para isso — e de qualquer forma isso será forçado
pela carta First Aid.
A menos que esteja interessado em completar todos desafios, escolha aqueles
que serão completados naturalmente, tais como completar a fase sem morrer,
atingir números específicos de combos e de itens de pontos. Isso garante uma
margem extra de créditos ao fim da corrida.
Esteja familiarizado com as áreas de cada nível; em alguns casos você
precisará revisitar a mesma área mais de uma vez então é de seu interesse
deixar alguns tufos e colecionáveis para a segunda volta. Mesmo com os bônus
das cartas, que essencialmente triplicam (ou mais) sua pontuação, combos
longos são necessários mas as corridas não precisam ser impecáveis. Tenha
paciência e perserverança.
O bônus de tempo é apresentado em pontos que serão contabilizados assim que
você chegar ao fim do nível. Mantenha em mente que os modificadores das cartas
são calculados apenas à pontuação-base, e apenas após esse cálculo que o bônus
de tempo será adicionado.
Você pode pausar e reiniciar a corrida a qualquer momento, e quando morrer tem
a opção de tentar novamente. Você pode (e deve) fazer isso tantas vezes quanto
necessário: suas cartas e créditos só serão efetivamente consumidos ao término
da corrida.
A carta Grip +100% (Empunhadura) tem uma versão permanente e seu bônus parece
bem atraente, mas eu não a recomendo pois resulta em mudanças drásticas nos
controles para navegar os cenários. Pode ser uma questão de costume e, talvez,
com a prática torne-se viável, mas em minha experiência a frustração não
compensa o bônus.
Não se preocupe em caçar durante esse modo, mas, se avistar animais nas
redondezas, dispare uma flecha venenosa para somar pontos e manter o combo
ativo. Fique esperto pois o veneno também atinge Lara e você perde o combo
imediatamente ao sofrer qualquer tipo de dano.
Conhecer o caminho ajudará a evitar situações que possam comprometer uma
corrida.
Cálculo prévio
Se você quiser uma ideia antecipada da pontuação que precisa atingir com os modificadores que escolheu, pode fazer a seguinte conta:
Pontuação-alvo ÷ [(Total dos modificadores ÷ 100) +1]
Ou seja, digamos que a pontuação-alvo é de 150000 pontos e suas cartas somam um total de 205%:
150000 ÷ [(205 ÷ 100) +1]=
150000 ÷ 3,05=
49180
Lembre-se que o bônus de tempo será acrescido após esse cálculo das cartas, mas assim você pode ter uma ideia se precisa, ou não, reiniciar uma corrida caso perca seu combo.
Agradecimentos à Anna C pela ajuda nessa fórmula.