terça-feira, 23 de maio de 2023

RPG Lara Croft's Tomb Raiders está disponível

Originalmente revelado como uma das iniciativas que seriam disponibilizadas no decorrer das celebrações dos 25 anos de Tomb Raider, o módulo básico do RPG de mesa Lara Croft's Tomb Raiders finalmente está disponível para download gratuito!
 
Para quem não recorda, esse é um projeto particular do designer Matthew Gaston que vem sido desenvolvido e aprimorado desde 2007. Já se passaram quase duas décadas desde que eu deixei de acompanhar esse ramo de entretenimento, mas acredito que o sistema de jogo usado aqui seja único — e um tanto quanto peculiar: funciona com apenas dados comuns de 6 faces (d6), mas num conjunto de regras muito mais complexo que, digamos, o 3D&T que eu tanto amava.

O pacote básico é robusto. O livro de regras possui 215 páginas, e é bem compreensivo com dezenas de páginas dedicadas a minúcias como habilidades, equipamentos e um breve bestiário. O primeiro complemento oficial é a aventura Mark of the Phoenix, um livro próprio com 75 páginas e cinco modelos de personagens prontos com fichas completas. Ambos os livros estão repletos de ilustrações originais, e muitas delas fazem referências ao longo histórico da franquia; é realmente um deleite para os fãs.
 
 
Admito que mordi mais do que sou capaz de mastigar (novamente), mas pretendo fazer uma ou outra postagem sobre o sistema no decorrer dos próximos dias. Desnecessário dizer, mas o material está disponível apenas em inglês; em teoria, um mestre dedicado poderia aprender as regras e ensiná-las ao seu grupo de jogo, dispensando o domínio do idioma por parte dos demais jogadores.