segunda-feira, 1 de maio de 2023

Curiosidade: Níveis promocionais do TRLE

Mais uma parte da história perdida de Tomb Raider foi resgatada — e, desta vez, é algo que sequer imaginávamos. Graças aos esforços da Ejecta, não apenas tomamos conhecimento da existência do material como também conseguimos obtê-lo!
 
Enquanto trocávamos alguns níveis criados com o Level Editor que foram removidos das listagens, por um motivo ou outro, ela comentou comigo a existência de quatro versões japonesas do tutorial que ela tinha visto no canal de TartanCroft. Eu tinha dado uma rápida olhada nos vídeos e prontamente descartei meu interesse pelos níveis, mas felizmente ela continuou sua busca e encontrou informações que instantaneamente mudaram minha posição quanto a eles.

De forma resumida, quando a versão para PC de Chronicles foi lançada no Japão, no início de 2001, a Eidos japonesa fez uma campanha promocional (conforme noticiada pelos sites GAME Watch, 4gamer e Softbank Games). Quatro redes de lojas no Japão iriam distribuir uma tiragem limitada e exclusiva de um CD bônus munido de um nível extra construído com o TRLE: トゥームレイダー:レベルエディタ(オリジナルレベル)
 
Ou seja, existiam quatro CDs diferentes, cada qual com um nível exclusivo, e seria necessário comprar uma edição especial do jogo em cada loja para colecionar todos eles. Como sabemos, a franquia não é particularmente grande no Japão, por isso até então o resto do mundo sequer sabia da existência desse terceiro disco. Me pergunto se algum fã conseguiu, e se ainda possui, esses quatro discos bônus.
 
Revirando os arquivos da internet, a Ejecta encontrou sites como Addicted to Lara e Clear Memo, que compartilhavam informações sobre os níveis, e algumas fotografias do envelope do disco misterioso no Tomb Raider Tomest (e estas agora estão arquivadas nos fóruns do portal trle.net).

Os níveis por si são curtos e não se destacam de forma alguma, e mesmo para os padrões de 2001 são extremamente simples e exibem todas as características de níveis de autores iniciantes. O quê os torna especiais é justamente essa raridade e o fato que chegaram a ser distribuídos em caráter quase que oficial em uma promoção regional.
 
Além disso, encontramos registros sobre uma competição que a Eidos japonesa hospedou entre duas publicações. As revistas TECH Win e CD-ROM Fan enviaram um nível cada, e estes foram difundidos em escala global na época pois chegaram às listagens do portal trle.net, mas um deles foi removido das listagens poucos dias depois por seu teor questionável. Estou sendo generoso com a terminologia "nível" aqui, mas enfim, alguém sentou e construiu algo para esse fim.

Graças ao portal TombRaider.hu, agora temos rápido acesso aos quatro níveis que foram cedidos por uma solidária fonte anônima. Os níveis estão hospedados individualmente através dos seguintes links: LaOX, Sofmap, T-ZONE, e Yodobashi Camera. Estão prontos para jogar, basta baixar e extrair os conteúdos de cada arquivo.
 
Agradecimentos a todos que ajudaram nessa missão de resgate e preservação.

[ * * * ]

LaOX
LaOX
LaOX
Sofmap
Sofmap
Sofmap
T-ZONE
T-ZONE
T-ZONE
Yodobashi Camera
Yodobashi Camera
Yodobashi Camera