quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Tomb Raider

Confesso que, durante muito tempo, eu acreditava que esse projeto não sairia do papel. Nos cinemas, a franquia ficou quinze anos estagnando no limbo, e provavelmente o único motivo pelo qual temos Tomb Raider: A Origem tenha sido o inegável sucesso comercial do reboot nos jogos (TR2013).

Naturalmente, assim como vem acontecendo com os jogos desde sempre, o filme sofre com uma grande divisão entre fãs. Talvez até maior, já que além destes, boa parte de audiência parece acreditar que a personagem tenha sido inventada para Angelina Jolie. Como essas pessoas lidam com a troca de atores em outras franquias cinematográficas (vide 007, Batman, Homem-Aranha, etc.) é um mistério.
Croft Holdings

O filme segue a principal ideia por trás de TR2013, mas as semelhanças entre o filme e o jogo são superficiais. Existem, sim, diversas referências e cenas diretamente adaptadas, mas são tantas alterações que o filme se estabelece em um cânone separado. Isso é bom (vide quadrinhos e livros que tentam – e fracassam – se situar no mesmo universo dos jogos), mas infelizmente o futuro volta a ser incerto devido ao fraco desempenho nos cinemas americanos.

A história de A Origem gira em dois eixos. Além de toda a questão familiar, sobre Lara não aceitar a suposta morte de seu pai e, portanto, recusar sua milionária herança, o filme entrelaça a ambição da organização conhecida como Trinity em encontrar e controlar o poder de Himiko, a "Mãe da Morte."
Richard's Secret Study

Essa jornada de Lara se inicia em Londres, onde ela tenta se virar sozinha na vida, até que ela é contemplada com uma críptica mensagem de seu pai. Seguindo essa pista, ela chega até Hong Kong onde contrata Lu Ren, cujo pai desapareceu na mesma época, e os dois embarcam para uma ilha inabitada no Mar do Diabo, parte do que um dia já foi Yamatai.

O elemento que mais me intriga é a pressuposta importância de "ser um Croft." Richard é dono de uma grande empresa, a Croft Holdings, mas essa empresa não recebe um contexto. A real profissão dele também nunca é revelada, mas a julgar pelo dinheiro envolvido, deve pagar muito bem. Da mesma forma, quando ele questiona em qual faculdade Lara estudou, ela admite nunca ter ingressado.
Tomb of the Mother of Death

Mesmo a inclusão da Trinity parece apressar demais as coisas. Além da família, eles também estão infiltrados nessa organização de Richard, deixando uma ponta solta para uma possível continuação. Agora resta cruzar os dedos e esperar pelo melhor.

Antes de encerrar, uma pequena curiosidade irrelevante (como regra padrão, o tempo real nunca se aplica a personagens fictícios). Neste filme, Alicia tem 29 anos e interpreta uma Lara de 21 anos; Angelina tinha 26 quando Lara Croft: Tomb Raider estreou.

Como fã e blogueiro, acompanhei e compartilhei os principais desdobramentos da produção deste filme, mas me abstive de postar minha opinião quando o filme chegou aos cinemas. Se você procurar motivos para gostar do filme, vai encontrá-los. Se procurar motivos para detestá-lo, também vai encontrar. Resta decidir de qual lado dessa divisa você deseja ficar — não deixe opiniões alheias afetarem essa decisão.