[Atualizado em 21/06/2016:] As informações a seguir podem estar obsoletas. Por favor, siga este tópico no TRF (criado em maio) para referências e links atualizados.
[ * * * ]
Como já mencionei antes, rodar o Tomb Raider original (e seu pacote de expansão) em um computador relativamente moderno pode ser uma tremenda dor de cabeça. Tentei sintetizar o máximo possível para sua instalação em uma máquina recente – usando a minha como exemplo (Win7 64-bit). Você precisará do CD original do jogo e alguns downloads que apresento a seguir.
Por favor, certifique-se de manter um antivírus sempre atualizado e entenda que esses arquivos são desenvolvidos por fãs, sem suporte algum dos desenvolvedores. Assim sendo, esteja ciente que ninguém além de você mesmo pode ser responsabilizado por qualquer problema que venha a ocorrer em decorrência do uso destes arquivos.
Até resoluções compatíveis com Eyefinity são possíveis com GLRage
[ * * * ]
Antes de mais nada, importante mencionar que essa solução só vai funcionar se sua placa de vídeo oferecer suporte à OpenGL 3.3 (como regra geral, modelos de 2010 ou mais recentes). O autor do patch também informa que ele pode não ser compatível com Vista.
Tenha em mãos os seguintes arquivos:
- CD original de TR1 para PC
- Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2015 x64 e x86
- Patch oficial de TR1 para placa ATI Rage Pro
- GLRage (r4)
Para evitar problemas de compatibilidade, instale as duas versões do Visual C++ antes de prosseguir.
Assim que inserir o disco em seu drive, cancele a tela de reprodução automática. Uma vez que o programa de instalação é obsoleto, precisaremos realizar uma instalação manual ao invés.
Crie em seu computador um diretório onde deseja instalar o jogo (por exemplo, TOMBRAID\) e copie para dentro dele os diretórios DATA\ e FMV\ de seu CD-Rom. Após, extraia todos arquivos do patch ATI e também do GLRage e mova-os para dentro do diretório TOMBRAID\.
Feito isso, o jogo já pode ser executado através do arquivo tombati.exe com um duplo clique. Neste momento, ele ainda está rodando de seu CD, por isso você notará pausas enquanto os arquivos são acessados. Logo mais corrigiremos isso.
A chave patch_draw_distance expande horizontes.
Como um adendo opcional (e mais do que recomendado), você pode baixar a trilha sonora completa e reordenada e também estas bibliotecas dll para tocá-las em jogo. As dlls devem ser movidas para o diretório TOMBRAID\, e a trilha sonora para um subdiretório chamado MUSIC\.
Para ativar a trilha sonora, bem como fazer com que o jogo rode sem CD, abra o arquivo glrage.ini, localize e altere as seguintes chaves. Por padrão, ambas estão configuradas como "false":
· patch_soundtrack = true
· patch_nocd = true
Pronto, seu TR1 deveria estar funcionando e com a trilha sonora devidamente restaurada! O GLRage permite escolher a resolução padrão de seu monitor de imediato, embora isso possa ser editado através de chaves do arquivo glrage.ini. Na primeira vez que rodar o jogo, apenas lembre-se de acessar o ícone "Detail Levels" no menu principal do jogo para escolher a resolução apropriada.
Unfinished Business
Você poderia criar um diretório separado, mas isto não é necessário. Para rodar TRUB, após realizados os passos acima, baixe os seguintes arquivos:
Extraia o executável do patch para o diretório TOMBRAID\. Existem dois conjuntos de arquivos no segundo link; para essa instalação, você vai querer mover os arquivos .phd para o subdiretório DATA\. Em tempo: estes arquivos não só foram convertidos, mas também editados para incluir a trilha sonora em jogo. Maiores informações sobre esse projeto podem ser encontradas neste tópico.
Como os arquivos estão compartilhados num mesmo diretório, a tela do menu principal será a mesma de TR1, mas o pacote de expansão rodará normalmente a partir do executável tombub.exe.
A chave patch_watercolor colore a água e pode ser customizada.
Todas as informações desta postagem foram extraídas e sintetizadas a partir deste tópico. Agredecimentos especiais aos usuários barracuda415, Sardoc, b122251 e Kirishima.
Para referência apenas, segue a estrutura final do diretório: