segunda-feira, 18 de março de 2019

Patch revitaliza engine de Dagger of Xian

Dando continuidade a minha maratona, que está andando muito mais devagar do que o ideal, alguns dias atrás encerrei mais uma partida de Dagger of Xian. Ao contrário de Atlantean Scion, esse jogo não é tão difícil de rodar em sistemas operacionais modernos e, portanto, o suporte da comunidade em termos de recursos e utilidades é menor.

De qualquer forma, vale a pena conferir o TR2Main, que ainda está sendo desenvolvido pelo fã Arsunt. Com o principal intuito de restaurar e revitalizar certos recursos de TR2, esse projeto atenua as diferenças entre as versões para PC e PlayStation. São melhorias sutis, mas que tornam o jogo muito mais agradável esteticamente.

Com poucos cliques, é possível customizar o fundo da tela de inventário (alternando entre a textura estática original da versão PC, a versão animada do PSX, ou ainda uma versão translúcida similar aos outros jogos da série), adicionar cores às barras de energia e ar e, mais importante de tudo, o patch já traz embutido o suporte para usar a resolução nativa com perspectiva corrigida em monitores widescreen.

Como as minhas capturas de TR2 estavam levemente distorcidas por conta da ausência de widescreen na época, optei por reconstruir as galerias nessa nova partida. O patch ainda não oferece suporte ao Golden Mask, mas isso certamente está nos planos do programador que até já compartilhou uma bela reconstrução da imagem da tela principal no TRF.

Para um exemplo prático, compare a imagem no topo dessa postagem, do nível Tibetan Foothills, com a captura equivalente que eu havia produzido originalmente para o blog em 2012, que você pode conferir clicando neste link. O computador é exatamente o mesmo, mas a diferença é absurda, graças a possibilidade de expandir a distância renderizada pela engine.

Após copiar os arquivos para o diretório do jogo, você pode ativar as chaves de registro dentro do diretório ExtraOptions\. É provável que novas chaves sejam disponibilizadas com a versão final do patch, mas as opções atualmente disponíveis em uma versão beta certamente valem sua atenção.