Lara Croft finalmente faz seu retorno a uma plataforma Nintendo, com a chegada
de
The Lara Croft Collection para Switch. Até então, sua última
aparição havia sido em 2008, com o lançamento de versões de
Underworld para
Wii e
DS.
A coletânea não traz jogos exatamente novos:
Guardian of Light foi originalmente lançado em 2010, e
Temple of Osiris, em 2014. Entretanto, é mais do que válido ressaltar que apesar da idade,
são jogos que envelheceram bem e são bastante divertidos, com uma jogabilidade
isométrica rápida e dinâmica entrelaçada com uma narrativa simples e que não
se leva a sério demais. Eu sou suspeito para falar, mas os dois jogos
continuam excelentes (vide pensamentos
pós LCGOL
e
pós LCTOO).
Gostaria de dizer que essa coletânea é a "versão definitiva" dos jogos
inclusos, mas infelizmente não é o caso. Existe uma parcela notável de
conteúdo ausente em cada um dos jogos: em LCGOL, não temos acesso aos pacotes aos dois pacotes de DLC correspondentes aos
personagens crossovers — ou seja,
Kane and Lynch
e
Legacy of Kain
—; e LCTOO perde o pacote de Hitman (que já não
pode mais ser obtido nas outras plataformas, verdade) e diversos itens
listados ao final desta postagem.
Nenhum dos dois jogos conta com leaderboards e não há suporte para multiplayer
online. O multiplayer local funciona dentro do esperado, mas, por conta dos
comandos fixos e não customizáveis, é impossível jogar com controles de
GameCube, por exemplo, devido a sua menor quantidade de gatilhos e pela
disposição invertida dos mesmos. Cada jogador precisa de um par de Joy-Cons,
ou de um Controller Pro, o que torna esse multiplayer menos acessível do que o
ideal.
Visualmente falando os jogos não estão necessariamente feios por si, mas pecam
quando comparados a outros jogos disponíveis na mesma plataforma. Nos últimos
dez dias, eu alternava entre
Fall Guys
no PS5 (por Croft, sim) e esses jogos no Switch, e a mudança na taxa de
quadros por segundo é gritante. E, mesmo assim, eu diria que os jogos fluem
bem, tanto no modo docado como portátil, mas LCTOO engasga com
frequência e a redução na qualidade de suas texturas e iluminação o torna um
tanto mais "poluído" em comparação à sua versão para Steam.
Sobre o conteúdo ausente, eu disparei um e-mail para a Feral Interactive e
para a Crystal Dynamics, mas honestamente não espero uma resposta.
Kane and Lynch e Hitman são fáceis de entender,
afinal estão vinculados a licenciamento de terceiros e sequer tenho certeza
sobre quem detém os direitos da primeira (a Square Enix havia se desfeito da
IO Interactive muito antes de se desfazer de nós...).
Em contrapartida, as armas, anéis e amuletos abaixo poderiam facilmente serem
editados para que surgissem como drops épicos ou lendários. Os
eventos de LCTOO
duraram pouco mais que dois meses em 2014, então mesmo nas outras plataformas
é impossível obter essas recompensas nos dias atuais, e todo o conjunto de
armas de ônix dependia de vasos canópicos que eram deixados no mapa em locais
onde seus amigos morriam, recurso que aparenta não existir na coletânea.
→ Espólios faltantes de LCTOO:
Descrição | Tipo | Raridade |
Gold Flamethrower | Arma | Community Reward |
Gold Rifle | Arma | Community Reward |
Gold Shotgun | Arma | Community Reward |
Gold Submachine Gun | Arma | Community Reward |
Onyx Assault Rifle | Arma | Canopic Jars |
Onyx Marksman Rifle | Arma | Canopic Jars |
Onyx Pistols | Arma | Canopic Jars |
Onyx Rocket Launcher | Arma | Canopic Jars |
Onyx Shotgun | Arma | Canopic Jars |
Onyx Submachine Gun | Arma | Canopic Jars |
Silverballers | Arma | Hitman DLC |
Agent Ring | Anel | Hitman DLC |
Bronze Ring of Serket | Anel | Community Reward |
Lost Ring of Bes | Anel | Community Reward |
Silver Ring of Light | Anel | Community Reward |
Bronze Spirit Ankh of Heb | Amuleto | Community Reward |
Set's Silver Flail | Amuleto | Community Reward |
Hitman | Traje | Hitman DLC |
De forma resumida, eu diria que sim, a coletânea vale a compra para donos do Switch, e
honestamente gostaria de vê-la disponível no PS5 também, já que a
plataforma carece de retrocompatibilidade. Ainda não sabemos o quê o futuro nos
reserva, mas eu continuarei alimentando esperanças por um terceiro jogo
nesse estilo ambientado na Grécia antiga...