sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Versão 'definitiva' de TR1 para PC via Steam

Vilcabamba via GLRage (1600x900)
Correndo o risco de parecer um disco riscado, volto a falar sobre instalações de Atlantean Scion (o Tomb Raider original, de 1996 mesmo) em sistemas operacionais modernos e as facilidades desenvolvidas por fãs. A minha resolução de ano novo era completar (mais) uma maratona por toda a série, e desta vez optei por experimentar os jogos como são distribuídos pela onipotente Steam.

Ao terminar de baixar e instalar TR1, você pode imediatamente iniciá-lo. Pelo que entendo, essa versão já vem pronta para uso com o emulador DOSBox, embora naturalmente isso implique diversas limitações, como a resolução e a notória ausência da trilha sonora.

No passado, eu havia escrito um tutorial sobre como instalar o patch GLRage manualmente, um processo que acabou sendo otimizado pelo criador do Glidos posteriormente, e agora eu compartilho aqui um instalador automático para versão Steam que faz tudo isso com alguns poucos cliques. (Caso tenha interesse em usar os pacotes de textura, basta considerar o diretório onde a Steam instala o jogo como referência.)

Disponibilizado através dos guias comunitários da própria Steam, o Tomb Raider Automated Fix realmente oferece o mais próximo de uma versão "definitiva" de TR1. Entre outros atrativos, esse instalador inclui o GLRage, que permite rodar o jogo sob Windows em resolução nativa, a trilha sonora em formato lossless, FMVs remasterizados, corrige o último segredo e habilita o painel da Steam, permitindo usar as facilidades da plataforma sem interromper o jogo.

Ah, como pude esquecer. O pacote de expansão, Unfinished Business, também vem incluso neste pacote e é facilmente acessado através de uma janela de seleção que se abre quando você inicia o jogo. Melhor que isso, impossível. Um muito obrigado ao autor, Carlmundo, por compartilhar com a comunidade esse instalador.
Conforme minha maratona se desdobra — estou atualmente revisitando os canais de Veneza, em Dagger of Xian, pela enésima vez  —, compartilharei postagens similares quando aplicável.