domingo, 3 de março de 2019

OpenLara, engine de código aberto de TR


Se você acompanha os acontecimentos dentro do fandom, certamente já ouviu falar no projeto OpenLara. Muitos até mesmo se atrevem a usar o termo "remasterização" para descrevê-lo, mas essa é uma palavra limitada para uma perspectiva limitada (estou parafraseando Legend, sim). 

OpenLara é, na verdade, uma reconstrução em código aberto da engine de Atlantean Scion, sendo desenvolvida pelo fã russo XProger desde 2016. Sem as limitações de hacks e engenharia reversa, essa abordagem permite que ele desenvolva recursos que sequer existiam quando TR1 foi concebido.

Entre os exemplos mais facilmente notáveis estão os sistemas dinâmicos de iluminação e de simulação de água, mas isso é apenas o começo. Eu planejava destacar este projeto há algum tempo, mas como os avanços e desenvolvimentos são constantes e contínuos, eu nunca encontrava "a hora certa." Não consegui gravar um vídeo próprio, porém, por limitações de hardware.

De acordo com o mapa de desenvolvimento, o TR1 já pode ser jogado do começo ao fim sem grandes problemas, mas alguns refinamentos ainda serão feitos, em particular no que tange a inteligência artificial dos inimigos.

A portabilidade do projeto tem sido a prioridade para o programador, e é impressionante ver essa belezinha rodando em tantas plataformas diferentes, desde smartwatches até o Nintendo Switch. Isso sem esquecer, claro, que existe uma versão online que funciona no próprio navegador!

No futuro, Dagger of Xian e Adventures of Lara Croft também devem ser compatíveis com essa nova engine. É um projeto ambicioso, sem dúvidas, mas o resultado parcial já é incrível. Imagine, então, quando estiver finalizado!
[ OpenLara — Website | Facebook | YouTube | Github ]