sábado, 8 de julho de 2023

Impressões sobre The Lara Croft Collection

Lara Croft finalmente faz seu retorno a uma plataforma Nintendo, com a chegada de The Lara Croft Collection para Switch. Até então, sua última aparição havia sido em 2008, com o lançamento de versões de Underworld para Wii e DS.

A coletânea não traz jogos exatamente novos: Guardian of Light foi originalmente lançado em 2010, e Temple of Osiris, em 2014. Entretanto, é mais do que válido ressaltar que apesar da idade, são jogos que envelheceram bem e são bastante divertidos, com uma jogabilidade isométrica rápida e dinâmica entrelaçada com uma narrativa simples e que não se leva a sério demais. Eu sou suspeito para falar, mas os dois jogos continuam excelentes (vide pensamentos pós LCGOL e pós LCTOO).

Gostaria de dizer que essa coletânea é a "versão definitiva" dos jogos inclusos, mas infelizmente não é o caso. Existe uma parcela notável de conteúdo ausente em cada um dos jogos: em LCGOL, não temos acesso aos pacotes aos dois pacotes de DLC correspondentes aos personagens crossovers — ou seja, Kane and Lynch e Legacy of Kain —; e LCTOO perde o pacote de Hitman (que já não pode mais ser obtido nas outras plataformas, verdade) e diversos itens listados ao final desta postagem.  
 
 
Nenhum dos dois jogos conta com leaderboards e não há suporte para multiplayer online. O multiplayer local funciona dentro do esperado, mas, por conta dos comandos fixos e não customizáveis, é impossível jogar com controles de GameCube, por exemplo, devido a sua menor quantidade de gatilhos e pela disposição invertida dos mesmos. Cada jogador precisa de um par de Joy-Cons, ou de um Controller Pro, o que torna esse multiplayer menos acessível do que o ideal.

Visualmente falando os jogos não estão necessariamente feios por si, mas pecam quando comparados a outros jogos disponíveis na mesma plataforma. Nos últimos dez dias, eu alternava entre Fall Guys no PS5 (por Croft, sim) e esses jogos no Switch, e a mudança na taxa de quadros por segundo é gritante. E, mesmo assim, eu diria que os jogos fluem bem, tanto no modo docado como portátil, mas LCTOO engasga com frequência e a redução na qualidade de suas texturas e iluminação o torna um tanto mais "poluído" em comparação à sua versão para Steam.
 
 
Sobre o conteúdo ausente, eu disparei um e-mail para a Feral Interactive e para a Crystal Dynamics, mas honestamente não espero uma resposta. Kane and Lynch e Hitman são fáceis de entender, afinal estão vinculados a licenciamento de terceiros e sequer tenho certeza sobre quem detém os direitos da primeira (a Square Enix havia se desfeito da IO Interactive muito antes de se desfazer de nós...).
 
Em contrapartida, as armas, anéis e amuletos abaixo poderiam facilmente serem editados para que surgissem como drops épicos ou lendários. Os eventos de LCTOO duraram pouco mais que dois meses em 2014, então mesmo nas outras plataformas é impossível obter essas recompensas nos dias atuais, e todo o conjunto de armas de ônix dependia de vasos canópicos que eram deixados no mapa em locais onde seus amigos morriam, recurso que aparenta não existir na coletânea.

→ Espólios faltantes de LCTOO:
 
Descrição Tipo Raridade
Gold Flamethrower Arma Community Reward
Gold Rifle Arma Community Reward
Gold Shotgun Arma Community Reward
Gold Submachine Gun Arma Community Reward
Onyx Assault Rifle Arma Canopic Jars
Onyx Marksman Rifle Arma Canopic Jars
Onyx Pistols Arma Canopic Jars
Onyx Rocket Launcher Arma Canopic Jars
Onyx Shotgun Arma Canopic Jars
Onyx Submachine Gun Arma Canopic Jars
Silverballers Arma Hitman DLC
Agent Ring Anel Hitman DLC
Bronze Ring of Serket Anel Community Reward
Lost Ring of Bes Anel Community Reward
Silver Ring of Light Anel Community Reward
Bronze Spirit Ankh of Heb Amuleto Community Reward
Set's Silver Flail Amuleto Community Reward
Hitman Traje Hitman DLC

De forma resumida, eu diria que sim, a coletânea vale a compra para donos do Switch, e honestamente gostaria de vê-la disponível no PS5 também, já que a plataforma carece de retrocompatibilidade. Ainda não sabemos o quê o futuro nos reserva, mas eu continuarei alimentando esperanças por um terceiro jogo nesse estilo ambientado na Grécia antiga...