segunda-feira, 1 de maio de 2017

Novo GLRage melhora a experiência de TR1

O desenvolvedor do software Glidos vem implementando pequenas melhorias para o GLRage e os resultados têm sido excelentes. A própria instalação básica do Tomb Raider original se tornou muito mais simples, confira:
  1. Baixe e execute o arquivo TombATI. Os arquivos serão instalados no diretório C:\TOMBATI\
  2. Copie os diretórios DATA\ e FMV\ do seu disco de TR1 para C:\TOMBATI\
  3. Rode o jogo através do arquivo TOMBATI.EXE e divirta-se!
Esse arquivo de instalação inclui a trilha sonora, chaves do GLRage pré-configuradas, a expansão Unfinished Business, bibliotecas dll e arquivos C++ necessários (um instalador se abrirá durante o primeiro passo), mas é possível ir além. Os passos a seguir são opcionais e os resultados talvez não agradem a todos, ficando a seu critério.

Correção para segredo 45

Com o simples intuito de possuir uma instalação definitiva do jogo, sugiro o uso desta correção. Para contextualizar, o terceiro segredo da fase The Great Pyramid (o último do jogo) não registra corretamente devido a um descuido em sua programação. Este patch, feito por um fã, corrige isso.

FMVs remasterizados

Ao rodar o jogo pela primeira vez, você certamente perceberá a baixa resolução das animações em computação gráfica (FMVs). Ao invés de copiar o diretório FMV\ do disco, baixe o pacote de FMVs disponível no site do desenvolvedor. Se desejar, pode usar os vídeos remasterizados de LeonDeka, bastando renomear os arquivos mp4 adequadamente dentro do diretório.


Pacotes de texturas

No site do desenvolvedor você pode baixar o pacote de texturas HD da versão iOS, com texturas para os níveis no Peru e Grécia, além de Lara's Home e Natla's Mines. Ademais, o projeto Tomb Raider Xtra agora oferece pacotes compatíveis com o GLRage, leia as descrições de cada pacote para conferir quais os níveis serão modificados. Lembre-se de editar a chave texture_directory no arquivo TOMBATI.INI para que o jogo carregue o diretório correto.


Trilha sonora re-renderizada

A trilha sonora de Nathan McCree é inigualável, sem dúvidas, mas caso você queira experimentar um pouco, pode utilizar a trilha re-renderizada pelo fã tomekkobialka, colaborador do portal The Music of Tomb Raider. Baixe-a aqui e substitua os arquivos no diretório MUSIC\.


Unfinished Business

O arquivo de instalação inclui os níveis da expansão com suporte à trilha sonora, idealizado pelo fã Sardoc, já no formato correto. Rode o jogo a partir do executável TOMBUB.EXE, e lembre-se que as chaves do arquivo TOMBUB.INI são independentes do jogo original, caso queira modificá-las. Importante: se você optar pelos pacotes de FMV acima, mantenha o arquivo CORE.RPL dentro do diretório FMV/, caso contrário o jogo irá travar logo após o logotipo da Eidos.

A principal destas novidades, em minha opinião, é a capacidade de usar pacotes de texturas, o que ironicamente torna o Glidos redundante. Os pacotes para o GLRage foram gerados através de um script de conversão automática, então podem apresentar falhas ausentes nas versões originais.

Vale notar que tudo é um trabalho em constante andamento, então novas versões e melhorias ainda podem surgir. Na ausência de um relançamento oficial, compatível com sistemas operacionais modernos, esta é certamente a melhor alternativa.