quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tomb Raider: Anniversary

Para não perder o ritmo, já dei os meus novos primeiros passos em Anniversary. Utilizando uma versão levemente melhorada do sistema de jogo de Legend e se aproveitando quase que integralmente da fonte do título original, TRA se estabelece não como um remake, mas sim como uma repaginação de Tomb Raider, de 1996. 

A estrutura básica do jogo permanece a mesma: Lara Croft é contratada por Jacqueline Natla para recuperar um artefato numa tumba no Peru e suas descobertas a levam para Grécia, Egito e, finalmente, culminam no grande final em Atlântida (aqui referida como "Ilha Perdida", um dos muitos fragmentos do continente perdido de acordo com a antagonista).

Como dito acima, é uma versão extremamente diferente do mesmo jogo. Releve as mudanças na história feitas como ret-con para o novo histórico da heroína, introduzido em TRL, e desconsidere o drástico salto na evolução gráfica. Muitas áreas foram reconstruídas de maneira similar às originais, mas isso não significa necessariamente que a forma de navegar por elas continue a mesma. Em contrapartida, existem diversas áreas que tiveram seu papel reduzido, como exemplo mais infâme a fase The Cistern, que se tornou uma mera sala da Tomb of Tihocan.

O título chegou ao mercado em 2007, com versões para PC, PlayStation 2, PSP, Xbox 360 e Nintendo Wii. Curiosamente, TRA foi distribuído em forma de dois pacotes de conteúdo adicional pago, através da Xbox Live, para os já proprietários de TRL. O jogo também faz parte da trilogia remasterizada, lançada para PlayStation 3 no ano passado.