segunda-feira, 14 de março de 2016

O Presságio Glacial

The Frozen Omen é a primeira (e por enquanto única) minissérie em quadrinhos da subfranquia Lara Croft. Em cinco edições, a história se desenrola em algum momento após Temple of Osiris, uma vez que a rivalidade entre Carter Bell e Lara Croft parece ser um passado bem distante...

A aventura começa na Turquia, com Lara ajudando Carter, novato no hobby de falcoaria, a resgatar seu falcão de um penhasco. Colocando o assunto em dia, ele informa estar investigando históricas miniaturas de marfim.

No museu britânico, uma miniatura de marfim em forma de mamute desaparece misteriosamente. Lara persegue o último colega de trabalho a ter visto a peça até um aeroporto, e embora não embarque no mesmo vôo, parte ao Belize. Seguindo a trilha deixada pelo homem, Lara encontra seu colega desmaiado e fora de si. Ele não sabe o que está fazendo ou sequer chegou até aquele lugar, mas a peça de marfim estava sob sua posse. Ela emana uma força estranha e sombria, e, da mesma forma que dominou seu colega, domina um cidadão transeunte que consegue fugir com a peça.

Carter liga para Lara e pede que ela vá para Turquia. Ele revela que a peça que investigava era datada da última era glacial, e que o marfim não era compatível com o de qualquer animal já catalogado. Fugindo com a peça, Carter se viu perseguido por guardas com comportamento estranho, e Lara alega que essa força, capaz de trocar de hospedeiro, despertou após milênios de dormência, mas ainda não sabe o motivo para tal. Encurralados, eles tentam revidar o ataque de uma jovem, mas o artefato acaba sendo tomado da mesma forma que o primeiro. Carter sabe de um colecionador no Arizona que possui uma peça similar, e eles decidem visitá-lo para tentar entender o que está acontecendo.

O colecionador, Stan Grus, possui um museu gigantesco no meio do deserto. Sua peça de marfim não está exposta, mas ele conduz seus visitantes para uma câmara fria onde a peça é mantida. Carter alega que o marfim não deterioraria com as condições do saguâo principal, mas Grus fala que existem coisas além da compreensão humana. Durante sua vida inteira, ele buscou um artefato que estivesse ligado ao reino espiritual, e, para seu desgosto, encontrou aquela peça, esculpida com marfim oriundo de um animal que jamais deveria ter caminhado na Terra...

Ele compartilha mais informações de sua pesquisa, mostrando a ilustração de uma monstruosa aberração, falando que foi necessário uma era glacial para derrotá-la no passado. A pesquisa menciona "andarilhos das sombras", espíritos de terra e ar capazes de tomar forma em certos casos. Nos primórdios da humanidade, espíritos perambulavam entre os vivos, e a fusão entre espíritos e animais originou monstros de lendas. Uma fusão entre um espírito e um humano, porém, originou algo diferente: inteligência e ambição, e agora com poder inimiaginável para criar algo novo. Essa criatura era venerada pelos demais humanos, que esculpiam miniaturas a partir de seu marfim. Grus acha que essa criatura almejava recriar o mundo a fogo, populando-o a sua maneira, mas foi derrotada pelo frio.

Grus acredita que essas peças de marfim dispersas ao redor do mundo hospedam o espírito dessa criatura, e que alguém possa ter encontrado uma dessas peças e se fundido ao espírito. Também suspeita que, quando um número determinado de peças for reunido, o resultado possa ser catastrófico. Nesse momento, o museu é atacado pelos andarilhos das sombras, manifestando-se em diferentes formas. O falcão de Carter é possuído, e pega a terceira miniatura. Antes de partir com o falcão, Grus, também possuído, ordena que Carter e Lara sejam trancados dentro da câmara fria. Algumas horas mais tarde, suspeitando que algo esteja muito errado, um dos seguranças de Grus ajuda os reféns a escapar e os abandona no meio do deserto.

Muitas horas de caminhada depois, Lara e Carter finalmente encontram vestígios de civilização. Eles imediatamente partem para Croácia, local de origem tanto da peça de Carter como da que estava no museu britânico. Seguindo o rastreador GPS no falcão de Carter, eles chegam a uma casa. Ao abrir a porta, são surpreendidos por figuras demoníacas que, por um motivo ou outro, são reduzidas a pó ao nascer do sol. É tarde demais, porém, pois as peças de marfim já estavam ali, permitindo o surgimento de um demônio gigantesco.

Conforme tenta eliminar seus novos visitantes indesejados, o gigante começa a moldar o local, abrindo fissuras de lava de onde mais demônios menores surgem. Lara e Carter se escondem dentro da casa e encontram Chloe, secretária do proprietário do imóvel, o ex-político Andro Green. Ela fala que não entende o que está acontecendo, estava em busca de respostas pois ele se distanciou misteriosamente após a última conversa, quando informou ter encontrado uma caverna repleta de pinturas ancestrais e que gostaria de investigar mais. Lara imediatamente percebe que eles somente resolverão a situação se encontrarem a dita caverna, e, no meio do inferno que toma forma, Carter avista seu falcão. Apesar de ser derrubado pelo demônio, o falcão ajuda a localizar a caverna.

Chloe reconhece seu chefe, mesmo com as mudanças em sua aparência física. Apesar de saber quem ela é, ele a arremessa para longe, alegando que ela jamais seria capaz de entender o que estava acontecendo. Nesse momento, Grus fala para Lara que Green e o monstro do lado de fora são a mesma entidade e que, enquanto estiverem separados fisicamente, pode existir uma chance de derrotá-los. Lara arrisca um palpite e quebra os chifres da cabeça de Green, imediatamente encerrando a possessão do espírito e reduzindo o monstro do lado de fora à três estatuetas de marfim. Green retoma sua consciência e suplica para que salvem Chloe. Lara promete ajuda médica, mas frisa que a prioridade é localizar os artefatos para evitar que um inferno assim volte a se repetir. Grus, Carter e Lara se separam e cada um fica responsável por encontrar e destruir uma das peças de marfim.

Na Mansão Croft, Carter exibe com orgulho um maior domínio de seu hobby. Lara convida ele para o chá, mas ele fala que deseja voar seu falcão uma última vez antes. Nesse intervalo, Lara dirige-se à uma câmara segura e abre um refrigerador, observando uma pequena miniatura dentro de uma cápsula...
Carter me mataria se soubesse que eu te guardei. Mas como eu poderia destruir algo tão raro?