quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Alguns detalhes da remasterização de TR4

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Revelado na virada do ano, a remasterização de The Last Revelation chamou atenção da mídia especializada ao redor do mundo nos últimos dias. É incrível saber que uma iniciativa nascida dentro da comunidade, e sob total responsabilidade de um grupo de fãs dedicados, ganhou tamanho destaque.

TR4 pode não ser o meu jogo favorito na série, mas, assim como você, eu também estou animado com a ideia e mal posso esperar para pôr as mãos nesse trabalho. Por ora, consegui uma rápida entrevista com os criadores do projeto para o blog Raider Daze — e com direito até a uma imagem de produção exclusiva. Obrigado, Roli!

Confira, e não deixe de acompanhar o projeto, tanto no site oficial como na rede social.

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Treeble: Para esclarecer, Tomb Raider 4: The Last Revelation HD é essencialmente um projeto do Level Editor, correto? No geral, como você descreveria a experiência de reconstruir os níveis em um formato 1:1?

Roli: Sim, TR4HD é um projeto 100% feito no Tomb Raider Level Editor (para ser mais exato, estamos usando o Next Generation Level Editor do Paolone), com algumas melhorias gráficas feitas com o FLEP.

O processo de reconstruir e restaurar foi bastante divertido, na verdade, mas também tivemos tempos difíceis. Para começar, nem tudo funcionava corretamente no Level Editor, então podemos claramente afirmar que o TR4 original e o TRLE são duas coisas bem distintas. Felizmente, nós conseguimos resolver todos erros críticos.

disappearing-boy: Eu entrei na equipe após o processo de reconstrução dos mapas ser terminado, então eu pessoalmente não fiz nenhum trabalho com o Editor para este projeto. Eu sou primariamente um artista de texturas (em maior parte, nos níveis de Alexandria) e eu passei bastante tempo obcecado com minúsculas diferenças em tonalidades e detalhes nas minhas texturas. Mesmo paredes ou pisos simples podem ter sido retocados com seis ou sete cores sutis para ficarem iguais ao visual da Core Design. O visual 1:1 é muito mais importante para mim do que adicionar uma personalidade ou marca própria ao projeto.

Treeble: Estamos falando do maior jogo na série, com mais de 35 níveis, vocês não se sentem intimidados às vezes? O que motiva vocês a ver esse projeto finalizado?

disappearing-boy: Sim, com certeza é intimidador. Sempre tem algo a ser feito! Para ser honesto, ver o trabalho de outras pessoas para o projeto é o que me inspira a continuar, mesmo quando minha própria motivação cai. Se faz um tempo desde que eu trabalhei em alguma coisa, alguém pode compartilhar algo no que trabalharam e meu interesse subitamente cresce. A expectativa da reação dos fãs me mantém animado quanto ao meu trabalho. É legal ver as coisas antes de todo mundo, mas também é legal ver a forma como reagem! Por fim, o Roli também sempre foi bastante encorajador, eu aprecio os elogios.

Treeble: Texturas e modelos de alta qualidade são facilmente notados nas imagens. Podemos esperar melhorias em outras áreas do jogo?

disappearing-boy: Nós corrigimos diversos bugs e a música será substituída por gravações de melhor qualidade, compartilhadas pelo compositor Peter Connelly, o que é ótimo! Esperamos inserir efeitos sonoros de alta qualidade, se conseguirmos pôr as mãos nas bibliotecas sonoras originais.

Eu também estou trabalhando em novos sprites, que estão bem similares ao estilo do TR4, e fizemos alguns... testes por trás das cenas para coisas diferentes. Nós não imaginávamos que os novos plugins para o TRNG seriam publicados, então quem sabe quais são as possibilidades? Nossa missão final é de que o jogo possa ser completado usando guias do TR4 original, então nenhuma mudança radical será feita.

Treeble: O Level Editor evoluiu bastante mas ainda tem limitações. Neste sentido, como vocês estão lidando com as sequências animadas e FMVs? Existe alguma parte do jogo original que precisou ser reconstruída de forma diferente?

disappearing-boy: Existe uma falta de continuidade distinta entre FMVs e cenas dentro do jogo, então esperamos aproximá-los, modificando os ambientes para ficarem mais parecidos com o FMV sempre que possível. Estas mudanças são estéticas apenas e não vão afetar o jogo.

Roli: Eu também gostaria de acrescentar que, graças aos belos modelos criados por Axelia e Mrshina, nós agora podemos fazer com que as bocas dos personagens realmente se movam quando falam, ao invés de simplesmente trocar texturas como no jogo original.

Treeble: Vocês planejam oferecer suporte a idiomas diferentes? Embora a dublagem possa estar limitada aos lançamentos originais de 1999, os textos e menus poderiam incluir idiomas inéditos (como o Português). Isto está nos planos?

Roli: Absolutamente! No momento, temos suporte aos idiomas Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Japonês e Russo, graças ao SuiKaze Raider. Estamos pensando em outras possibilidades, mas não podemos confirmar nada neste momento.

Treeble: Vocês já sabem como será feita a distribuição do projeto? Talvez seja cedo demais para uma data de lançamento, mas vocês possuem uma estimativa otimista de quando pode ser?

