segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tomb Raider: Underworld

Underworld marca o fim do segundo ciclo de Tomb Raider, bem como a estreia da franquia na geração atual de consoles. É engraçado como a história parece se repetir - na estreia da geração passada, Angel of Darkness encerrou o primeiro ciclo. Mas, obviamente, não tente comparar os dois: TRU é um produto finalizado que simplesmente não obteve o retorno financeiro esperado, numa época em que a Eidos estava praticamente falida.

O jogo retoma pouco depois de onde Legend terminou, porém com diversas alterações feitas à maneira de Anniversary, como ambientes menos lineares e uma variedade maior de animais selvagens à espreita da heroína. Indo além, o jogo também faz um ret-con gigantesco, fazendo tanto a história deste jogo como a de TRL girar em torno de Natla e Atlântida. Eu, não surpreendentemente, adorei, mas encaixar todas possíveis culturas como parte do "monomito" inevitavelmente prendeu a equipe contra a parede. Em tempo: o artefato principal é novamente uma arma mitológica, o martelo de guerra Mjolnir.


PC
Wii (via Dolphin)

O jogo foi lançado em 2008, inicialmente seria desenvolvido somente para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, porém a Eidos acabou abrindo o leque e versões paralelas, desenvolvidas por outros estúdios, foram lançadas para Wii, PlayStation 2 e DS. Assim como fiz com TRL, espere por imagens de ambas as principais versões: uma série de PC, e uma de Wii, incrivelmente melhorada pelo fantástico emulador Dolphin.