Roli: Nós sempre mantemos o otimismo, mas realmente não queremos fazer uma estimativa ainda!

Treeble: Por fim, obrigado por incluir o nível bônus The Times Exclusive no pacote. Sem revelar nada, podemos esperar por surpresas adicionais?

Roli: Algumas surpresas podem existir 😉... Delta tem talento para escrever scripts para o TRNG, e ele já implementou algumas coisas bem legais. Temos algumas coisas bem empolgantes para revelar, e nós realmente esperamos agradar a todos fãs e jogadores.

Por enquanto, estamos bastante animados com o retorno positivo ao redor da internet (que estourou hoje [9 de janeiro]), e simplesmente não podemos agradecer o suficiente por todo o apoio!

Fiquem ligados!

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Exclusive TR4HD behind the scenes image!




[EN]

Unveiled on New Year's Eve, The Last Revelation HD has caught the eye of gaming websites around the world over last few days. It's amazing that an iniative born within the community, and under complete responsability of a group of dedicated fans, has received such widespread attention.

TR4 might not be my favorite entry in the series, but, just like you, I am very excited with the idea and I can't wait to get my hands on it. For now, I chatted briefly with the people behind the project exclusively for Raider Daze — and even scored the exclusive WIP image above. Thank you Roli!

Check it out, and be sure to follow the project both on the official website and the social network.

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Treeble: To be clear, Tomb Raider 4: The Last Revelation HD is essentially a Level Editor project, correct? Generally speaking, how would you describe your experience rebuilding the level maps on a 1:1 format?

Roli: Yes, TR4HD is a 100% Tomb Raider Level Editor project (to be more precise, we are using the Next Generation Level Editor by Paolone), with some graphical enhancements done via FLEP.

The rebuilding and restoring process was really fun actually, but there were some struggling times, too. For starters, not everything worked well in the Level Editor, so you can clearly state that the original TR4 and the TRLE are two separate things. Luckily, we were able to solve all nasty errors.

disappearing-boy: I only joined the project after the map rebuilding was complete, so I haven't personally done any work in the Editor itself for this project. I'm primarily a texture artist (mostly on the Alexandria levels) and I've spent a lot of time obsessing over minute differences in color tones and details in my textures. Even plain walls or floors may have six or seven subtle colors painted in to match the Core Design look. The 1:1 look has been far more important to me than adding my own personality or stamp on the project.

Treeble: We are talking about the longest game in the series, so, with over 35 levels, did it not feel overwhelming at times? What has motivated you to see this project through?

disappearing-boy: Yes, it's certainly overwhelming. There's always something to be done! To be honest, seeing other people's work on the project is what inspires me to continue even when my own motivation wanes. If it's been a while since I worked on something, someone will share their progress and suddenly my interest spikes. Also, anticipating the reaction from the fans keeps me excited about the work I have done. It's fun to see stuff before the wider public, but it's also fun to see their reactions! Lastly, Roli has always been very encouraging, too. I enjoy the praise.

Treeble: High quality textures and models are easily noticeable from the screenshots. Can we expect improvements in other areas of the game?

disappearing-boy: There have been many bug fixes and the music will be replaced with higher quality recordings, shared by the original composer Peter Connelly himself, which is great! We hope to add better quality sound effects if we can get our hands on the sound libraries used.

I've also been working on new sprites, which are very close to TR4 in style, and there have been some um... tests behind the scenes for different things. We weren't even expecting the new TRNG plugins to be released, so who knows what might be possible? The ultimate mission statement is that the game can be completed using an original TR4 walkthrough, so there will be no radical changes.

Treeble: The Level Editor has come a long way but still has limitations. In that sense, how are you treating cutscenes and FMVs? Are there any parts of the original game that had to be redone in a different way?

disappearing-boy: There is a distinct lack of continuity between the FMVs and in-game scenes, so we hope to bridge that gap by modifying the environments to resemble the FMV version whenever possible. These changes are aesthetical only and will not affect the game itself.

Roli: I'd also like to add that, thanks to Axelia's and Mrshina's beautiful FMV-style models, we are now able to make actual animated mouths for the characters, instead of just textures like in the original game.

Treeble: Do you plan on offering support for different languages? While voice acting might be limited to official 1999 releases, scripting could include all new languages (such as Portuguese). Is that in the cards?

Roli: Absolutely! We have English, French, Deutsch, Italian, Spanish, Japanese and Russian support at the moment, thanks to SuiKaze Raider. We are also thinking about other possibilities, but we can't confirm anything just yet.

Treeble: Have you worked out how this project is going to be distributed? Perhaps it's too soon for a release date, but do you have an optimistic estimative when it could be?

Roli: We're always optimistic, but we really don't want to make an estimative right now!

Treeble: Finally, thanks for including The Times Exclusive bonus level in the package. Without spoiling anything, can we expect any additional surprises?

Roli: There could be some surprises 😉... Delta is a very talented TRNG scripter, and he already has implemented some really nice things. There is some really exciting stuff yet to be revealed, and we really hope we'll please all fans and players. 

For now, we're super excited about all the positive feedback all around the internet (which has exploded today [Jan 9]), and we just can't thank you enough for all the support!

Stay tuned!

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